TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS QUE CONCEITAM OS CONCEITOS DE LETRA E LITERATURA

Tese: PRINCÍPIOS QUE CONCEITAM OS CONCEITOS DE LETRA E LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  3.974 Palavras (16 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A alfabetização é uma etapa muito importante em nossa vida, é nesse processo que descobrimos o mundo das letras e da leitura. Um processo bem elaborado, com objetivos e metodologias adequadas pode ter resultados futuros que definem a vida e o prazer pelas letras em muitas pessoas, portanto, os profissionais docentes, deste ponto de visto, são considerados como atores importantes de incentivo e mediação na vida de seus alunos, pois, os mesmos possuem a responsabilidade de se qualificarem, refletirem e aplicarem metodologias eficientes, respeitando o contexto e os conhecimentos prévios dos alunos. A forma de escrever dos alunos pode variar de acordo com o seu estágio de desenvolvimento, suas aptidões, incentivo e metodologias aplicadas. O professor c tem papel fundamental no processo de alfabetização dos alunos, trabalhando de forma a mediar o conhecimento, trabalhando com a construção da escrita dos alunos levando em conta referências teóricos e meios de despertar o aprendizado por prazer e não por obrigação, refletindo sobre sua ação, de modo a relacionar e construir também conhecimento para si. A compreensão do professor quanto ao processo inicial de construção da escrita é de fundamental importância na alfabetização dos alunos, esse processo ocorre geralmente quando a criança passa por um estágio de desenvolvimento complexo, no momento de descobertas, dúvidas, e busca por respostas que muitas vezes não estão ao alcance de seus esquemas cognitivos, é neste momento que o educador contribui através de metodologias e práticas adequadas às necessidades de cada aluno, levando em conta que nem todos os indivíduos estão no mesmo nível de compreensão, nos levando a refletir de forma contributiva sobre os erros de nossos alunos, reflexão voltada à utilização destes erros no processo, considerando que o erro é parte do processo de aprendizado. O professor tem também o papel de proporcionar o contato direto do aluno com o mundo da leitura, muitos de nossos alunos, não tem a oportunidade de entrar em contato com a leitura através da mediação de seus pais, por isso, o professor também assume esse papel. A leitura é uma alternativa pedagógica eficaz na construção do interesse da criança pelos estudos, pois, quando despertamos para a leitura no inicio da vida escolar, é grande a possibilidade de tornarmos adultos que adotam a leitura como hábito e em consequência, conhecemos as formas corretas de escrever, pronunciar e compreender textos.

OS PRESSUPOSTOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Fui alfabetizada antes dos meus cinco anos, pois fui uma criança que frequentou a creche antes de entrar na primeira série. Já na primeira série começamos a alfabetização com cartilha (Caminho Suave). Essa fase da minha vida foi muito marcante, pois era a fase da descoberta, do aprender, do conhecer pessoas diferentes.

“Estar alfabetizado é...” segundo Emilia Ferreiro, poder transitar com eficiência e sem temor numa intricada trama de práticas sociais ligadas á escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de certo modo de composição, de certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária. Se algo parecido com isso é estar alfabetizado hoje em dia, fica claro que tem sido tão difícil. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar, melhor. De acordo com Machado Djanira aluna do 4º semestre de pedagogia, estar alfabetizado é mais que uma emancipação, é atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um vasto repertório de entendimento e habilidade para relacioná-los. Segundo Zugatto Raquel estar alfabetizado é uma concepção complexa, por que a escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão mergulhados em um universo letrado que oferece possibilidades para um pensamento alfabetizado.

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO?

A alfabetização é uma etapa muito importante em nossa vida, é nesse processo que descobrimos o mundo das letras e da leitura. Um processo bem elaborado, com objetivos e metodologias adequadas pode ter resultados futuros que definem a vida e o prazer pelas letras em muitas pessoas, portanto, os profissionais docentes, deste ponto de visto, são considerados como atores importantes de incentivo e mediação na vida de seus alunos, pois, os mesmos possuem a responsabilidade de se qualificarem, refletirem e aplicarem metodologias eficientes, respeitando o contexto e os conhecimentos prévios dos alunos. A forma de escrever dos alunos pode variar de acordo com o seu estágio de desenvolvimento, suas aptidões, incentivo e metodologias aplicadas. O professor tem papel fundamental no processo de alfabetização dos alunos, trabalhando de forma a mediar o conhecimento, trabalhando com a construção da escrita dos alunos levando em conta referências teóricos e meios de despertar o aprendizado por prazer e não por obrigação, refletindo sobre sua ação, de modo a relacionar e construir também conhecimento para si. A compreensão do professor quanto ao processo inicial de construção da escrita é de fundamental importância na alfabetização dos alunos, esse processo ocorre geralmente quando a criança passa por um estágio de desenvolvimento complexo, no momento de descobertas, dúvidas, e busca por respostas que muitas vezes não estão ao alcance de seus esquemas cognitivos, é neste momento que o educador contribui através de metodologias e práticas adequadas às necessidades de cada aluno, levando em conta que nem todos os indivíduos estão no mesmo nível de compreensão, nos levando a refletir de forma contributiva sobre os erros de nossos alunos, reflexão voltada à utilização destes erros no processo, considerando que o erro é parte do processo de aprendizado. O professor tem também o papel de proporcionar o contato direto do aluno com o mundo da leitura, muitos de nossos alunos, não tem a oportunidade de entrar em contato com a leitura através da mediação de seus pais, por isso, o professor também assume esse papel. A leitura é uma alternativa pedagógica eficaz na construção do interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com