TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ADRIANA MARISA MUNHOZ

 Competências Básicas

BANDEIRANTES- PARANÁ

2017

ADRIANA MARISA MUNHOZ

A  EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO ( PNLD)NO MUNICIPIO DE BANDEIRANTES - PARANÁ

Trabalho final de conclusão do Curso

 de Competências Básicas o âmbito do

 programa de formação para a escola

 com o livro didático.

Tutora: Sueli Sertorio

BANDEIRANTES- PARANÁ

2017

RESUMO

Competência é uma qualidade de apreciar e resolver um problema, envolvendo a sua capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade. Indivíduos competentes, dentro das mais variadas atividades profissionais, tendem a ser bem-sucedidos.Na sociedade atual, as competências são essenciais para que o indivíduo tenha sucesso em sua vida social e na carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma com que os seus problemas são solucionados. O mercado de trabalho necessita de pessoas capazes de:  tomar decisões, liderar, resolver conflitos, e utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo acadêmico.

Palavra Chave: competências, responsabilidades, escola.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO..................................................................................05

2 - ANALISES DE DADOS...................................................................06

3 - PROPOSTA DE SOLUÇÃO............................................................07

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................08

 

5 - BIBLIOGRAFIA................................................................................09

1 - INTRODUÇÃO

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE), autarquia vinculada ao ministério da Educação, é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de uma gama de programas que visam as melhorias da qualidde da educção brasileira.

Criado pela lei nº 5.537 de 21 de novembro de 1968,modificado pelo decreto lei 872 de 15 de setembro de 1969, com missão de prover,recursos e executar o desenvolvimento na Educação.

Em 1992, foi criado o Instituto Nacional do Livro, com a função de ligitimar o livro didático nacional e. Quase uma década depois criou-se a Comissão Nacional do Livro Didatico , que passou  a estabelecer no pais , uma politica de legislação regulamentando a produção , a circulação, e o controle político. A qualidade do livro.

Depois de varias mudanças, e  outros programas criado pelo Governo, visndo melhorias no espaço da Educação, foi criado o Programa Nacional do Livro Didatico, com o objetivo de promover As escolas publicas de ensino medio e fundamentl com os livros didaticos,dicionarios e obras. Esse programa distribui obras escolhidas pelos professores, para todas as escolas publicas ,atendendo mais de 40 milhões de alunos.

Cada escola escolhe os livros,que consta no guia PNLD, aquele que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico,. O livro participa do processo de ensino,com um recurso auxiliar nos trabalhos .

2 - ANALISES DE DADOS

O maior programa do gênero, PNLD, é de responsabilidade do Ministerio da Educação gerenciado pelo FNDE, e baseia-se no livre da participação das editoras privadas e livres escolhas por partes dos professores,O programa tem com principl objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores,o MEC publica as guias dos livros didáticos com resenhas consideradas aprovadas, o guia é caminhado para  as escolas que escolhem , entre os disponiveis,

O programa PNLD é de suma importância para garantir a qualidade de ensino no país, em 2001, o programa passou a atender alunos com deficiencias,, è possível relacionar problemas sérios com o programa PNLD na cidade de Bandeirantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (676.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com