TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Pesquisas Acadêmicas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Estratégico Governamental

Semana III

1 – Quais as capacidades necessárias para o tratamento de problemas em âmbito público?

Identificar a situação problema que acometeu uma instituição; elaborar um plano de ação que irá solucionar os problemas identificados; estabelecer estratégias levando em consideração a intervenção de outros atores, bem como prováveis mudanças ao decorrer da execução do plano; saber qual o momento ideal para atuar com eficácia, se for necessário intervindo, refazendo, complementando o plano de ação.

2 – O que significa a palavra plano, no contexto do planejamento estratégico governamental?

É a definição de uma visão, com metas que a suportem e que possam ser avaliadas periodicamente e reajustadas conforme necessário.

3 – Para que serve uma matriz operacional? Explique.

Para detalhar os processos que serão executados para obter o objetivo final, servindo como um “cronograma” a ser seguido, sendo detalhados os produtos, tarefas a serem executadas, resultados esperados, datas, envolvidos e recursos necessários.

4 – Cite, pela ordem de importância para você, pelo menos cinco elementos fundamentais na elaboração de um plano.

Descrição da situação-problema; definição dos objetivos, metas, estratégias; previsão de recursos necessários, produtos e resultados; definição de responsáveis, rede de ajuda, parceiros, e previsão de procedimentos para avaliar e revisar durante a execução do que foi planejado.

5 – O autor do texto fala em planejar sob incerteza. Existe planejamento sob certeza? Explique.

Não, pois pode haver imprevistos durante a execução, que geram impacto no plano e nos resultados esperados, como no próprio texto salienta que planejar significa enfrentar as incertezas e as dificuldades impostas pela realidade, alcançando os objetivos a que o plano se propõe, ou seja, não há como controlar o futuro, apenas pode ser refeito e adequado o plano constantemente, sempre que houver um imprevisto, não desfocando do objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com