TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Pesquisas Acadêmicas: PPP NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 9

ROJANDIA BEZERRA DOS SANTOS

A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Oficina de Formação: Projeto de Intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social e Estágio Curricular Obrigatório II.

Orientador: Professoras Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Roosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli.

CASTANHAL

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................ 01

DESENVOLVIMENTO.................................................................... 02

CONCLUSÃO..................................................................................03

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................04

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas sociais adequadas para a atuação do serviço social. Sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais em Mãe do Rio - PA. É indispensável compreender o que representam os indicadores sociais os quais em outras épocas, representavam as temíveis estatísticas.

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social. A discussão sobre a utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais. A utilização de indicadores sociais nos dias atuais tornou-se extremamente necessário em todas as fases do processo, como implantação, execução, monitoramento e avaliação dos programas sociais

O objetivo deste trabalho é proporcionar aos alunos do curso de Serviço Social a reflexão da realidade regional para a elaboração de um diagnóstico da problemática social e a importância dos indicadores sociais frente à construção das políticas sociais. A atualização profissional é imprescindível para sua atuação e esta atualização deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão e com a real intenção de oferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

DESENVOLVIMENTO

O Diagnóstico Social é um instrumento de trabalho dinâmico que permite uma compreensão da realidade social, inclui a identificação das necessidades e a detecção dos problemas prioritários e respectivas causalidades, assim como recursos e potencialidades locais, que constituem reais oportunidades de desenvolvimento.

Mãe do Rio um município brasileiro localizado no estado da Pará. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população estimada em 28.800 habitantes, no último censo sendo 12.023 de 0 a 18 anos. Área de 469,492 km² no território do município. Vizinho dos municípios de Irituia, Aurora do Pará e Concórdia do Pará, Mãe do Rio ocupa a 4167ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 4166 (74,86%) municípios estão em situação melhor e 1.399 (25,14%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 143 outros municípios de Pará, Mãe do Rio ocupa a 48ª posição, sendo que 47 (32,87%) municípios estão em situação melhor e 96 (67,13%) municípios estão em situação pior ou igual.

Os Indicadores Sociais permitem que avaliemos com mais cuidado as ações dos governos no que se refere à administração da vida das pessoas. Se um governo conseguiu melhorar os índices de educação em várias regiões.

A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, pois isto depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada sobre os critérios mais importantes para se fazer esta escolha. Sendo assim hoje em dia já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais. Esse conjunto é composto por informações sobre as características da população. Um indicador social é uma medida quantitativa dotada de um significado social utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. Assim sendo um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas. Ou seja, compõem a agenda da política social como um referencial indispensável para a definição de prioridades e alocação de recursos. Sendo assim o Assistente Social deve estar sempre compromissado com sua categoria, com ele mesmo e com os usuários de seus serviços. Pois o caráter investigativo da profissão o impulsiona a buscar por atualizações de conhecimentos a fim de colocar em prática e em favor da qualidade dos serviços prestados e dados Estatísticos de Mãe do Rio-Pa.

O IDH Municipal varia de 0 a 1 considerando indicadores de longevidade, renda e educação. Apesar do crescimento, o IDH de Mãe do Rio continua abaixo da media. De acordo com a Atlas do Desenvolvimento Humano Nacional, o município obteve o IDHM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com