TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS CULTURAIS

Trabalho Universitário: PROCESSOS CULTURAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  4.683 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

As mais diversas culturas do planeta estão em constante processo de interação e por consequência, de transformação. Os processos culturais não podem ser visto de uma maneira engessada ou que nunca ocorrerá mudanças, muito pelo contrário, a cultura de um povo está em constante processo de transformação sendo modificada a todo instante, pois hoje no mundo globalizado a interação entre os povos é muito maior.

Neste trabalho falaremos sobre processos culturais e suas divisões: Mudança Cultural, Difusão Cultural, Aculturação, Sincretismo, Transculturação e Endoculturação.

Sendo a cultura um processo dinâmico, é importante observar a maneira como as coisas se organizam dentro desse contexto, o que nos leva a afirmar que tudo o que diz respeito a processo cultural hoje, é ligado com fatos que já aconteceram. Esse processo se dá de diferentes formas na sociedade, seja por meio de hábitos sociais, ritos, ou normas de comportamentos aceitos ou não. Lembrando que toda e qualquer alteração na cultura, seja por aumento ou diminuição populacional com: guerras, inovações científicas, tecnológicas, ou quaisquer outras formas, podem chamar de mudança cultural. Mudança esta, responsável por ocasionar também, a difusão cultural, que nada mais é do que um empréstimo direto de um traço cultural característico de outra cultura, de um grupo a outro. A Aculturação por sua vez, é um conjunto de mudanças resultantes do contato de dois ou mais grupos de indivíduos representantes de culturas diferentes, ocasionado diversas vezes a desintegração de uma ou várias culturas. Já o sincretismo religioso é a absorção de influências de um sistema de crenças por outro. Vale ressaltar que o sincretismo pode acontecer com a linguagem, quando usa-se uma forma gramatical particular pra realçar as funções de outra, além da sua. A transculturação, trata-se do processo que ocorre quando o individuo adota uma cultura diferente da sua, e por fim, abordaremos o processo de endoculturação que são formas de aprendizado de uma cultura, que se inicia com a assimilação de valores e experiências à partir no nascimento de um individuo e que se completa com a morte.

Todos os processos culturais citados convergem a um lugar comum, a sociedade. Podemos afirmar então, que as transformações da sociedade, interferem grandemente nos processos culturais.

2. PROCESSOS CULTURAIS

Os processos Culturais abrangem em uma significação ampla, as práticas humanas e suas manifestações como: conhecimentos, crenças, valores, costumes, artes, tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas. A noção de processo decorre do fato de a cultura ser dinâmica e de estar ligada às transformações sócio-históricas em que interagem relações de causa e consequência, aspecto importante no estudo das culturas e de como ela se reproduz em um determinado meio social. Essa dinamicidade exige que o foco das investigações seja orientado para as manifestações do processo cultural, em que ele se inscreve e se torna passível de análise, o que abre espaço para entender e discutir fatos históricos, estruturas político-sociais, processos de interação, ritos sociais, manifestações artísticas, avanços tecnológicos, onde se destaca o enraizamento da memória individual e coletiva. A cultura é dinâmica e contínua, pois pode sempre se modificar através dos contatos com outros grupos e com as próprias invenções e descobertas, o que amplia o acervo cultural de geração em geração. A perpetuação de uma cultura se dá quando há assimilação de novos traços ou quando abandonam traços antigos. Sob esse prisma a diversidade dos processos culturais e suas variadas manifestações podem ser vistas de variados aspectos: Através do crescimento, transmissão, difusão, estagnação, declínio, fusão.

2.1 Mudança Cultural

Mudança cultural é o processo de adaptação de uma cultura às exigências do seu meio ambiente. Tal processo, exige a interação de um grupo com outros, que lhe são exteriores, pois pode ocorrer com maior ou menor facilidade, dependendo do grau de resistência ou aceitação. Diz-se que quando o número de elementos novos adotados supera os antigos que caíram em desuso, tem-se o crescimento da cultura. As mudanças podem ser realizadas lentamente ou com rapidez (através dos meios de comunicação), devido aos contatos diretos e contínuos entre os povos, como é o caso da mudança de contexto cultural que vive o crescente número de estudantes que fazem intercambio com outros países.

A mudança cultural é hoje, um dos campos que mais ocupa a Antropologia aplicada, porque ela é particularmente evidente em certos meios, tais como, nos processos adaptativos dos imigrantes que partiram de meios rurais e chegaram às cinturas das grandes cidades. Tais mudanças acontecem também nas culturas rurais que manifestavam certo isolamento e que já estão sofrendo o impacto dos meios de comunicação, especificamente da televisão. Quando os povos mantêm-se isolados ocorre à estagnação, pois a cultura permanece relativamente estática, modificando-se apenas em consequência de ações internas. Se os elementos culturais desaparecem, tem-se o declínio cultural. Muitas vezes, condições religiosas, sociais e ambientais levam ao desaparecimento ou mudança de um complexo cultural. Por um lado, se um simples traço ou toda uma cultura pode desaparecer, por outro lado, o renascimento cultural pode ocorrer, em consequência de fatores, endógenos, (fatores internos), como descoberta e invenções ou exógenos, (fatores externos), através de difusão cultural.

Assim, há mudança quando:

• Agregamos novos elementos culturais;

• Quando aperfeiçoamos os elementos mais antigos por meio de invenções;

• Há empréstimo de novos elementos culturais de outras sociedades;

• Elementos culturais, inadequados ao meio ambiente, são abandonados ou substituídos;

• Por falta de transmissão de geração em geração certos elementos culturais desaparecem.

• Grande número de elementos novos adotados supera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com