TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação e Infraestrutura Escolar

Por:   •  14/11/2017  •  Abstract  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNA: Fabiana Silva Ribeiro

TURMA: Alimentação e Infraestrutura Escolar - Miranda/MS

CURSO: Prófuncionário

ATIVIDADE – Aula 6

Atividade 1 – Nesta unidade aprendemos sobre o dever humano. A escola é uma instituição social, sua principal atividade é o ensino e a aprendizagem reconhecida socialmente. Para você, que contribuição à escola pode oferecer para a formação humana e profissional de uma pessoa? Como funcionários da escola podem contribuir para esta formação?

A escola como uma das mais importantes instituições da sociedade tem um papel fundamental na transferência de valores e conhecimento básico aos seus alunos, sua contribuição funciona como um alicerce na formação social do individuo, pois além de transmitir as disciplinas e os conteúdos é por meio dela que são repassados os valores sociais, morais e éticos.

Nós funcionários, podemos contribuir auxiliando nesse processo educativo, sendo que o ofício de ensinar, que é o maior objetivo da escola, não se limita apenas ao conteúdo intelectual, mas a toda e qualquer prática que colabore na formação do cidadão e que não precisa somente estar delegada aos docentes, necessitando também da atuação dos demais trabalhadores em educação.

Atividade 2 – Esta unidade fala de quando os colonizadores ocuparam estas terras, já habitadas pelos nativos, aonde vieram com eles padres da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas, com os objetivos de evangelizar e catequizar os nativos, mas para isso era preciso mudar muitos hábitos. Assista ao filme “A missão” disponível no link: e responda: Que relação você faz da concepção da educação dos colonizadores Jesuítas e a educação dos tempos atuais?

Diante desse contexto não houve grandes mudanças, o ensino é diferenciado entre as classes sociais, onde a educação daqueles que possuem melhores condições financeiras é melhor do que aqueles que dependem de educação pública.

Atividade 3 – Esta unidade fala da expulsão dos padres da Companhia de Jesus que foi o marco inicial de instauração do processo de laicização da vida pública e da educação em novembro de 1772, mesma época em que as aulas régias avulsas foram criadas. O Marquês de Pombal era um homem pragmático que pretendia colocar Portugal à mesma altura que outras nações européias, na modernidade. Será que hoje a relação Estado e Igreja definem as regras de conduta, os princípios, os valores éticos e morais a serem assimilados por todos e que podem estimular na implantação no modo de produção capitalista e na educação? Quem disputa estas prerrogativas hoje?

A Igreja era responsável pela educação obedecendo às exigências do clero, a Igreja perdeu a força quando o Estado passou a ser laico, e nos dias atuais já não influencia mais na atuação do Estado; desde que não influencie politicamente no país a liberdade religiosa é garantida pela Constituição. Hoje a educação é obrigação do Estado, assumindo a criação de mão de obra especializada, pois o país tornou-se capitalista.

Atividade 4 – A educação de D. João VI que era formal e tinha por finalidade formar os quadros dirigentes para a administração pública. A população oprimida e explorada se organizou para lutar pelos seus direitos. As mulheres, indígenas, negros, escravos e todos aqueles que faziam qualquer tipo de atividade braçal não poderiam estudar, eram desprezados, considerados incapazes.

Observa-se que a política para a educação conduzida por D. João VI priorizou a educação somente para as elites. Atualmente  como você vê a condução e construção desse processo no âmbito escolar?

Atualmente a educação de qualidade continua sendo somente para os mais abastados, de acordo com a Constituição Federal o Estado busca igualdade para todos, elaborando políticas públicas para que todas as classes sejam beneficiadas.

Atividade 5 – Esta unidade fala sobre a educação escolar, a partir do primeiro mandato de D. Pedro I até a instituição da República. Naquela época a Constituição Federal determinava que a instrução primária fosse gratuita a todos os cidadãos. Que eram aqueles que possuíam propriedades, terras, bens e participavam do governo local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com