TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO INFANTIL E LETRAMENTO: IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA CRIANÇA

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES PROMOVE DE JANAÚBA

Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento

ALFABETIZAÇÃO INFANTIL E LETRAMENTO: IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA CRIANÇA

Porteirinha-MG

Setembro/2012

ALFABETIZAÇÃO INFANTIL E LETRAMENTO: IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA CRIANÇA

Artigo apresentado às Faculdades Promove de Janaúba, como requisito parcial à obtenção do Título de Pós-Graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento.

Professor Orientador: Arley Figueiredo

Porteirinha-MG

Setembro/2012

Resumo

Esse artigo teve o objetivo de mostrar a importância da leitura no processo de aprendizado da criança. O trabalho objetivou mostrar ainda, a importância do papel da escola e dos pais para que a criança possa ter na leitura um suporte ao seu conhecimento e possa também colocá-la em prática em sua vida. Para a realização do artigo foi feito um levantamento bibliográfico do assunto a ser tratado. Foram feitas pesquisas sobre o assunto na internet e em livros. O trabalho vida conscientizar os pais e educadores a incentivar o hábito da leitura na infância, pois, isso irá influenciar em etapas fundamentais da vida da criança.

Abstract

This article aimed to show the importance of reading in the learning process of the child. The study aimed to show yet, the important role of the school and parents so that the child may have in reading a support to their knowledge and can also put it into practice in your life. For the realization of the product was done a literature of the subject being treated. Research was done on the subject on the internet and in books. The work life awareness among parents and educators to encourage the reading habit in childhood, because it will influence at key stages of a child's life.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        05

2 REVISÃO DE LITERATURA        06

2.1 LITERATURA INFANTIL _        06

2.2 IMPORTÂNCIA DA LEITURA        07

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

1 – Introdução

A prática da leitura está presente em nossas vidas desde quando começamos a entender o mundo, ou seja, a nossa familiarização com a leitura começa cedo, quando vemos nossos pais lendo livros ou jornais, ou mesmo quando eles nos contam histórias.

Esse contato com a leitura interfere no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a criança vai formando uma visão crítica, responsável e atuante na sociedade. A leitura na infância deve ser incentivada, pois ela traz inúmeros benefícios.

A prática constante da leitura é de fundamental importância na vida de qualquer criança, sendo que ela aperfeiçoa o aprendizado infantil. Uma criança que gosta de ler e tem esse hábito tem mais chances de desenvolver um bom aprendizado, seja na escola ou na vida social.

O hábito e a prática da leitura ativa a imaginação, o raciocínio, a criatividade e o desenvolvimento social infantil. A cultura de uma criança muitas vezes é adquirida através da leitura, pois através da leitura ela irá conhecer novos hábitos, novas raças, etc.

A leitura é uma prática que deve ser incentivada para que a criança tenha prazer ao ler, e que isso não seja uma obrigação dos pais ou dos professores, pois quando a leitura é forçada, ela se torna um aborrecimento.

Para que a prática da leitura seja bem sucedida, a criança tem que sentir vontade de ler, pois se o hábito lhe proporciona prazer, a criança sente necessidade de estar em contato constante com a leitura. Esse contato constante com a leitura irá aperfeiçoar o hábito de ler e escrever.

Esse é um artigo de revisão bibliográfica e visa mostrar a importância da leitura na vida da criança, seja na escola, em casa ou em qualquer outro ambiente. Os professores, os pais e todos os envolvidos no processo de aprendizagem da criança têm o dever de motivá-los a ler, pois esse é um processo de construção coletivo e não individual.

O artigo ressalta a importância da leitura no processo de aprendizagem da criança. O desenvolvimento do trabalho irá detalhar melhor esse assunto. Cada tópico será tratado e relacionado de forma bem clara, para que todos aqueles que tiverem acesso ao trabalho, adquiram um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.

E dessa forma, com conhecimento e consciência, os envolvidos na aprendizagem infantil serão bons profissionais e transformarão as crianças em leitores fiéis e dedicados construindo dessa forma cidadãos informados e preparados para a vida futura.

2 – Revisão Bibliográfica

2.1 – Literatura Infantil

A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização. (CAGNETI, 1996, p.7)

A literatura infantil leva a criança a descobrir do mundo, onde a realidade e os sonhos se incorporam, onde a fantasia e a realidade ligadas, o que faz com que a criança descubra um mundo mágico, cabendo a ela mudar a realidade, caso essa realidade não seja boa.

A história da literatura infantil tem relativamente poucos capítulos. Começa a delinear-se no início do século XVIII, quando a criança pelo que deveria passa a ser considerado um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta (CUNHA, 1999, p. 22)

A literatura infantil é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Aproveitada em sala de aula na sua natureza ficcional que aponta a um conhecimento de mundo, e não enquanto súdita do ensino de boas maneiras (de se comportar e ser ou de falar e escrever), ela se apresenta como elemento propulsor que levará a escola à ruptura com a educação contraditória e tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com