TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa nacional de livro didático

Resenha: Programa nacional de livro didático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

WOLNEYA CARVALHO DOURADO

O LIVRO DIDÁTICO NO COTIDIANO ESCOLAR

Trabalho final de conclusão do curso

Competências Básicas no âmbito do

Programa Formação pela Escola.

Tutora: Maria Aparecida Fernandes Melquíades

Rosário do Ivaí

2014

INTRODUÇÃO:

O livro didático (LD) é um instrumento disponível ao professor, e que tem uma enorme capacidade de auxilia-las na divulgação do conhecimento tanto para quem ensina quanto para quem aprende. O LD também contribui para o desenvolvimento e aprendizado da sociedade.

Os LD são elaborados por vários especialistas das mais diversas áreas do conhecimento. Para elaboração deste material, é realizado um extenso levantamento bibliográfico e discussões com especialista de suas respectivas disciplinas sobre os temas que serão abordados no LD. Os conteúdos abordados nos LD possuem uma estreita relação com a formação dos alunos, pois são estes conhecimentos que irão definir o currículo dos alunos e torna-os preparados para se inserir no mercado de trabalho ou até mesmo em uma carreira acadêmica.

E relevante ressaltar, que ainda com os avanços da tecnologia em todos os sentidos o LD continua sendo o recurso mais utilizado no ensino, preservando sua importância de facilitador do trabalho do professor e entendimento por parte dos alunos.

PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO

No Brasil, os LD são fornecidos pelo Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) de forma gratuita aos educandos matriculados nas escolas públicas de educação básica.

O PNLD tem se consagrado como umas das mais espetaculares políticas públicas realizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pois cada escola para receber o LD é obrigada manter o Senso Escolar atualizado, desse modo o FNDE consegue ter acesso às informações necessárias para a viabilização dos recursos e fornecimento dos livros didático as escolas públicas.

A adesão oficial ao programa do Livro deve ser feita pelos estados, o Distrito Federal, os municípios e as escolas. A assinatura e entrega ao FNDE do “Termo de Adesão” é pré- requisito para o recebimento dos materiais pedagógicos fornecidos.

No que diz respeito ao uso dos livros didáticos, os mesmos são fabricados com uma estrutura física durável, para que possam ser reutilizados por três anos conseguintes, favorecendo o aprendizado de pelo menos três educandos durante esse período. Estes são os chamados livros “reutilizáveis” e necessita de uma ótima “qualidade física”, para que não seja danificado ao ser utilizado diariamente pelos alunos. O FNDE tem parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, o qual analisa e avaliam as características físicas dos livros, de acordo com as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), normas ISO (International Standard Organization) e manuais de métodos de ensaio pré-elaborados. Esse procedimento colabora diretamente para o aprimoramento dos processos de criação gráfica e também melhoria do material fornecido a cada educando. Estes fatores estão relacionados com a política de busca de excelência na prestação de serviços do FNDE.

Já os chamados “livros consumíveis” são aproveitados uma só vez, sendo que os educandos podem resolveras atividades, registrar suas ideias, grifar as partes mais importantes no próprio livro.

Em relação à distribuição, a mesma é realizada pelo Conselho Deliberativo do FNDE. Neste contexto o Censo escolar é importante, pois através dele e que se sabe a quantidade de alunos matriculados por série, se houver diferença entre a quantidade estimada de alunos e se por ventura faltar livros, verifica- se a possibilidade de remanejamento entre escolas, se não houver possibilidade a escola deve entrar em contato com a secretaria de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com