TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO CIDADINIA E ETICA

Trabalho Escolar: PORTIFOLIO CIDADINIA E ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 9

Questão 01

JEQUITI a empresa, após começar a agir com responsabilidade social teve diversos pontos positivos, abaixo citarei alguns exemplos.

- Como é RSE é voltada na melhoria de qualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvo, é usada como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.

- A imagem institucional da empresa é melhorada, pois os torna-se uma empresa-cidadã. Essa melhoria de imagem justifica investimentos em outras ações sociais.

- Estratégia de valorização das ações da empresa, melhorando a reputação da empresa.

- Retenção de talentos e aumento de produtividade, pois as ações são focadas nos colaboradores e nos seus dependentes. Com o objetivo de satisfazê-los. A capacitação profissional dos membros da comunidade e empregados da empresa estão inseridas neste contexto.

- Proporcionar o status para a empresa de "socialmente corretos".

- Definir novas formas de inserção na comunidade, pois sempre está aprimorando suas relações com a sociedade e atuando no desenvolvimento local, junto com outras entidades comunitárias e o próprio governo.

- A empresa, mediante suas ações, ajuda seus colaboradores a se a tornarem verdadeiros cidadãos e contribui para a promoção da cidadania na sociedade e na comunidade.

- A empresa investe em programas de educação e preservação do meio ambiente, e conseqüentemente, torna-se uma difusora de valores e práticas ambientalistas.

A Renault também age com responsabilidade social, para Renault existem 4 pilares importante para agir com a responsabilidade social, o primeiro pilar é na educação, onde há um fortalecimento da educação de crianças através da formação de educadores; acesso a materiais didáticos e incentivo à formação profissional de jovens e universitários. O segundo pilar é o desenvolvimento social e diversidade, agindo com a melhoria da qualidade de vida e das condições de desenvolvimento pessoal e social para a população infanto-juvenil das comunidades. O terceiro pilar é a segurança no transito com o estimulo as praticas educativas para incentivar a harmonia no transito, focando a conscientização, prevenção de acidentes e violência. O quarto e ultimo pilar é a sustentabilidade ambiental e mobilidade onde age com o compromisso com a melhoria da qualidade ambiental, gerenciamento da mobilidade sustentável e responsabilidade com as gerações futuras.

A 3M do Brasil também tem realizado a responsabilidade social, a missão social da empresa é: Ser um agente catalisador e parceiro das comunidades, dividindo fontes de recursos por meio de contribuições e envolvimento dos nossos funcionários.

Existem alguns programas pra poder realizar a missão estabelecida, que são:

Programa de voluntários 3M onde está alinhado a dois dos valores corporativos que são: 1- respeito ao meio ambiente físico e social e 2- ser uma empresa onde os funcionários tenham orgulho em trabalhar.

Programa Instituto 3m de inovação Social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde atua por meio de incentivos para o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia social.

Existem também alguns projetos sociais, que são eles:

3M preserve o meio por inteiro; Massa do bem; Escola de Funilaria 3M; Formare – educação profissionalizantes em reparação automotiva; Vantagens de permanecer na escola - Junior Achievement e o hospital Pequeno Príncipe.

A nextel também realiza a Responsabilidade Social, onde é dividida em:

Instituto Nextel - O Instituto Nextel tem o objetivo de atender jovens entre 16 e 24 anos em situação de risco social, fornecendo conhecimento e apoio para torná-los empreendedores e facilitar sua inserção no mercado de trabalho.

Voluntário Corporativo - A Nextel desenvolve um programa interno de Voluntariado Corporativo, que conta com a participação de colaboradores e visa contribuir para o processo educacional de crianças e jovens em situação de risco social. O programa de atividades propostas inclui passeios culturais, mutirões de reforma, campanhas de doação e palestras para os jovens do Instituto Nextel.

Sustentabilidade - O tema teve início em 2005 com a finalidade de sensibilizar os colaboradores sobre formas de redução, reutilização e reciclagem de recursos. O intuito era rever pequenas atitudes para gerar um impacto cada vez menor sobre os recursos naturais, disseminando, dessa forma, uma mudança cultural na organização, por meio de ações conscientes e cada vez mais responsáveis.

Programa de Aprendizagem - O Programa de Aprendizagem da Nextel visa contribuir com a inserção de jovens de 16 a 24 anos no mercado de trabalho, agregando benefícios na geração de renda, ampliação da escolarização e favorecendo o projeto de vida do aprendiz.

Programa de pessoas com Deficiência - Em 2006 a Nextel iniciou o programa de inclusão para Pessoas com Deficiência e desde sua implantação, a empresa tem investido fortemente em atrair, reter e desenvolver profissionais que atendam aos perfis dos diversos cargos da empresa.

Programa Recicla Nextel - Você sabe onde descartar aparelhos, baterias e acessórios sem utilidade?

Essa é a dúvida de muitos consumidores quando pensam em descartar seus aparelhos, baterias e acessórios que não têm mais utilidade. Pela falta de informação, muitos optam pelo descarte em lixos comuns, sem nenhum tratamento técnico e especifico. O descarte incorreto deste material pode trazer sérias conseqüências aos seres humanos e ao meio ambiente, causando a degradação do solo e a contaminação das águas, pois contém metais pesados, como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio.

Amanco também tem seus projetos socioambientais para contribuir com a Responsabilidade Social, que são:

Transparência - A Amanco promove a transparência no setor da água na América Latina através da assinatura de um acordo de transparência em licitações públicas.

Irrigação para comunidades Agrícolas - A empresa procura consolidar a busca da inclusão de pequenos agricultores, por meio do financiamento e do desenvolvimento de projetos que disponibilize tecnologia de irrigação para pequenas propriedades rurais, fazendo com que pequenos agricultores ao acessarem essas tecnologias, aumentem significativamente o seu nível de produtividade, diminuindo o consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com