TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Pesquisas Acadêmicas: PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Demonstrativo Orcamentário 4

2.1.1 A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas.......................................................................................................5

2.1.1.1 Técnicas de Análise do Orçamento de Capital.................................................5

2.1.1.1.1 Riscos e Retornos........................................................................................6

2.1.1.1.2 IPI.................................................................................................................6

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERENCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas. Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar no lugar esperado.

Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado não estiver aquecido o suficiente para dar o retorno esperado.

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é evitar que as atividades não batam com o que foi planejado. A isto é chamado CONTROLE. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

2.1 DEMONSTRATIVOS ORCAMENTARIO

O planejamento financeiro tem como objetivo reduzir os riscos.

• Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado – A demonstração do resultado do exercício tem como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não. Da junção do orçamento de vendas com os gastos orçados é possível a elaboração do DRE projetado.

• Fluxo de Caixa Projetado – Consiste na projeção de entradas e saídas de recursos financeiros no caixa. Possui alguns objetivos básicos, como prever qual vai ser o saldo em caixa de cada período orçado e também determinar a previsão dos recebimentos e desembolsos de capital em cada período.

2.1.1 A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condigam com o que foi planejado.

A isto nomeia-se Controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

2.1.1.1 Técnicas de Análise do Orçamento de Capital

Toda alínea deve ser precedida de texto explicativo, precedida de dois pontos:

a) Valor Presente Liquido: É a soma das entradas e saídas, descapitalizadas, uma a uma até o zero;

b) Taxa Interna de Retorno: ou TIR é uma medida popular usada no orcamento de capital, usada para medir a taxa de rentabilidade. Por definicão, a TIR é uma taxa de desconto que iguala o valor presente dos fluxos de caixa futuros ao investimento inicial;

c) Payback Descontado: Demonstra em quanto tempo o investimento inicial irá retornar aos investidores, levando em consideração o valor do dinheiro no tempo.

2.1.1.1.1 Riscos e Retornos

Tanto o retorno quanto o risco são pontos chaves de sucesso e afetam de maneira diretamente proporcional as decisões da organização, principalmente do administrador financeiro,pois eles que viabilizarão ou não a realização dos projetos de investimentos.

2.1.1.1.2 IPI

O IPI é de competência da União Federal e esta previsto no artigo153 da CF/88, no § 1º, é destinada uma parcela do recolhimento deste tributo para os Estados, Distrito Federal e Municípios nos termos do art.159 da CF/88.E será calculado obedecendo a Tabela de incidência de imposto sobre produtos industrializados (TIPI).

Caracteriza-se como industrializado qualquer operação que modifique o produto, sua natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação, a finalidade ou o aperfeiçoamento do produto para consumo como: transformação, beneficiamento, montagem, acondicionamento ou recondicionamento, renovação e restauração.

O Imposto sobre produtos industrializados age como um tributo de função extrafiscal proibitiva, onde o legislador aplica uma taxa maior sobre produtos não tão necessários para a vida humana, como cigarros, bebida ou perfumes e isso fará com que as pessoas consomem menos ou deixem de consumir, e para os produtos essenciais têm uma tributação mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com