TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização LITERATURA E LETRA

Projeto de pesquisa: Alfabetização LITERATURA E LETRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

1ª etapa

Passo1

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

AURICELIA

Estar alfabetizado foi a mesma coisa de descobrir o mundo, poder ler tudo que estava a minha frente, poder decifrar os códigos, pegar um livro, ler todas as paginas sem ajuda de .ninguém foi maravilhoso, uma experiência única que só acontece uma vez na vida. Na minha época a alfabetização era um pouco mais lento do que atualmente no meu ponto, mas já era de qualidade relevante, minha mãe contratou uma professora particular para alfabetizar a mim e os meu irmãos e os meus irmãos, fui alfabetizada antes mesmo da primeira quando fui para escola já sabia ler e escrever corretamente antes mesmo de completar os cinco anos, com tarefinhas, como conhecer primeiramente as vogais logo em seguida as consoantes, mas a melhor parte da historia que me recordo é quando eu começava a juntar as letras e formar as silabas, eu achava muito interessante aquela maneira de ficar soletrando não desperdicei a oportunidade e aprendi rapidinho.

MIRIAN.

Estar alfabetizado, e poder olhar pra outro ser humano de igual pra igual sem se sentir inferior ou pior que ele é poder ser também chamado pelo nome como as outras pessoas.

Durante a minha alfabetização as coisas não eram tão fáceis, pois morava no interior trabalhava na roça filha de pai e mãe analfabetos, que por suas vezes tinham até vontade de nos dar uma boa educação, mas as condições financeiras não nos permitiam, na minha época era no tempo ainda das cartilhas, fui alfabetizada durante o tempo da escola com muita dificuldade, pra chegar até a escola, e a maioria das vezes sem o incentivo da professora fui alfabetizada depois dos cincos anos, e tive muita dificuldade pra aprender a ler e escrever, a maior parte das lições eu tinha que desenhar as figuras em cima das palavras as quais elas representavam para poder decorar a cartilha e daí pra frente foi um processo muito demorado Fui aprender a ler e a escrever já estava no ensino fundamental e apesar da falta de incentivo foi observando a professora e os outros colegas que aprendi a ler e a escrever.

ODETE.

Estar alfabetizado poder ler e escrever sem ajuda das outras pessoas, e ser tratada como um ser humano normal, poder se expressar na escola e em qualquer local de maneira correta, a alfabetização, não consiste só no processo da leitura mais também, na maneira correta de ler e escrever.

Eu tenho recordações de boas lembranças da minha alfabetização, tive uma boa professora, que se preocupava com processo de aprendizagem dos alunos que tinha, e não era diferente comigo, fui alfabetizada antes dos cinco anos e o meu desenvolvimento quanto a alfabetização foi rápido e não tive muitas dificuldades.

ADEILMA.

Estar alfabetizado é poder, escrever corretamente, ler corretamente, sem ter medo do que as outras pessoas vão dizer, sem se preocupar ou não se elas vão rir de você, sem poder ter vergonha do que foi feito ou produzido por você mesma. Poder escrever corretamente, inventar uma historia e poder coloca-la no papel e dar pra alguém ler sem medo algum.

Diferente do que acontecia quando eu estava escola, durante a minha época de alfabetização tive grandes dificuldades de aprender a ler e a escrever, e era motivo de zombaria para todos os meus colegas, foi um processo traumatizante já superado na minha fase adulta. Aprendi a ler e escrever depois dos nove anos de idade já no ensino fundamental, mais apesar de tudo sou grata por ter aprendido a ler e a escrever.

CLEIA.

Estar alfabetizado no meu ponto de vista e ter a concepção correta da escrita e da leitura, podendo então se expressar, diante de todos sem represarias , poder escrever cartas e bilhetes, ou qualquer outro tipo de texto.

Guardo comigo ótimas lembranças da época em que fui alfabetizada, não tive muitas dificuldades pra ler e escrever, e aprendi de maneira rápida com a ajuda dos meus pais, já cheguei na escola alfabetizada, aprendi a ler e a escrever antes dos cinco anos de idade.

Passo 2

ESTAR ALFABETIZADO É?

Alfabetização é o ato de proporcionar à um aluno, o desenvolvimento de funções e ações vinculadas a escrita de maneira correta, e a leitura de códigos então desconhecidos pelos mesmos, uma experiência nova que pode mudar toda uma vida, dependo da maneira como a alfabetização vai ser trabalhada com a criança , ela irá refletir por muito tempo.

A alfabetização não deve ser compreendida apenas como uma técnica de decifração de códigos ou montagem correta de letras e sílabas , vai muito mais além de tudo que se pode perceber, alfabetizar é poder proporcionar ao aluno a correta compreensão do alfabeto, durante esse processo as crianças adquirem experiências e lembranças que vão lhe acompanhar em seu processo de aprendizado inclusive na vida adulta.

.Aprender a ler e a escrever vai muito alem de desenhar letras, de maneira que elas fiquem bem agrupadas e unidas formando um belo som, é um trabalho conjunto com a leitura onde irá permitir ao aluno, que ele descubra o mundo a sua volta,é a curiosidade de desvendar novidades no que diz respeito a leitura,é o desenvolvimento da capacidade doo aprendizado, e a maneira correta que a criança deve encontrar para se expressar perante a sociedade, sem represarias no que se refere a escrita e a leitura sem ser constrangida por ninguém.

Estar alfabetizado é poder se relacionar e interagir com as outras pessoas através de textos criados por nós mesmos onde podemos compreender e ser compreendidos, através da escrita correta, da leitura, interpretação do que escrevemos do que vivemos.

Estar alfabetizado é poder descobrir tudo a sua volta, é poder ser alguém, e ter a oportunidade, de crescer na vida profissional e pessoal inserido na sociedade sem medo de se manifestar quando se achar necessário seja através da leitura ou da escrita.

Passo 4

 Decodificar:

E o ato de decifrar algo desconhecido, escrevendo em linguagem comum algo não esclarecido ou desconhecido.

 Ler:

E o mesmo que interpretar algo escrito, é a visão e o conhecimento por meio da leitura de palavras ou texto,é o mesmo que ver estudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com