TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - ADMINISTRAÇÃO

Artigos Científicos: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  2.628 Visualizações

Página 1 de 6

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, ou seja, no nível institucional.

Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar como fazer alcançar tais objetivos. Trata-se de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. Isso significa que a empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seu níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter o efeito holístico e sinergístico da interação de todos os aspectos.

• Efeito holístico: envolve a empresa como uma totalidade. Como afirma o holismo, o todo é maior do que a soma de suas partes. O todo é diferente de suas partes.

• Efeito sinergístico: as partes do todo interagem e cooperam entre si no sentido de proporcionar um resultado final maior do que a soma das partes

• Sinergia é causa, holismo é consequência.

CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentas:

• É projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. O seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15 ou até 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.

• Está voltado para as relações entre a empresa e o ambiente de tarefa: consequentemente, sujeito a incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais, isso significa que existe um alto grau de subjetividade no planejamento estratégico. Em muitos casos as empresas “apostam” no futuro.

• Envolve a empresa como um todo: não se trata apenas de somar, mas de aglutinar e integrar de tal forma que tudo possa contribuir para o sucesso do plano estratégico da empresa através de resultados amplificados pela multiplicação de esforços.

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico exige sete etapas:

1. Determinação dos objetivos: em função da missão e da visão organizacional, são estabelecidos os objetivos empresariais. Objetivos são as pretensões ou os propósitos da empresa, os quais, em conjunto, definem sua razão de ser ou de existir. Podem ser formulados inicialmente em termos amplos e abstratos, os objetivos estão quase sempre distanciados da realidade do cotidiano da empresa, para permitirem a formulação de programas a serem operacionalizados. Os objetivos empresariais precisam ser desdobrados em objetivos departamentais para poderem ser detalhados em termos operacionais.

Podem ser agrupados em quatro categorias: lucro, expansão da empresa, segurança e autonomia. São considerados “objetivos genéricos principais” que as empresas procuram alcançar. Até certo ponto o lucro assegura os três outros objetivos. O lucro apresenta duas dimensões: qualidade e eficiência. Pode ser quantificado em dinheiro e também pode ser avaliado em termos de eficiência em relação ao investimento empresarial (como é o caso do retorno sobre o capital investido).

2. Análise ambiental externa: é a segunda etapa do planejamento estratégico. A análise ambiental é a maneira pela qual a empresa procura conhecer seu ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre. Para a empresa operar com eficiência e eficácia é fundamental que ela conheça o ambiente externo: suas necessidades, oportunidades, recursos disponíveis, dificuldades e restrições ameaças, coações e contingências dos quais ela não pode fugir ou escapar. Também é realizado análise do ambiente de tarefa: clientes, fornecedores, concorrentes e agências reguladoras que estão ao seu redor. Trata-se de criar condições para a gestão do conhecimento estratégico da empresa e esse conhecimento é vital para o sucesso da empresa.

O ambiente geral envolve fatores que influenciam todas as organizações, são eles: fatores tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos.

O ambiente de tarefa representa o nicho ambiental mais próximo e imediato de cada organização. A empresa precisa ter uma visão periférica do seu negócio, a análise deve focalizar especificamente: consumidores ou usuários, fornecedores de recursos, concorrentes e agências regulamentadoras.

3. Análise organizacional interna: refere-se a análise das condições internas da empresa e seu correspondente diagnóstico. É o processo pelo qual se examinam os recursos disponíveis, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa para verificar quais são as suas forças e fraquezas e como a empresa pode explorar as oportunidades e defrontar-se com as ameaças e coações que o ambiente lhe apresenta. Não basta conhecer profundamente o ambiente externo; é preciso também conhecer profundamente as condições internas da empresa, suas competências, potencialidades e vulnerabilidades.

A análise organizacional deve levar em conta os seguintes aspectos: missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional e tecnologia.

4. Formulação das alternativas:é o balizamento que a ajudará a definir ou redefinir as alternativas estratégicas quanto a ação futura da empresa. De um modo mais abrangente, a missão e a visão organizacional balizam todo o processo de formulação de estratégia. Conforme a estratégia é formulada ela precisa se assentar em uma estrutura organizacional adequada e receber o influxo de uma cultura organizacional que lhe sirva de amparo. Em outros termos, tanto a estrutura organizacional quanto a cultura corporativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com