TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III FINAL- SGA - LOGISTICA

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.299 Palavras (14 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

        PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR  DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROINTER II

RELATÓRIO FINAL

PORTO ALEGRE/RS

NOVEMBRO/2016

Patrícia Almada

RELATÓRIO FINAL

Relatório final apresentado no projeto interdisciplinar do Curso Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera sob orientação do tutor EAD Jéfferson Souza Santana aplicando as disciplinas estudas ao longo do semestre sendo: Direito Empresarial, Matemática, Processos Gerenciais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.

PORTO ALEGRE/RS

NOVEMBRO/2016.

SUMÁRIO

RESUMO.......................................................................................................4.

INTRODUÇÃO...............................................................................................5.

APRESENTAÇÃO DO ALVO DO   PROJETO.............................................6.

CONTEXTUALIZAÇÃO.................................................................................7.

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL...................................................................9.

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO..............................................10.

RESULTADOS ESPERADOS......................................................................12.

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................14.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................15.

                                                       

RESUMO

INTRODUÇÃO.

O trabalho em sua primeira parte,  tratou sobre uma confeitaria chamada  Sabor café Ltda. Uma pequena empresa, localizada na zona sul de Porto Alegre, na av. Juca batista, bairro Belém novo. Estrategicamente instalada  entre condomínios e comércios em geral, é única cafeteria nas proximidades. Atualmente, a empresa tem se preocupado com o fator da preservação do meio ambiente e com a melhoria na qualidade gastronômica.  Hoje o crescimento sustentável, aliado ao progresso econômico, faz  a agressão ao meio ambiente diminuir. A Sabor Café confeitaria, além de demonstrar para seus clientes a satisfação com que descarta  seus recicláveis com um pequeno e organizado SGA. Todos os insumos provenientes de sua produção são separados e enviados a outra empresa que é sua parceira, a Chácara Natural preocupada com o meio ambiente, o qual será o foco de informação a respeito deste trabalho. Dentre esses insumos estão restos de comida,  produtos recicláveis e óleo de cozinha,  entrega a Chácara Natural, localizada na cidade de Viamão/RS, gerenciada por seu proprietário Sr. Luiz Veiga, desde 1982, que utiliza os restos de comida para alimentação de sua criação de suínos e composteiras para adubação, as garrafas PETS em parte usa em suas hortas suspensas como vasos e outra parte vende para empresas de reciclagens, assim como alumínio para complementar sua renda. E por fim do óleo de cozinha proveniente da Sabor Café e outras empresas e/ou residências o Sr. Luiz fabrica sabão biodegradável e vende para o comércio em geral.

APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO.

A empresa Chácara Natural, foi desenvolvida pelo Sr. Luiz Veiga e sua família, em 1982, na cidade de Viamão/RS. Seus clientes normalmente são mini – mercados, padarias, lojas de produtos orgânicos/naturais, e confeitarias como a empresa citada em trabalho anterior SABOR CAFÉ LTDA. Sua produção alvo envolve laticínios, ovos, verduras, legumes, frutas e serviço de fornecimento de carne de suínos, frango e peixe. Possui em sua propriedade um pequeno açude com peixes do gênero Tilápia, carne bastante procurada e saborosa, onde fornece também alevinos jovens dessa espécie para criadores em geral. A carne de frangos e suínos eventualmente é vendida para abatedouros particulares, visto que a produção desses animais para carne é pequena e não é o alvo dessa chácara, e sim os produtos provenientes do manejo desses animais. A Chácara Natural, desenvolve outro serviço além da agricultura e laticínios, faz também a coleta  do lixo reciclável e utiliza o lixo orgânico, cedidos a ela por seus clientes. Os resíduos orgânicos, como restos de alimentos, são recolhidos pela Chácara Natural, e destinados parte ao complemento da alimentação dos suínos da chácara e outra parte não interessante para esses animais, vão para uma  composteira na chácara, onde além de adubo natural, possuirá criadouro de minhocas onde pode melhorar as plantações e servir de complemento na alimentação de seus peixes. Nessa chácara possui um espaço especializado para armazenar os insumos recolhidos de outras empresas, local para os orgânicos serem servidos e separados aos animais e  futura construção de uma composteira, além de local para armazenar as garrafas PET que utilizará para criação de hortas suspensas, muito importante para evitar certos insetos e não efetuar o uso de agrotóxicos.

Já o alumínio que recolhe, transforma em renda extra, vende para empresas cadastradas  pela prefeitura, especializadas em coleta seletiva, assim como outros tipos de plásticos, vidros e papéis ou papelões. Isto faz com que a Chácara Natural seja uma empresa praticamente completa, onde toda sua produção será utilizada e o descarte dos insumos praticamente todo reaproveitado. A utilização de um sistema de reaproveitamento de água da chuva e instalação de um  sistema fotovoltaico, onde a energia da chácara poderá ser solar. Conseguindo drenar essa água para as tarefas da criação dos animais, alimentação das hortas e higiene geral da casa  e da chácara em si, o custo de utilização de água será melhor e menor e a energia será reduzida a praticamente 100%, visto que a utilização de energia elétrica não será mais uma necessidade imprescindível, pois toda energia solar será absorvida e armazenada para a utilização na chácara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (230.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com