TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFUNCIONÁRIO CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

Por:   •  3/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                                                                                                                              

PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

        

MEMORIAL DESCRITIVO

NOME DO CURSISTA: PAULO ANTONIO MIKUNI MENDONCA

PROFESSORA MEDIADORA: ELIENE ALVES FERREIRA RAMOS

PROFESSOR DA DISCIPLINA: MARCEL RAMOS

DISCIPLINA: EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DIDATICOS

CUIABÁ-MT

2019

Introdução

O termo “didática” encontra duas definições distintas, bastante usuais. A primeira, que situa a didática como uma das disciplinas da Pedagogia, estuda os componentes do processo: conteúdos, ensino e aprendizagem. Outra definição, é a que considera a didática como o conjunto de princípios e técnicas que se aplicam ao ensino de qualquer componente curricular, estabelecendo normas gerais para o trabalho docente, a fim de conduzir a aprendizagem.

Aprendemos neste modulo sobre a didática como disciplina pedagógica que engloba: conteúdos, ensino e aprendizagem. E a didática como um conjuntos de técnicas e princípios que são aplicadas ao ensino como componente curricular, e instituindo normas para o trabalho docente.

As diferenças sobre técnicas, métodos e estratégias de ensino; e a gestão e organização dos equipamentos didáticos e a história dos materiais didáticos e sobre sua utilização desde os primórdios da civilização.

E o que define se é um material didático ou não; e a importância dos materiais didáticos e o uso dos mesmos como: o quadro de giz como equipamento didático visual, e do mimeógrafo, retroprojetor, computador, projetor de multimídia, cartazes entre outros.

        

        


Pratiques

        Em seu ambiente de trabalho há muitos instrumentos e ferramentas de uso voltados à manutenção e à conservação da infraestrutura escolar (equipamentos de limpeza, marcenaria, capina, etc.). Verifique quais deles poderiam ser utilizados com os estudantes, em uma atividade de educação ambiental, visando à economia de recursos naturais ou à preservação das áreas verdes da escola, por exemplo. Selecione o tema e os materiais a eles relacionados. Descreva de que forma poderiam ser empregados, a fim de exercerem funções didáticas.

           R: Na minha unidade temos cavadeiras, pás de jardinagem, regadores, eles são utilizados na plantação de novas mudas de árvore como cerejeira e ipê amarelo, as crianças se divertem e aprendem sobre ecologia e preservação ambiental.

Tente se lembrar do seu tempo de estudante. Pense nos tempos de primário, ginásio ou colegial.  Lembre-se das aulas, dos materiais e da mobília. Quais são suas lembranças desse espaço? Positivas ou negativas? Havia algum lugar especial em que você gostava mais de ficar?  Por quê? Registre as suas lembranças, fazendo uma comparação com as salas de aula da escola em que você trabalha. Compartilhe-as com seus colegas de curso.

R: Lembro que utilizávamos fita K7 para assistir filmes, gostava muito, lembro que a qualidade era bem ruim e a televisão era bem antiga de 14 polegadas.

        Atualmente, as crianças assistem filmes em streaming de vídeo (Netflix) em Datashow de ótima qualidade, a tela é tão grande que pega uma parede inteira e a qualidade da imagem é 100%.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO/PRONATEC

PROJETO PARA A

PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA - PPS

NOME DO CURSISTA: PAULO ANTONIO MIKUNI MENDONCA 

PROFESSORA MEDIADORA: ELIENE ALVES FERREIRA RAMOS  

CURSO TÉCNICO PROFISSIONAL EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO/PRONATEC

TEMA:

PROJETO DE ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA LOGICA PARA O RECEBIMENTO DO PROGRAMA ESCOLA CONECTADA NA EMEB – FRANCISCO PEDROSO DA SILVA

CUIABA-MT

2019

Tema:

Projeto de Adequação da Infraestrutura logica para recebimento do projeto Escola conectada na EMEB Francisco Pedroso da Silva.

Problema:

Atualmente o ambiente escolar da EMEB Francisco Pedroso da Silva, foi contemplado com o projeto escola conectada, porem a sua infraestrutura logica encontram-se muito precária.

Para atender alguns requisitos necessários para participação no projeto se faz necessários alguma adequação na infraestrutura logica da unidade

Objetivo:

Desenvolver um projeto com todos os parâmetros para implantarmos o projeto Escola Conectada que tem o objetivo de universalizar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias e o uso de conteúdos educacionais digitais em sala. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com