TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Tese  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

EXERCÍCIOS CAPITULO 7

1) Comente as características do planejamento estratégico: sua projeção a longo prazo, as relações entre as empresas e seu ambiente de tarefa, a incerteza provinda do ambiente, o envolvimento da empresa como uma totalidade e o seu efeito sinergístico.

É projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e conseqüências. Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15, ou anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.

Está voltado para relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Por defrontar com a incerteza, o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais. Isso significa que existe um alto grau de subjetividade no planejamento estratégico. Em muitos os casos, as empresas “apostam” no futuro com o planejamento estratégico.

Envolve a empresa como um todo: abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergístico de todas as capacidades, competência e potencialidades da empresa. A resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistêmico. Isso significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais constituem desdobramentos do planejamento estratégico.

2) Especifique e caracterize os principais aspectos da análise ambiental, abrangendo tanto o ambiente geral, quanto o ambiente de tarefas.

O ambiente geral envolve fatores que influenciam todas as organizações sem qualquer distinção, embora com diferentes impactos.

O ambiente de tarefa representa o nicho ambiental mais próximo

e imediato de cada organização. Na verdade, cada organização tem ao seu redor o próprio ambiente de tarefa. A empresa precisa ter uma visão periférica do seu negocio. Isso implica conhecer profundamente seu ambiente de tarefa.

3) Relacione as alternativas de estratégias empresariais do tipo defensivo, ofensivo, analítico e reativo.

As empresas podem desenvolver estratégias ofensivas (ativas) com relação a alguma parte do seu ambiente de tarefa e estratégias defensivas (passiva) em relação a outras partes. Estratégias defensivas postura passiva, conservadora e de manutenção do status. Estratégias ofensivas postura ativa, proativa e de mudança do status.

4) Comente a análise organizacional e a identificação dos pontos fortes e fracos da empresa.

Ponto Forte: é uma diferenciação da oportunidade: é uma força ambiental externa que pode criar uma Organização que lhe proporciona uma vantagem competitiva. Situação favorável para a organização.

Ponto Fraco: é um aspecto negativo da organização que lhe ameaça: é uma força ambiental externa que cria uma situação de proporcionar uma desvantagem competitiva. risco para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com