TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER PARCIAL

Monografias: PROINTER PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Recrutamento indica o processo onde a organização atrai candidatos para abastecer seu processo seletivo. Em outras palavras, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado. O recrutamento, tal como um processo, possui duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo. Se o re¬crutamento tiver como intuito apenas comunicar e divulgar, sendo assim, ele não atinge seus objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para se¬rem selecionados.

O recrutamento pode ser interno ou externo. O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, funcionários, para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo atua sobre candidatos que es¬tão no mercado de trabalho, para submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal.

Assim, enquanto o recrutamento interno aborda os atuais funcionários da organização, o recrutamento externo focaliza os candidatos que estão no mercado de trabalho. Um privilegia os atuais funcionários para oferecer-lhes oportunidades me¬lhores dentro da organização, enquanto o outro busca candidatos externos para trazerem experiências e habilidades não existentes atualmente na organização.

O recrutamento interno funciona através de oferta de promoções (cargos mais elevados e, portanto, mais complexos, mas dentro da mesma área de atividade da pessoa) e de transferências (cargos do mesmo nível, mas que envolvam outras habilidades e conhecimentos da pessoa e estejam situados em outra área de atividade na organização). Por seu lado, para funcionar bem, o recrutamento externo precisa abordar o mercado de trabalho de maneira precisa e eficaz, no sentido de alcançar e atrair os candidatos que deseja buscar.

Dentre as diversas maneiras de se recrutar pessoas, podem-se citar as principais como: Anúncios em jornais e revistas especializadas ou locais, agências de recrutamento, internet, contatos com escolas e universidades, cartazes ou anúncios em locais públicos, apresentação de candidatos por indicação de funcionários e banco de candidatos (stand by).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com