TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ RELATORIO ASSESSORIA DE IMPRENSA

Por:   •  7/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Jornalístico de Assessoria de Imprensa Regional

Relatório de estágio na organização Jornal DHOJE INTERIOR

Autor: Gabriela Mariano Palhares

Orientador: Márcia Boroski

Supervisor: Daniela Jamal

Resumo

O atual relatório tem por objetivo relatar o período em que estagiei no Jornal DHOJE INTERIOR, do qual minha supervisora era Daniela Jamal. Meu nome é Gabriela Mariano Palhares, sou aluna do Curso de Bacharelado em Jornalismo da Uninter. A minha orientadora é a Profª Márcia Boroski. As minhas atividades no estágio foram revisar, apurar e redigir textos, em prol de organizações como forma de diagnóstico para uma divulgação de suas informações de forma mais linear e esclarecida. Também eram minhas atividades fotografar, redigir reportagens, notas e notícias a serem postadas no site do Jornal DHoje Interior, parte em que funciona a redação. Foi uma experiência bastante enriquecedora.

Palavras-chave: Redação; Jornalismo; Comercial; Divulgação; Apuração.

1 INTRODUÇÃO

O estágio tem colaborado para uma melhor vivência na prática e de extrema importância para a vida acadêmica e profissional, pois dispõe a oportunidade de desempenhar e por em prática o aprendizado adquirido no decorrer do curso e auxilia na preparação para o mercado de trabalho. Pimenta e Lima (2006, p. 6) dissertam sobre a relação do estágio com a pesquisa:

entendemos que o estágio se constitui como um campo de conhecimento, o que significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supera sua tradicional redução à atividade prática instrumental. Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas. Nesse sentido, o estágio poderá se constituir em atividade de pesquisa.

No estágio do Jornal DHOJE INTERIOR, foi nítido que empresas de diversos portes se veem, em algum momento, almejando crescimento na busca por divulgação sobre seu produto ou serviço, assim sendo a comunicação tem como função atuar de forma esclarecida através da apuração de informações para encontrar o melhor método de propagação de determinados detalhes julgados como apresentáveis, contudo sem alterar a condição inicial solicitada ou que prejudique o mesmo. É através dessa Assessoria de Imprensa que a redação jornalística e publicitária se unem para fomentar uma publicação com resultados em toda.

2 DIAGNÓSTICO

Diante das atuais fórmulas de divulgação apresentadas no mercado atual, a forma como essas mecânicas se tornam interativas através das informações apuradas, o Entre-Rios Jornal, de Três Rios, desenvolveu uma metodologia de Assessoria de Imprensa para atender a iniciativa privada e do público através do serviço prestado a empresas locais, ainda sim sem faltar com o compromisso da veracidade. No entanto sabe-se que diante do contexto dos três setores pode haver conflitos de interesses.

Em 1961, no Brasil, o surgimento da Assessoria de Imprensa veio com a Volkswagen, sendo essa considerada a pioneira. Porém, o ressurgimento do processo democrático, após a

queda do regime militar, obrigou as empresas públicas e privadas a adotar novas formas de se moldar perante a sociedade, que passou a exigir respostas às suas indagações, conferindo ao profissional de comunicação maior importância no contexto social.

É nesse contexto que o jornalista que atua em assessoria de imprensa passa a exercer um papel essencial, pois é ele o profissional capacitado a preencher as lacunas entre os poderes públicos, a iniciativa privada e o terceiro setor com os meios de comunicação e, consequentemente com a própria sociedade. O assessor de imprensa atua como interlocutor entre esses segmentos, que, agora não mais podem se abster de informar e responder aos anseios da sociedade. (FENAJ, 2007:4)

Neste contexto, o Manual de Assessoria de Comunicação da Federação Nacional dos Jornalistas (2007: 6) descreve a importância desta atividade para o sucesso das organizações na atual conjuntura. De acordo com a entidade, o segmento de Assessoria de Comunicação passou a ter status de atividade econômica no país e passou a servir como referência internacional. O manual afirma que “empresários ou líderes de quaisquer áreas onde seja preciso dar satisfação ao público correm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com