TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.135 Palavras (29 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA/LICENCIATURA

                    

                   

                    

   DISCIPLINA ATPS: Letramento e Alfabetização

                     

                                                                                   “Atividade “Prática       Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina” Letramento e Alfabetização.”, sob orientação da Tutora Presencial Sandra Moraes.

                                                                 Pólo/FAC.3

Campinas/SP

06/11/2014


Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. ESTAR ALFABETIZADO É EVOLUIR        

3. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        

4. AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE VIRA DOURADO        

5. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR LETRADO.        

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7.  REFERÊNCIAS        

                         

1. INTRODUÇÃO

  A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, tem como Objetivo cuidar e educar crianças de zero a cinco anos. Nesse sentido, o Referencial Curricular da Educação Infantil organiza o seu currículo em eixos temáticos a fim de Contemplar o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos cognitivos, sociais, Afetivos, motores, entre outros. Neste artigo discutiremos sobre as práticas de alfabetização e letramento na Educação Infantil a luz do referencial teórico oriundo das recentes pesquisas sobre o Desenvolvimento das habilidades lingüísticas com crianças da creche e pré-escolares. Dessa forma, o recorte dessa pesquisa foi pensado de acordo uma questão Comum na educação infantil em relação a essas práticas: como e porque alfabetizar e Letras desde a educação infantil? A escolha desse tema se deu em função de observações das práticas de Alfabetização e letramento dos professores de educação infantil na instituição de ensino Onde atuo, percebendo que havia uma Maior ênfase no trabalho com a alfabetização, do Que com o letramento. Existindo então uma interligação entre as duas práticas, não se pode considerar um trabalho mais focado em uma delas.

   O presente artigo conta como referencial teórico autores que se dedicaram a estudar o tema alfabetização e letramento na educação infantil, defendem que o alfabetizar e letras sejam desenvolvidos simultaneamente para que ocorram práticas bem sucedidas de apropriação da leitura e da escrita. Sendo assim, esse estudo buscou investigar as práticas de letramento de quatro professores da educação infantil do município foram utilizados dois instrumentos coleta de dados: um questionário e a observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados esse estudo pode ser classificado como uma pesquisa de campo, pois, buscou a informação diretamente com a população pesquisada, no caso os professores da Educação Infantil, a pesquisa de campo é aquela que exige do pesquisador um encontro mais direto que envolvem a definição dos conceitos de alfabetização e letramento na educação infantil; no segundo, apontaremos as práticas do alfabetizar e letras com as crianças de zero a cinco anos; e, por fim, apresentaremos como as quatro as professoras, sujeitos dessa pesquisa, desenvolvem em suas práticas de sala de aula as propostas de alfabetização e letramento na educação infantil.

2. ESTAR ALFABETIZADO É EVOLUIR

  O termo Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar e aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita. [...] Já alfabetizado nomeia aquele que apenas aprendeu a ler e escrever, não aquele que adquiriu o estado ou a condição de quem se apropriou descrita, incorporando as práticas sociais que as demandam Em outras palavras, o que a autora pontua é que alfabetizado é aquele indivíduo que se apropriou da capacidade de ler, escrever e compreender textos; e letrado, trata-se daquele que além dessa capacidade, consegue utilizá-la em situações reais do seu dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (291.1 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com