TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM SAP 01

Por:   •  25/6/2021  •  Artigo  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM SAP 01

Unidade Operacional: SENAI SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário Carlos Takashi Sasai

Curso: Técnico de Segurança do Trabalho        Modalidade: EaD

Docente(s) AVA: SILVIA REGINA NOGUEIRA DE MORAES

Unidade(s) Curricular(es): ROTINAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

(x) Módulo Básico ( ) Módulo Introdutório ( ) Módulo Específico

Empresa: Compacte Metalúrgica SA

Data: 21/05/2021

Local: Rio Branco – Acre

Procedimento: Limpeza Caixa D’água

Ocorrência: Acidente de trabalho com fator morte do trabalhador

Nome Trabalhador: José Pascoal

Descrição do Acidente:

O acidente aconteceu quando o colaborador José Pascoal estava realizando a limpeza na caixa d’água que abastece todas as instalações da empresa. O colaborador relatou ser desqualificado para a atividade antes de inicia-la, pois não possuía treinamento. Sem o devido padrão de segurança, de maneira acelerada e sem planejamento ele iniciou a atividade que o acidentou. O local havia pouca iluminação, pouca ventilação e umidade do ar muito baixa, o que possivelmente causou fadiga. A entrada da caixa estava com o guarda corpo quebrado e a escada possui muita ferrugem, pois a tempo não havia manutenção. O ambiente onde ele executou a atividade é de muito calor e com muita umidade deixou o local escorregadio. Constatou-se que as ferramentas eram de baixa qualidade e inadequadas para a realização do trabalho, e como agravante ele estava sozinho e sem comunicação com ninguém. Não houve utilização de EPI’s adequados tais como, capacete, cinto de segurança dentre outros, sem capacitação para trabalho em altura conforme NR-35, e não obediência aos procedimentos. Todos esses fatores cominaram para a ocorrência do sinistro que o levou a óbito.

Medidas propostas para solução: 

Procedimentos: Em casos de execução de uma determinada tarefa será sempre necessário averiguar o procedimento que melhor se encaixa para realizar determinada função

Acidentes: É importante fazer um relatório minucioso de cada acidente que ocorrer, com os nomes dos envolvidos, a causa provável do acidente, como ele poderia ter sido evitado, recomendações sobre procedimentos a tomar e assim por diante. Essa documentação servirá, inclusive, em outros momentos, para fornecer dados e embasar o diagnóstico de riscos.

Treinamento e Capacicitação: É importante oferecer treinamentos aos funcionários antes de eles começarem a exercer suas atividades e durante todo o tempo em que estiverem na empresa. Esses treinamentos têm o objetivo de preparar o profissional adequadamente para exercer sua função, especialmente se ela envolver grandes riscos. O trabalhador precisa saber usar corretamente os equipamentos à sua disposição, fazer uso das medidas de segurança e evitar ao máximo as situações que causam acidentes de trabalho. É importante também que ela saiba como agir em caso de acidentes, fazendo uso de kits de primeiros socorros, tomando as ações necessárias e evitando aquelas que podem agravar a situação.

Capacitação: Na NR12 esta previsto que os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta Norma, para a prevenção de acidentes e doenças. A capacitação profissional influencia na performance de diferentes atividades dentro e fora da empresa, ajudando na prevenção de acidentes de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com