TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRA E LITERATURA

Seminário: LETRA E LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Relembrando como foi o processo de alfabetização da equipe, todos foram alfabetizados na 1° série com cartilha, ninguém foi alfabetizado antes de entrar na escola. A nossa alfabetização ocorreu assim que entramos no primeiro ano de escola. Não houve nenhum contato com adulto ou criança mais velha, para o nosso processo de alfabetização, só com a professora mesmo. Todos tiveram uma ótima recordação sobre o processo, e isso tornou o nosso desenvolvimento como alfabetizados como um grande sucesso. Compartilhando as ideias marcantes, sentimentos e emoções no processo de alfabetização. Era usada na época uma cartilha que carregávamos com muito carinho devido a varias histórias que nos encantava, que achávamos o máximo. E nela continha histórias que ficarão marcadas para sempre, e lembro-me de uma até hoje a da macaquinha Mimi da família da letra “M”. Adorávamos quando a professora juntava a consoante com a vogal e cantava uma musiquinha das famílias das silabas como, ela lia com a turma parecia um coral, por exemplo: t com a = ta, t com e = te, t com i = ti, t com o = to, t com u = tu, e depois cantava ta-te-ti-to tu repetindo 3vezes. Nunca vamos nos esquecer de como foi bom ser alfabetizados de forma paciente e dinâmica.

Estar alfabetizado é ir muito além de usar códigos, além de dominar a leitura e a escrita, é ser capaz de ler e escrever. É necessário pensar em possibilidades de interpretar o que se ler e se escreve. Estar alfabetizado não implica em apenas conhecer o código alfabético, é representar a língua dentro do nosso sistema, isso vai além de conhecer o código e sócia-lo a um significado. O aluno estará alfabetizado quando ele for capaz de compreender varias situações problemas em relação ao saber, e isso será de conhecimento eficaz capaz de tornar sua vida em sociedade em grande sucesso. Mas para isso também temos que ter escolas preparadas e com bastantes propostas para despertar interesses nesse processo tão importante na vida da criança. Devemos inserir as crianças no universo das letras e das modalidades discursivas, se formos entender estar alfabetizado como simplesmente decodificar as letras ou codificar os sons, com isso criaremos crianças alfabetizadas mecanicamente, e as essas crianças não podem ser isso, porque elas são criativas, cheias de imaginação. A criança precisa ser estimulada para se desenvolver e cabe a família incentivar comprando livros, revistas em quadrinhos, ela mesma ao ler esses livros cria sua própria historia mesmo que ela não saiba ler. Ela faz leituras através da observação do desenho, conta sua própria historia não precisa necessariamente de palavras para estimular a criança, o mundo dos livros e das figuras é um grande aprendizado para que essa criança possa ser alfabetizada de uma maneira que ela cresça nos conhecimentos adquiridos através da leitura das figuras, da visão mais ampla que vai além de palavras e letras. Temos que entender atribuições de sentidos e apropriação do código, para que possa usar esse código de forma eficiente. Ter a capacidade de compreender criticar e interpretar o que se está lendo e escrevendo. Se não acontecer de forma simultânea às crianças vai aprender palavras que não saberiam para que serva, vão copiar e repetir palavras sem saber o que está escrevendo ou falando e não terá produtividade no desenvolvimento. Mas hoje não basta apenas saber ler e escrever para se estar alfabetizado para atender as exigências da sociedade, saber ler e escrever de forma mecânica não traz uma boa interação com a sociedade, o individuo tem que ser capaz de entender os significados das palavras nos variados contextos da sociedade.

Decodificar, Ler e Escrever

Para se estar alfabetizado nem sempre significa ter autonomia na escrita e leitura, é preciso saber os códigos observar as letras traduzir e transformar os sons. É na alfabetização que o individuo aprende o alfabeto e todo o processo de comunicação com a sociedade. É um processo bem mais amplo que meramente saber ler e escrever, é ensinar a visão de mundo, ser capaz de interpretar o mundo. Mas também precisa ir adiante disso, ou seja, tem que ter domínio da leitura e da escrita. Com tudo envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira que possa se comunicar e se expressar por ela. Uma pessoa alfabetizada reconhece e compreende códigos, e com esses códigos será capaz de formular ideias e mensagens para outros alfabetizados. Para chegar a utilizar com autonomia a linguagem e escrita é preciso que ela tenha passado por um enorme processo de aprendizagem. Para a pessoa estar alfabetizada, ela tem que ter relação com a linguagem oral, falar argumentando o entendimento de suas ideias e entendendo argumentos também das demais pessoas. Em relação à escrita que escreva textos legíveis e que tanto o individuo que escreveu o texto, quanto às pessoas que irão ler o texto possam entender os significados das ideias que o texto está transmitindo. Quanto à leitura, que os alunos possam identificar nos textos entendimentos do que se é lido e compreender as ideias que cada texto possa transmitir. E com tudo isso se faz necessário alfabetizar letrando, esses dois termos precisam andar juntos, embora sejam processos independentes, mas que um depende do outro. A Alfabetização e o letramento são de extrema importância para que a criança tenha a compreensão de mundo. Ser alfabetizado não significa estar letrado, é necessário que a alfabetização tenha sido plena. A criança alfabetizada e letrada ela não saberá apenas ler e escrever, mas saberá também conviver com a realidade da leitura e da escrita, podendo interagir com a todo o saber que circula na sociedade de forma que seu aprendizado seja cada vez melhor.

No processo de alfabetização a decodificação se observa o código e depois ele é traduzido. Não basta apenas conhecer os códigos, mas devemos atribuir sentidos a eles. Ler não é simplesmente decodificar os códigos, na leitura existem habilidades de pensamento cognitivo, ao interpretar um texto escrito há vários acontecimentos para que haja o entendimento, por isso não se ler apenas os códigos. A escrita é um conjunto de habilidade desde conhecimentos linguísticos e psicológicos que torna diferente da leitura, que vai desde a transformar transcrições de sons, de fonemas em letras e isso vai de encontro com o leitor em grande conhecimento. Formar leitores e escritores autônomos e críticos que possam ser conscientes do que se ler e escreve e não apenas capazes de decifrar a escrita como simples letras, com sentido vazio. A aprendizagem esta relacionada ao desenvolvimento de cada indivíduo. Quando abordamos a aprendizagem da língua estamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com