TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 1

Trabalho Escolar: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

BIODIVERSIDADE

Biodiversidade é a diversidade da vida, bio = vida. Existe biodiversidade em quase todos os cantos do mundo (litosfera, biosfera, hidrosfera) e vai de aves até mamíferos.

A biodiversidade possuí três níveis:

 Diversidade genética – os indivíduos de cada espécie não são idênticos entre si.

 Diversidade orgânica – os cientistas agrupam os indivíduos que tem uma história evolutiva em comum.

 Diversidade ecológica – as populações da mesma espécie ou de diferentes espécies interagem entre si formando comunidades.

A biodiversidade refere-se, portanto à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microorganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas, e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Os ecossistemas fornecem-nos muitas coisas. Eles nos suprem de elementos básicos para a vida. Isso inclui a alimentação, água potável, madeira, medicamentos, etc.

O homem tem machucado demais a natureza, machucando assim também a biodiversidade, com explorações à natureza e retirada de muitos de seus recursos naturais, um exemplo são as derrubadas de árvores para fazer carvão ou até papel.

Nós devemos conservar a natureza porque a maioria dos recursos que necessitamos para a sobrevivência está na natureza. No começo de tudo era praticamente uma floresta gigante que ocupava o mundo inteiro e com espécies diferentes como os dinossauros que existiam na época e depois de um tempo foram extintos. Os dinossauros herbívoros ficaram sem plantas, pois quando o meteoro caiu todas as plantas sumiram, os dinossauros carnívoros por sua vez ficaram sem suas presas que morreram e também acabaram morrendo, era quase um mundo sem a natureza, como se tivesse havido algo como uma grande poluição pelo mundo inteiro, se não fosse por isso aquelas espécies ainda existiriam até hoje.

Onde está a biodiversidade?

Em toda a Terra, de ambientes extremos como os pólos à rochas sob a superfície da Terra ou às nuvens mais altas. Calcula-se que haja 13 milhões de espécies na Terra, mas os cientistas identificaram apenas em torno de 1,75 milhões até agora.

Como a biodiversidade nos serve?

A biodiversidade nos supre de elementos básicos para a vida, incluindo alimentação, água potável, medicamentos e muitos outros com importância incalculável. Ela ajuda também a manter a qualidade do ar, a purificação da água, o tratamentos de resíduos e a proteção dos perigos naturais como a erosão, pragas e doenças. Não podemos deixar de citar os importantes benefícios não materiais que as pessoas obtêm dos ecossistemas por meio de enriquecimento espiritual, reflexão, recreação e assim por diante. A biodiversidade moldou lendas e inspirou cultura, história e artes.

Por que estamos perdendo a biodiversidade?

As causas indiretas da perda de biodiversidade incluem o crescimento da população e o desenvolvimento econômico. Já as diretas incluem as seguintes abaixo citadas:

 Perda do habitat: Podem ocorrer naturalmente, através de secas, doenças, incêndios, vulcões, terremotos e mudanças de temperatura ou precipitação sazonal;

 Alterações climáticas: A distribuição dos animais selvagens e domesticados e das plantas é sensível à temperatura e à umidade;

 Espécies exóticas invasoras: A introdução, acidental ou intencional, de espécies invasoras de plantas, como o aguapé no Lago Vitória, na África, ou de animais como o esquilo cinza na Europa, pode ter um impacto devastador sobre as espécies naturais e cultivadas e os ecossistemas;

 exploração e poluição: A caça insustentável, a pesca e a extração de matérias-primas estão aumentando demasiadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com