TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE DOCENTES COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  18/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LETRAS

        

CARMELINA GUIMARÃES NOGUEIRA

Pré-Projeto do Curso de Letras

 

 

[pic 3]

Manga

2009

CARMELINA GUIMARÃES NOGUEIRA

Pré-Projeto do Curso de Letras

 

Trabalho apresentado ao curso de Letras  PRÉ-PROJETO TCC da  UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Turmal, única modulo VII ;

Unidade: Manga.

Tutor Eletronico: Ilsson Roberto Siriani da Luz

Tutora de sala: Fabricia F. Mota

Manga

2009

PRÉ-PROJETO – TCC

PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE DOCENTES COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Introdução

O presente trabalho busca uma reflexão a respeito da instituição escolar, que apesar de estar se atualizando, paradoxalmente se encontra cada vez mais em relação aos avanços ocorridos na sociedade.  Assumir que os currículos não são afins, mas coloca-se a serviço do desenvolvimento de competências, sendo estas caracterizadas pela capacidade de, através de esquemas mentais ou de funções operatórias, mobilizar, articular e colocar em ações valores, conhecimentos e habilidades, significa, necessariamente, adotar uma prática pedagógica que propicie, essencialmente, o exercício contínuo e contextualizado desses processos de mobilização, articulação e aplicação.

No paradigma de construção de competências, centrado na aprendizagem, a metodologia não é artifício, mas questão essencial, identificando-se com as ações ou o processo de trabalho sujeito que aprende processo este desencadeado por desafios, problemas e/ou projetos propostos pelo professor e por este monitorado, orientado e assessorado. O que vem ocorrendo no ensino é uma dependência muito grande do professor em relação ao livro didático, em detrimento de sua própria função em sala de aula. Daí, na presente orientação, a responsabilidade cair sobre ao professor, independentemente do livro.

O foco de atenção prioritário da democracia e das tecnologias escolar de ensino as características do pensamento e postura do professor não são características pessoais desse professor, mas sim de um professor engajado com outros em atividades sociais, com o ambiente e cultura escolar. Daí que a formação permanente de professores, além de ser uma heurística da prática, é também um grande problema teórico: ela constitui uma unidade de estudo que integra dinamicamente, dialeticamente o professor e o ambiente escolar. O foco deve caminhar do indivíduo como tal para o indivíduo na atividade social. O foco está no sistema social no qual esperamos que os professores aprendam e ensinem, com o entendimento de que este sistema é mútua e ativamente criado por eles e por nós (formadores) e por eles e seus alunos.

JUSTIFICATIVA

Os desafios das sociedades relacionam-se, cada vez mais, com os desafios formativos dos sistemas educativos: a formação em valores para a construção de sociedades mais democráticas e igualitárias; a educação para o trabalho para facilitar a entrada ao mercado de trabalho e um adequado desempenho no mesmo, promovendo a mobilidade social ascendente e a integração na estrutura social; a formação crítica frente aos meios de comunicação e às novas tecnologias, e a participação nos valores culturais compartilhados.

A Gestão Escolar, na perspectiva da gestão democrática da educação, orienta-se, pois, pela afirmação do direito à educação escolar básica com qualidade social e a abordagem teórico-metodológica deverão considerar os fatores externos e internos, associados à produção e gestão da escola. O entendimento de que a educação continuada é um dos direitos dos profissionais da educação.

A Internet vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, e se faz cada vez mais necessária na educação. Assim, com o desenvolvimento de um grande processo de conscientização a respeito dos benefícios do uso dessa rede mundial de informação na educação, a meta de melhorar o ensino será alcançada, e a Internet surgirá como grande heroína desse avanço educacional.

A tarefa da gestão democrática não pode ser delegada à escola como algo pronto, já que se caracteriza como um trabalho árduo, construído coletivamente e que requer resistência a todas as formas de poder. Ela se caracteriza pela conjugação de diferentes formas de conceber e distribuir o poder frente ao poder autoritário que historicamente caracterizou as instituições públicas da sociedade brasileira. 

Como um processo que pretende desconstruir as práticas autoritárias e centralizadoras do poder que representam as bases das relações edificadas nos espaços públicos, a construção da gestão democrática nestes espaços exige o constante esforço de ressignificação dos conceitos e práticas que a ela se relacionam.

Este esforço permite identificar até que ponto esta nova proposta vem avançando em direção à construção de novos alicerces que possibilitam a expansão do processo democratização e a construção de alternativas emancipa tórias frente aos receituários impostos pela racionalidade instrumental.

O aspecto burocrático de determinada escola diz respeito em geral à existência de uma autoridade legal, com base na qual se estabelecem outros níveis, o diretor coordena, organiza e gerência todas as atividades da escola, auxiliado pelos demais elementos do corpo técnico-administrativo e do corpo de especialistas. Atende as leis, aos regulamentos e as determinações dos órgãos superiores do sistema de ensino.

Entretanto essa é uma visão um tanto quanto idealizada frente à realidade educacional em nosso país “a autonomia é o fundamento da concepção democrático-participativa de gestão escolar”.

Toda esta imensa tarefa social, pedagógica e política não se fazem nos dias de hoje sem alta tecnologia.  

OBJETIVOS

● Consolidar a formação de um profissional da área da educação investigador/ pesquisador/crítico/reflexivo que articule no seu desempenho os saberes teórico-práticos que definem sua identidade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com