TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL APRESENTADO AO CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

Por:   •  28/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  7.314 Palavras (30 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 30

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFMA

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO: TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

PÓLO: CHAPADINHA-MA

ALUNO: ALICIO LIMA DA SILVA FILHO

TUTORA: MERANDULINA FREIRE DE OLIVEIRA LIMA

                     

RELATÓRIO FINAL APRESENTADO AO CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

CHAPADINHA-MA          

                                                                       2017

                                   RELATÓRIO DE ATIVIDADES

1. INTRODUÇÃO

O relatório visa descrever as atividades e experiências desenvolvidas no âmbito da escola pólo e nas escolas campo, onde estão presentes as ações e os procedimentos decorrentes no curso Técnico em Infraestrutura Escolar oferecido pelo IFMA, com carga horária de 1380.

O curso técnico em Infraestrutura escolar oferecido pelo IFMA, na modalidade a distância veio possibilitar a formação técnica de funcionários de escola de acordo com a função que exerce no contexto escolar. É uma formação muito importante para as categorias, pois, contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento da função possibilitando ao profissional atuarem em outras áreas do sistema de ensino público ou privado.

Essa formação além de abrir novas possibilidades de ingressos em outras áreas reconhecendo a formação profissional, também valoriza e reconhece o trabalho desses profissionais como essenciais para o desenvolvimento e bom andamento dos trabalhos escolares, pois, esses profissionais estão dotados de saberes e habilidades para contribuir com a comunidade escolar.

A ESCOLA PÓLO

A Unidade Integrada Manoel José de Santana fica localizada à Travessa, 15 de Novembro, no Centro de Chapadinha, a escola atende alunos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Anos Finais nos três turnos, é uma escola da rede pública municipal que em parceria com a Prefeitura do Município aceitou ceder uma sala de informática para que pudéssemos realizar nossa prática profissional.

A ESCOLA CAMPO

Pré-escola Jardim Cirandinha possui 8 sala de aula  oferece os níveis de ensino Educação Infantil disponíveis nos turnos matutino e vespertino, contendo 400 alunos em sua grande maioria advindos de famílias carentes que moram na própria comunidade, possui também uma secretaria dois banheiro e uma cantina.

2 DESENVOLVIMENTO

No dia 18/ 07/15 tivemos nosso primeiro encontro presencial com a equipe técnica do IFMA de São Luís, onde conhecemos os tutores do pólo Chapadinha-MA, foi um encontro duradouro nos dois turnos matutino e vespertino com parada para o lanche e o almoço, no decorrer dos trabalhos nos foi apresentada a ementa do curso, o total de horas de estudos, a plataforma da Rede e-Tec Brasil onde deveríamos enviar nossos trabalhos, também explicaram a importância da formação dos profissionais da escola e como esse curso irá nos valorizar tanto na formação pessoal quanto profissional.

Tiramos nossas dúvidas iniciais com a equipe de tutora, como os procedimentos de estudos e execução do curso, os horários disponíveis da equipe e o acesso à internet, onde o acesso é um passo muito difícil, pois alguns nunca tiveram acesso ao computador. Em seguida recebemos a apostila do fascículo Informática básica, pois, os organizadores muito eficientes por sinal pensaram também nas dificuldades dos alunos.

Esse fascículo é de extrema importância aos cursistas porque assim como eu não sabia nem ligar um computador, esse fascículo nos trouxe conteúdos fascinantes e essenciais para a continuidade do curso, uma vez que seria necessário aprendermos primeiramente acessar e digitar nossas atividades para podermos enviá-las a plataforma com sucesso.

Começamos os estudos e as atividades logo no primeiro encontro fazendo atividades em grupo, onde fizemos uma longa viagem ao tempo, começamos pelas grandes descobertas e criações, como essas descobertas contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e para a evolução do homem, com a continuidade dos estudos aprendemos sobre as tecnologias e mercado de trabalho, o impacto que as novas tecnologias trouxeram para a formação profissional do trabalhador brasileiro.

A disciplina Informática Básica abordou a importância da economia cafeeira para nossa origem industrial, a partir da segunda guerra mundial, mesmo tendo sido nefasta, trouxe alguns benefícios a nossas indústrias de manufatura. Além disso, tecemos comentários sobre os nossos governantes e suas relações nesse processo. Outras relações foram os recursos tecnológicos para as condições de sermos mais globais gerando dessa forma, um formato social que possui padrões bastante específicos, mas que pertinentes de uma sociedade da área da informação. O Brasil vem evoluindo gratuitamente no aspecto tecnológico e permitindo cada vez mais a democratização desse recurso.

A descoberta e a criação com do homem e sua relação com a natureza e o trabalho. O homem vem ao longo de toda a história utilizando sua inteligência e criatividade e curiosidade para descobrir, inventar, transformar e aperfeiçoar ferramentas, materiais, recursos a fim de melhorar a sua vida, se proteger e garantir sua sobrevivência. A difusão da tecnologia da informação na economia não causa desemprego de forma direta, pelo contrário, dadas as condições constitucionais e organizacionais certas parecem que, ao longo prazo, gera mais empregos. A transformação da administração e do trabalho melhora o nível da estrutura ocupacional e aumenta o número dos empregos de baixa qualificação. A importância da informática na formação do trabalhador, por meio do computador tornou-se fundamental e mudou o perfil dos empregos na vida da nossa sociedade.

O mundo do trabalho em que seu processo histórico de mudança passando por suas práticas nas oficinas na fase pré-industrial e nas fabricas no pós-industrial e nessas visualizamos como se deu a divisão do trabalho. Essa última fase marcou o surgimento da sociedade informacional, amadurecimento das tecnologias da informação e a transformação do processo de trabalho com extinção de uns e criação. Surgiu um novo paradigma: emprego x salario x trabalho.

Na disciplina Funcionário de escolas: cidadãos educadores, profissionais e gestores foi feito um resgate histórico da figura do funcionário de escola, enfatizando a invisibilidade da figura de funcionário de escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com