TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: APLICAÇÃO EM UM PROJETO DE P&D DENTRO DO PROGRAMA ANEEL

Por:   •  24/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: APLICAÇÃO EM UM PROJETO DE P&D DENTRO DO PROGRAMA ANEEL

De acordo com o artigo, o programa ANEEL de P&D tem como objetivo realizar uma espécie de equilíbrio entre os investimentos realizados em cima de pesquisa em desenvolvimento pelas empresas que trabalham com energia elétrica localizadas no Brasil, sendo que, por meio de uma nova lei, é determinado que essas empresas tenham a obrigação de investir em pesquisas e desenvolvimento no próprio setor.

        Todo processo terá que ser acompanhado por entidades estabelecidas, sendo que os temas para investimento serão determinados pela ANEEL.  Esses temas abrangem: fontes alternativas de geração de energia elétrica; geração termelétrica; gestão de Bacias e reservatórios; meio ambiente; segurança; eficiência energética; planejamento de sistemas de energia elétrica; operação de sistemas de energia elétrica; supervisão, controle e proteção de sistemas de energia elétrica; qualidade e confiabilidade dos serviços de energia elétrica; e medição, faturamento e combate a perdas comerciais. Contudo, alguns critérios são estabelecidos: obrigatória à elaboração e apresentação de uma busca de anterioridade, que deve englobar bases de dados de patentes, produção científica, o próprio histórico de projetos ANEEL, entre outras fontes pertinentes.

        Vale destacar que, de acordo com essa visão moderna que temos hoje, o PDP é visto como um processo de negócio. Em outras palavras, o PDP tem como prioridade o resultado abrangendo produtos que tenham valor para os clientes da empresa. Hoje, na engenharia de produto, são evidenciados diversos modelos que podem ser utilizados como referência para a definição do PDP de empresas de base tecnológica. Um exemplo disso é o Modelo Unificado de Referência (MUR).

Esse exemplo retratado (MUR) é desenvolvido em etapas: Pré-desenvolvimento, Desenvolvimento e Pós-desenvolvimento. Por meio dessas etapas, é criado sub etapas, envolvendo atividades e tarefas necessárias para o desenvolvimento de produtos.

A AQTech tem buscado um modelo estruturado de desenvolvimento de produtos desde 2006, como uma forma de sistematizar o seu processo de inovação. O modelo adotado pela AQTech como base para a estruturação de seu PDP foi o Modelo Unificado de Referência, que foi adaptado em um primeiro momento para Empresas Nascentes de Base Tecnológica e, posteriormente, para os projetos da AQTech.

O processo de desenvolvimento de novos produtos da empresa inicia com base no Plano Estratégico Empresarial (PEE), documento que define os cenários futuros da empresa e os desdobra em objetivos estratégicos de longo prazo. Com base nestas informações o Planejamento Estratégico de Produtos, a primeira etapa do PDP, desdobra os PEE em produtos e serviços atuais e futuros. Os resultados dessa fase são a “pasta” de produtos, ideias de projeto cronologicamente organizadas e esboço dos próximos projetos a serem desenvolvidos. A segunda fase do modelo é o planejamento do projeto, que detalha minuciosamente as informações necessárias para a gestão de projetos em termos de escopo, tempo (cronograma), custos (orçamento), integração, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisição e envolvidos no desenvolvimento da inovação proposta. Estas informações são formalizadas no plano de projeto, que é o artefato formal da fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com