TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

Por:   •  4/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 3

        

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

          ALUNO(A): Marcia Regina de Campos

          TURMA: TSE 2017.2A

          TUTOR(A): Izabel Galiaço

        PROPOSTA DA ATIVIDADE:

Em que medida os dados como taxa de evasão, repetência são relevantes para o planejamento escolar?

Algumas instituições de pesquisa, voltadas para o estudo da evasão escolar, apontam razões para o alto índice de evasão escolar, dentre eles: os jovens acham a escola desinteressante, a necessidade de trabalhar, e a dificuldade de acesso à escola, etc.

Sabendo ser a evasão escolar maior do que deveria, pesquisas e esforços são realizados para tentar diminuir este índice.

Eis então o nosso questionamento, como pode o secretário utilizar-se das informações externas e das internas sobre evasão escolar para contribuir com o planejamento escolar da Instituição em que atua?

RESPOSTA DA ATIVIDADE:

Em primeiro lugar o secretário terá que pesquisar o motivo que levou o aluno a se ausentar da sala de aula que é verificada através da freqüência escolar. A partir disso avalia e procura executar a melhor forma para trazê-lo de volta. A escola funciona para o estudante como se fosse a sua segunda casa, portanto, devemos mostrar preocupação, ligando para a família, dizendo que sentiu a falta do aluno e  procurando saber e que o levou  a não freqüentar mais as aulas(doença, falta de transporte, falta de uniforme, desempenho ruim,trabalhar cedo, falta de interesse, falta de incentivo dos pais, mudança de endereço,entre outros).Pode ser feito também para complementar, caso os pais não possam ir a escola devido ao trabalho ou qualquer outra situação, fazer uma visita as famílias, procurando dar soluções para a ausência escolar, e sendo assim, dar um fim feliz às histórias de abandono e evasão.

Sabendo o motivo começa-se a trabalhar em cima do ponto referido.

Os gestores tem que procurar meios para motivar o aluno a ficar dentro da sala de aula. Inicialmente tem que incentivar ao professor a chamar o aluno pelo nome, pois assim começa a criar um vínculo, dando uma identidade aos grupos, e para isso as planilhas com os nomes devem estar prontas para que haja o conhecimento de cada um. As aulas tem que ser mais interativas, colocando o universo digital a disposição dos estudantes. A inserção da tecnologia na educação não se limita a deixar o conteúdo mais atrativo: Para combater a evasão escolar é essencial que os educadores tenham muita atenção com os estudantes que estão com dificuldade nas disciplinas e aparentam desmotivação. Por outro lado, há situações em que crianças e adolescentes com bom potencial não se sentem desafiados e deixam de se interessar pelos estudos. Nesse ponto, o secretário pode sugestionar sobre a criação de aulas de ensino híbrido. Essas aulas podem ser combinadas com momentos de sala de aula e laboratório de informática com conteúdos complementares. Na aula seguinte, com a ajuda do professor e em companhia dos colegas, ele pode aprofundar o que aprendeu e aplicar os conceitos desenvolvendo projetos, debatendo os assuntos,trabalhando exercícios, entre outras atividades. Esse método faz o aluno pensar criticamente, trabalhar em grupo e ver o sentido do conteúdo. Nesse atual sistema devemos utilizar o ensino e a tecnologia de mãos dadas e usando estas para a diminuição da evasão. A adoção do ensino híbrido em um nível mais profundo exige que sejam repensadas a organização da sala de aula, a elaboração do plano pedagógico e a gestão do tempo na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com