TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Por:   •  9/10/2018  •  Dissertação  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Joseane da Silva Barros
Luclecia Pereira da Silva

Vandelaide Araújo de Sá Silva

                       
A EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
(PNLD) NO MUNICÍPIO DE GLÓRIA- BA

                                              Atividade final do curso
                                                                   Competências Básicas do Programa
                                            Formação pela Escola.


                                                                   

                                                           Glória-Bahia, Agosto/2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................02

2. ANÀLISE DE DADOS............................................................................03

3. PROPOSTAS DE SOLUÇÃO.................................................................04                                 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................04

5. REFERÊNCIAS.......................................................................................05


1. INTRODUÇÃO

                   O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de vários programas que visam a melhoria da qualidade da educação brasileira.

                   Criado pela Lei n° 5.537, de 21 de novembro de 1968, modificada pelo Decreto-Lei n° 872, de 15 de setembro de 1969, com missão de prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação.

                   Em nosso município, o FNDE tem uma participação muito boa. Escolhemos o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para fazermos este trabalho, por considerar um programa de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem.

                   Visando melhorias na qualidade da educação, foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cujo objetivo é promover as escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares. Esse programa distribui obras didáticas, escolhidas pelos professores, para todas as escolas constantes do senso escolar, atendendo mais de 40 milhões de alunos. Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no guia do PNLD, aquele que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.

                   O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1937. Ao longo desses 80 anos, o programa foi aperfeiçoado e teve diferentes nomes e formas de execução. Atualmente, o PNLD é voltado à educação básica brasileira, tendo como única exceção os alunos da educação infantil.

                   Ao vivenciarmos a realidade cotidiana de algumas unidades escolares do nosso município, podemos identificar problemas sérios relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático.

                   Em algumas escolas da rede pública municipal de ensino, o livro didático chegou em número insuficiente, ou seja, não foi possível a distribuição de livros em todas as turmas de todas as disciplinas. Em algumas destas escolas, os alunos dessas turmas, por não terem entrado no senso do ano anterior, não receberam todos os livros didáticos das disciplinas em curso, o que dificulta o trabalho do professor, sem contar que os alunos sentem falta do livro, o que provoca certa revolta e reclamações por parte deles e dos pais.

                   Outro fator importante, vivenciado no município é a questão da devolução e conservação destes livros. Apesar das campanhas educativas, ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros.

                                                             2. ANÁLISE DE DADOS

                    Sem sombra de dúvidas, o PNLD é um programa de suma importância para garantir a qualidade da educação em todo o país. Só para se ter uma ideia, em 2001, o PNLD passou a atender também alunos portadores de deficiência visual que cursam o ensino fundamental em escolas públicas de ensino regular e escolas especializadas sem fins lucrativos.

                    Como tínhamos conhecimento do fato, não foi difícil coletar mais alguns dados parar compreendermos melhor a situação.

                    Refletindo a nossa realidade, encontramos escolas que têm livros sobrando, pois houve um remanejamento de turmas. Outro fator preocupante é o fato de que mesmo com as campanhas educativas, no final do ano letivo, alguns livros são entregues faltando pedaços, sujos e sem capa, isso quando são devolvidos.

                    A fala de um dos professores da Escola Estadual Indígena Santa Rita de Cássia, traduz um pouco do que é vivenciado na mesma quanto a conservação e devolução do livro didático: “Com relação a isso, quase não tem devolução, porque os alunos devoram antes… Os livros velhos ficam para fazer recorte.”   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com