TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Nacional do Livro Didático

Por:   •  14/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

Programa Nacional do Livro Didático

O Programa tem por objetivo fornecer as escolas públicas de ensino fundamental e médio livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários, subsidiando os trabalhos dos profissionais de educação.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Os livros que serão destinados as escolas públicas são selecionados a partir de um edital, que determina os critérios, prazos as metodologias utilizadas para que as editoras possam enviar suas as obras ao Ministério da Educação. Em seguida as coleções recebidas passam por uma seleção das especificações técnicas, e posteriormente entregues para avaliação pedagógica, sem as informações que caracterizem as editoras e autores.

Após a escolha das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos, com resumos das coleções aprovadas. O guia é enviados às escolas públicas, para que as mesmas venham a escolher, entre os livros disponíveis, aqueles que melhor adéquam ao seu projeto pedagógico e realidade escolar.

Introdução:

O programa do livro didático vem se aperfeiçoando e aumentando a sua contribuição para o desenvolvimento da qualidade da educação a cada novo ano. Para compreendermos a importância e as dificuldades do programa em nosso município realizamos uma pesquisa no Colégio Municipal Deputado João Alves de Macedo, onde tivemos a oportunidade de conversarmos com os gestores, professores e alguns alunos a respeito do programa do livro didático.

Coleta de dados:

Ao realizar a pesquisa, tivemos a chance de dialogar com a equipe escolar do Colégio Municipal Deputado João Alves de Macedo a respeito dos programas do FNDE que visam à aquisição e distribuição de livros didáticos no período de três anos. Foram-nos relatados vários aspectos positivos que contribuem imensamente no desenvolvimento do processo educacional, mas também houve relatos dos aspectos negativos a respeito de algumas dificuldades enfrentadas.

Aspectos positivos dos programas:

• Aprimoramento do processo da qualidade de ensino, por meio do estimulo à leitura de alunos e professores visando a formação cultural e intelectual dos cidadãos.

• Os professores ressaltaram que os livros fornecem subsídios que facilitam à prática pedagógica, possibilitando aos educandos o aprimoramento das habilidades intelectuais, o que garante melhor compreensão dos indicadores trabalhados em sala de aula.

• A escolha do livro didático, na referida unidade escolar, acontece com a participação de todos os professores, as obras escolhidas são repassadas a direção que realiza a solicitação dos livros por meio da internet, pois o PNDE proporcionou agilidade, segurança e redução de custos.

Aspectos negativos dos programas:

• Atraso na distribuição de livros didáticos para a unidade escolar.

• Como a quantidade de livros a serem entregues as escolas é baseada no cálculo do censo escolar dos anos anteriores, pode ocorrer que a quantidade material recebido venha a ser superior ou inferior ao número de alunos.

• Quanto à escolha do livro nem sempre os professores recebem os livros escolhidos.

• O Siscort é um programa desconhecido pela maioria dos funcionários das escolas e os gestores ainda não utilizam como ferramenta de remanejamento e reserva técnica, sendo essa função realizada apenas pela Secretaria de Educação.

Análise:

O trabalho exposto tem como objetivo identificar os avanços referentes ao Programa Nacional do Livro Didático nas escolas da rede pública, mais especificamente na instituição de ensino na qual realizamos a pesquisa onde analisamos as contribuições e as adversidades do programa.

É preciso considerar o livro didático um bem público, que deve ser entregue aos educandos em bom estado de conservação e devolvido ao final do ano letivo nas mesmas condições, possibilitando seu uso posteriormente por outros alunos da rede pública.

Iniciamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com