TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/8/2016  •  Artigo  •  6.084 Palavras (25 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 25

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Erika GOUVEIA[1] 

RESUMO: Vivemos em uma sociedade onde nos acostumamos com a realidade de muitas crianças ou até mesmo os bebês manuseando livros, folheando as páginas, acompanhando as ilustrações, até mesmo acompanhando como se realizassem essa leitura formalmente, realidade essa que leva à formação do leitor. Quando se trabalha com crianças com faixa etária até de 0 a 3 anos, algumas recomendações devem ser observadas para que sua inserção nesse mundo letrado ocorra de maneira saudável. Este trabalho consiste em propor uma reflexão acerca do processo de letramento realizado durante a Educação Infantil. Porém não será iniciada essa proposta sem antes realizarmos uma contextualização sobre a história do termo “letramento”, observando seu sentido e qual a sua importância no processo de alfabetização da criança, devendo assim atender as novas demandas sociais. Outro enfoque muito importante nesse trabalho é estabelecer relações e diferenças entre o letrar e o alfabetizar, porém nunca se esquecendo de que esses dois termos são indissociáveis, ou seja, um acaba por complementar a ação do outro. Para finalizar esse trabalho algumas considerações acerca da prática do letramento durante a etapa da Educação Infantil serão apresentadas, bem como discussões sobre qual o papel da escola e como deve ser o seu trabalho durante esse processo e ainda assim como deve ser a postura do professor diante dessa problemática.

        

PALAVRAS-CHAVE: Letramento; Alfabetização; Educação Infantil.

ABSTRACT: We live in a society where we have become accustomed to the reality of many children or even babies thumbing books, flipping through the pages, accompanying the illustrations, even watching as were realized this formally read, a reality that takes the reader training. When working with children aged up to 0-3 years, some recommendations should be observed so that their inclusion in this world literate occur in a healthy way. This work is to propose a reflection on the literacy process performed during childhood education. But it will not be initiated this proposal without first conduct a contextualization of the history of the term "literacy" noting its meaning and what is its importance in the child's literacy process and should therefore meet the new social demands. Another very important focus in this work is to establish relationships and differences between letrar and literacy, but never forgetting that these two terms are inseparable, that is, an ultimately complement the action of the other. To conclude this work some considerations about the practice of literacy during childhood education phase will be presented, as well as discussions on the role of the school and how it should be your job during this process and yet it should be the teacher's attitude towards this problem.

KEY WORDS: Literacy; Literacy; Early Childhood Education;

Introdução

Ser alfabetizado nos dias de hoje significa desenvolver a leitura e a escrita, porém essa afirmação tem se mostrado insuficiente para que os questionamentos acerca dessa problemática sejam sanados. Em um passado nem tão distante bastava à pessoa saber escrever seu nome, pois o maior interesse era em seu voto, porém, atualmente esta situação já se torna irrelevante para a interação que temos em sociedade, pois no deparamos com uma grande diversidade textual, necessitando muito mais que desenvolver a capacidade de decodificação dos sons e letras, mas sim a compreensão de significados das palavras e a sua aplicação em diferentes contextos.

Afinal, o que falta para completar intelectualmente uma pessoa que sabe ler e escrever? E por que nos deparamos com muitas pessoas que terminam a Educação Básica sem ao menos conseguir entender uma bula de remédio ou ao menos redigir uma simples carta?

Os pesquisadores passaram a se atentar quantos aos problemas enfrentados pelos alunos como, por exemplo, o analfabetismo funcional, mudanças sociais ocorridas constantemente e a construção de novos conhecimentos. Passou então a surgir um novo termo: “letramento”, que passou a ser considerado em lugar de “alfabetização”. Devido às exigências da sociedade atual o termo alfabetização passou a ser considerado insatisfatório, devido ao fato de que nas sociedades letradas, o fato de ser alfabetizado passou a se tornar insuficiente na vivencia plena da cultura escrita e devendo responder às demandas da sociedade.

Esse termo vem objetivando a ampliação do ato de alfabetizar, de inserção no ato educativo pleiteando dar um sentido social à aprendizagem da leitura e da escrita. Partindo dessa ampliação, o rito de alfabetização ultrapassa o ato de ensinar habilidades de codificação e decodificação do sistema alfabético, ele passa a abranger também o domínio dos conhecimentos permitindo assim a utilização dessas habilidades em suas práticas sociais. O termo letramento pode ser encontrado no cotidiano da criança antes mesmo que ela tenha tido a oportunidade de manusear um lápis ou até mesmo antes do conhecimento das letras e as formas de escrever. Esse fator ocorre sempre partindo de suas vivências cotidianas que pode se dar tanto no contato com a família, sociedade ou mesmo com seus pares, a participação dos pequenos nessa pratica se dá tão intensamente, através de diversas situações ou até mesmo no contato com diversidades de materiais escritos em variados locais ou formas de utilização. Devido a esses fatores podemos afirmar que a educação infantil se torna um espaço propício e extremamente importante para que esse trabalho seja iniciado na vida acadêmica da criança, uma vez que é ai que tudo começa, levando em consideração que os conhecimentos adquiridos em tal faixa etária receberão uma contextualização e compreensão de acordo com a função a que se propõe.

Porém, o que é letramento? O ato do letramento é melhor que o alfabetizador? O que podemos entender por uma pessoa letrada? Existem diferenças entre alfabetizar e letrar? É possível o processo de alfabetizar letrando?

Desenvolvimento textual

1 – A ORIGEM DA PALAVRA LETRAMENTO

De acordo Soares (2000b: 15), a palavra “letramento” surgiu a partir de um discurso entre especialistas nas áreas de Educação e de Ciências da Linguagem em meados dos anos 80. Uma das obras pioneiras em citar e se aprofundar o termo letramento se trata do livro: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística (1986) por Mary A. Kato, em que a autora afirma que “... a chamada norma-padrão, ou língua falada culta é consequência do letramento, motivo por que indiretamente, é função da escola desenvolver no aluno o domínio da linguagem falada institucionalmente aceita”. A origem do termo se deu a partir de uma versão que foi feita da palavra da língua inglesa “literacy”, representando etimologicamente estado, condição, ou mesmo a qualidade de ser “literate”, se define então como educado, principalmente, no ato de aprendizagem do ler e escrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com