TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR

Por:   •  23/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Cursista: Odali Teresinha Debortoli

PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR (PTE)

Tutor: Leocir Nesello

FLORES DA CUNHA

2014

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR (PTE)

Trabalho final de conclusão do Curso Programa Transporte Escolar (PTE) no âmbito do Programa Formação pela Escola.

FLORES DA CUNHA

2014

SUMÁRIO

1 PARA INÍCIO DE CONVERSA ...................................................................................... 03

2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR (PTE) ….............................................................................................................................................. 03

2.1 IDENTIFICANDO O PROBLEMA DURANTE A APLICACÃO DO PTE .................. 04

2.2 TENTATIVAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA ................................................. 04

3

1 PARA INÍCIO DE CONVERSA

Não podemos falar sobre políticas públicas, sem antes pensar o significado das palavras: políticas e públicas. A primeira, sendo pensada como a ciência da organização, direção e administração das ações, deve acima de tudo visar o bem comum, e nunca o benefício individual de um ou outro cidadão ou grupo. A segunda pensada como algo que pertence a todos, ou ainda que deve ser conhecida por todos.

O conjunto destas premissas cria a ideia de organização da nossa atual sociedade, pensada de forma democrática e dinâmica, pensando sempre que não vivemos sozinhos. Vivemos em comunidades, cada uma com seus costumes, sua cultura, suas normas que devem ser incentivadas e respeitadas. Diante disso, percebemos a necessidade de pensar políticas públicas para um período de tempo específico e que seja organizado e executado sem pensar em quem está no poder.

O Estado, por meio do governo que está no poder, tem a possibilidade de desenvolver políticas sociais redistributivas e compensatórias no sentido de diminuir, um pouco, as desigualdades presentes na nossa sociedade.

2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA TRANSPORTE ESCOLAR (PTE)

O Programa Transporte Escolar (PTE) tem como objetivo oferecer condições necessárias para que os alunos cheguem à escola. Sendo assim, o Estado destina recursos para que milhões de alunos não sejam impedidos de frequentarem uma escola, por morarem em locais distantes, no meio rural ou em locais de difícil acesso, ou por serem portadores de necessidades especiais.

No município de Flores da Cunha, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) utiliza este recurso para assegurar o transporte escolar da rede municipal, estadual e particular nos níveis de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, responsabilizando-se com todas as despesas do transporte relacionado com a educação municipal.

2.1 IDENTIFICANDO O PROBLEMA DURANTE A APLICACÃO DO PTE

4

A grande maioria dos alunos que utiliza o transporte escolar sabem valorizar esse meio de chegar até a escola onde estudam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com