TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O programa nacional do livro didático (PNLD)

Por:   •  11/10/2015  •  Ensaio  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

O programa nacional do livro didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados á distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede publica de ensino brasileiro e iniciou-se com outra denominação, em 1929. Ao longo desses 80 anos, o programa foiaperfeiçoado e teve diferentes nomes e formas de execução.

Atualmente, o PNLDé voltado á educação básica brasileira, tendo como única exceção osalunos da Educação Infantil.

Para tanto, selecionamos alguns autores que contribuíram para as praticas da utilização do livro didático.

Segundo Oliveira (1984), foi somente a partir da segunda metade do Século XX que começaram aparecer teorias, filosofias e a elaboração dos livros didáticos. No século XIX, o livro didático surgiu como um adicionalà Bíblia até então o único livro aceito pelas comunidades e usado na Escola, os primeiros livros didáticos escritos sobre tudo para os alunos das escolas de elite procuraram complementar os ensinamentos não disponíveis nos livros sagrados. (OLIVEIRA1997, p26).

Nos últimos tempos o governo encontrou meios de fornecer livros a toda as crianças carente através da FAE (fundação de assistência ao Estudante), onde o Estado Garantiu a participação dos professores para a escolha dos livros adequados para o ensino aprendizagem dos alunos dai então surgiu em 1998 o PNLD que traz sugestões de livros para todos os anos .

Segundo o artigo da revista Nova Escola (março/2001, p.16) o PNLD, 2000/2001 consumiu 474 milhões de reais, envolveu professores de quatro universidade e centenas de profissionais entre funcionários do MEC e editoras na avaliação o livro Didático.

Com esse guia os professores em cada escola do país, discute, compara, avalia envia seus pedidos ao FNDE que negocia diretamente com as Editoras e os livros escolhidos chega as escola pelo correio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com