TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DA INSGNIFICÂNCIA

Por:   •  16/10/2015  •  Monografia  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 15

ELIANE BOTELHO

A EXCEPCIONAL APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA NO CRIME DE CONTRABANDO

PATO BRANCO-PR

SETEMBRO/2015

ELIANE BOTELHO[pic 1]

A EXCEPCIONAL APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA NO CRIME DE CONTRABANDO

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Direito, da Faculdade de Pato Branco – FADEP, como requisito parcial à elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Orientador Projeto: Prof. Msc. Ingrid Simon

Possível Orientador TCC: Henriqueta Dettmer Menezes Defaci

PATO BRANCO-PR

SETEMBRO/2015


1 INTRODUÇÃO

O contrabando está presente na história do Brasil desde a colonização, a busca pelo lucro fácil leva os indivíduos a importar produtos de origem estrangeira para comercialização ou consumo.

É sabido que devido a condições geográficas favoráveis: tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina são contrabandeados diversos produtos como cigarros, medicamentos e anabolizantes, os quais não possuem registro na Anvisa (agência nacional de vigilância sanitária), sendo proibida sua importação pela legislação brasileira.

O princípio da insignificância é utilizado para despenalizar condutas típicas, mas que devido ao ínfimo potencial ofensivo não chegam á causar dano ao bem jurídico tutelado. Assim, esse princípio possui natureza processual e afasta a tipicidade material, proporcionando dessa forma uma resposta justa ao caso concreto, haja vista que a simples aplicação do Código Penal, muitas vezes torna-se incongruente.

A grande controvérsia quanto ao tema a qual é explorada no presente estudo é a possível aplicação do princípio da insignificância, em casos que a quantidade de produto contrabandeado for ínfima.

O Supremo Tribunal Federal posicionou-se no HC 84.412-0/SP no qual o Min. Celso Mello elaborou requisitos objetivos para aplicação do princípio da insignificância, tal seja: a) mínima ofensividade da conduta; b) nenhuma periculosidade social da ação; c) reduzido grau de reprovabilidade do comportamento; d) inexpressividade da lesão jurídica provocada.

Entretanto alguns autores consideram os critérios muito subjetivos a doutrina e o Mistério Público Federal entendem que é possível a aplicação do princípio da insignificância de forma excepcional em casos em que quantidade do produto contrabandeado for ínfima, situação está que o delito não é capaz de lesionar o bem jurídico tutelado.  

O projeto em análise, pretender entender, compreender e analisar o cenário jurisprudencial da aplicação do princípio da insignificância no crime de contrabando. Objetivando analisar a possibilidade da excepcional aplicação do princípio da insignificância.

Para a fundamentação da pesquisa basear-se-á na jurisprudência e na lei abordando sua recente alteração. [pic 2]

2 DEFINIÇÃO DO TEMA

Excepcional aplicação do princípio da insignificância no crime de contrabando.

2.1 JUSTIFICATIVAS DA ESCOLHA DO TEMA

O tema foi escolhido a partir do contato com o assunto durante estágio no Ministério Público Federal.

Mostra-se importante a pesquisa sobre o assunto em análise, considerando a possibilidade de proporcionar a acadêmica pesquisadora um maior entendimento acerca da aplicação do princípio da insignificância e demais questões debatedoras sobre o assunto.

Além de ser um tema bastante contemporâneo, eis que a moderna e ciência criminal preconiza, teorias do estado mínimo, possibilitará, posteriormente, que demais pessoas interessadas no assunto, principalmente acadêmicos da instituição, se utilizem deste trabalho como fonte de pesquisa, para aprimorar o conhecimento e eventualmente sanar dúvidas sobre o tema.

2.1.1  Apresentação do problema e hipótese

Aplica-se o princípio da insignificância de forma excepcional no crime de contrabando?

Hipótese:

  • Sim, o Ministério Público Federal, aplicado o princípio da insignificância de maneira excepcional em casos de contrabando, cuja quantidade não ultrapasse 40 pacotes de cigarros. São avaliados de forma conjunta outros requisitos, quais sejam, a destinação do produto e a prática de crime habitual.

 [pic 3]

2.2 OBJETIVOS

 2.2.1 Objetivo Geral

Analisar os critérios utilizados para justificar a adoção do princípio da insignificância no crime de contrabando.

Para que se possa atingir o objetivo acima proposto, serão observados os seguintes itens:

  1. Crime de contrabando;
  2. Diferença de descaminho e contrabando;
  3. Teoria do bem jurídico.

2.2.2 Objetivos Específicos

De maneira ampla pretende-se demonstrar de que forma atua o princípio da insignificância, para que isso seja cumprido, serão estudados alguns itens:

- Princípio da insignificância;

- Analise o atual entendimento da jurisprudência, acerca do tema;

  - Debater a ideia da excepcional aplicação do princípio da insignificância nos crimes de contrabando.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

 3.1 PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA

Contemporaneamente, a modera e mais difundida ciência criminal prioriza teorias do estado mínimo, do direito penal como a ultima ratio. Assim, os princípios fundamentais têm natureza peculiar, condicionam e limitam o direito estatal de punir, fazem parte da essência do direito penal, de seu ser constitutivo (PRADO, 2010, p. 262).

Segundo Luiz Regis Prado apud Claus Roxin, o princípio da insignificância foi conceituado por Claus Roxin em 1964 na Alemanha, que assim definiu:

De acordo com o princípio da Insignificância, formulado por Claus Roxin e relacionado, com o axioma mínima non cura praeter, enquanto manifestação contrária uso excessivo sanção criminal, devem ser tidas c omo atípicas as ações ou omissões que afetem infimamente a um jurídico-penal. A irrelevante lesão do bem jurídico protegido não justifica a imposição de uma pena, devendo excluir-se a tipicidade da conduta em caso de danos de pouca importância (PRADO, 2010, p. 157)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com