TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO

Trabalho Escolar: PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 11

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO

MÓDULO 16

AS QUATRO FASES DO PCP

Índice

1. As quatro fases do PCP 3

1.1. Projeto de produção 3

1.2. Coleta de informações 5

1.3. Relação despesas/vendas 6

2. Planejamento e controle da produção 7

2.1. Conceito de PCP 7

2.2. Finalidade e funções do PCP 9

1. AS QUATRO FASES DO PCP

Para poder funcionar satisfatoriamente, o PCP trabalha com um enorme volume de informações. Na realidade, o PCP recolhe dados de várias fontes e produz informações de forma incessante. Basicamente, é um centro de informações para a produção. Nesse sentido, apresenta quatro fases principais, cada qual analisada indistintamente, a saber:

• projeto de produção;

• coleta de informações;

• planejamento da produção;

• controle da produção.

Tabela– Os sistemas de produção e os sistemas de PCP

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.106.

1.1. PROJETO DE PRODUÇÃO

Constitui a primeira fase do PCP. O projeto de produção é também denominado pré-produção ou planejamento de operações. Nessa primeira fase, procura-se definir o sistema de produção e quais são as suas dimensões para se estabelecer os parâmetros do PCP. O projeto de produção varia conforme o sistema de produção.

No caso do sistema de produção por encomenda, cada encomenda requer um específico projeto de produção. No caso da produção em lotes, cada lote deve, em princípio, ter um projeto de produção. É relativamente permanente na produção contínua e sofre poucas mudanças com o tempo, a não ser que o sistema de produção passe por alterações como a aquisição de novas máquinas, mais pessoal, novas tecnologias, etc. Essas mudanças alteram o projeto de produção.

Figura – As 4 fases do PCP. CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.107.

O projeto de produção constitui um esquema básico que se fundamenta nos seguintes aspectos do sistema de produção da empresa (cuja demonstração será mostrada na figura na sequência):

• quantidade e características de máquinas e dos equipamentos: as baterias de máquinas em cada departamento ou seção, para se conhecer a capacidade de produção das máquinas de cada departamento ou seção da empresa. Esses dados são obtidos por meio do inventário de máquinas por seção, que é um levantamento das máquinas e dos equipamentos existentes e disponíveis em cada seção e de sua capacidade de produção;

• quantidade de pessoal disponível: o efetivo de empregados e cargos ocupados em cada departamento ou seção, para se conhecer a capacidade de trabalho em cada departamento ou seção. Esses dados são obtidos por meio do inventário do efetivo por seção, que é um levantamento dos funcionários existentes em cada seção e respectivos cargos ocupados para proporcionar uma ideia de força de trabalho existente em cada seção;

• volume de estoques e tipos de matérias-primas: bem como procedimentos de requisição de materiais ao almoxarifado, para se conhecer a disponibilidade de insumos de produção. Esses dados são obtidos por meio do inventário de estoques de matérias-primas, que é um levantamento das matérias-primas em disponibilidade e das necessidades de compras a curto e médio prazos de modo a garantir a produção;

• métodos e procedimentos de trabalho: bem como cálculos dos tempos de execução das tarefas dos boletins da operação (BO), para se conhecer como o trabalho deverá ser realizado e qual a sua duração.

Todos esses aspectos do sistema de produção formam o arcabouço do projeto de produção no qual o PCP deverá se basear.

O projeto de produção procura oferecer um quadro geral de todo o conjunto do sistema de produção da empresa e de todas as suas possibilidades de operação, bem como suas necessidades e requisitos para produzir resultados. No fundo, o projeto de produção constitui uma visão estática e inerte do sistema de produção. É como se fosse um continente (contêiner) sem o seu conteúdo ou uma rua sem trânsito. O conteúdo, como o tráfego de rua, constitui a segunda fase do PCP.

Figura– Arcabouço do projeto de produção.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.109.

1.2. COLETA DE INFORMAÇÕES

A segunda fase do PCP resume-se à coleta de informações necessárias para que o esquema do projeto de produção possa ser devidamente montado, quantificado e dinamizado. No fundo, a coleta de informações constitui o detalhamento da primeira fase, isto é, do projeto de produção. A coleta de informações tem por finalidade dar subsídios para a formulação do plano de produção e engloba os seguintes fatores:

• capacidade de cada máquina: de cada bateria ou grupo de máquinas, e fatores de eficiência e de demora de cada máquina. Essa informação proporciona uma ideia da capacidade de produção de cada máquina, de cada bateria de máquinas e de cada seção produtiva da empresa. No conjunto, a capacidade de produção que a empresa tem;

• sequência do processo de produção: o fluxo de movimentação das matérias-primas ao longo do processo produtivo e seus gargalos ou pontos de estrangulamento ou de demora. Essa informação permite uma visão de todo o fluxo de produção, ou seja, de toda a cadência e sequência do processo produtivo da empresa, bem como dos pontos de restrições;

• métodos de trabalho: de cada operário e tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com