TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE MELHORIA EM MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE UMA EMPRESA DE POLÍMEROS

Por:   •  6/11/2020  •  Artigo  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE MELHORIA EM MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE UMA EMPRESA DE POLÍMEROS

Eloá Salera (UDESC)

eloassalera@gmail.com

Roberto Gonçalves Junior (UDESC)

roberto.jr0212@gmail.com

Sofia Grando (UDESC)

sofiaagrando@gmail.com

Wellinton Iadelka (UDESC)

wellintoniadelka@gmail.com

1. Introdução

Atualmente há um crescimento contínuo na busca de aperfeiçoamento nos processos das organizações, o que impõe aos gestores manterem-se sempre informados e, sobretudo dispostos a aplicar inovações em sua administração. Para enfrentar dificuldades, gestores contam com a ajuda da logística, que oferece uma ferramenta para uma gestão eficaz de materiais, nota-se tal importância pois estudos afirmam que os materiais correspondem mais de 50% do capital empregado pela empresa (FELIX; NUNES; SAMPAIO; GALVÃO FILHO, 2017).

Chaves (2019), afirma que armazenagem é administrar de forma eficaz o local que vai ser alocado o produto nas três dimensões (comprimento, altura e largura) para que a movimentação das mercadorias seja feita de forma ágil e simples, garantindo a conservação física das mesmas para que elas cheguem aos clientes dentro do prazo. O autor ainda menciona algumas regras de “ouro” na armazenagem como: Deixar espaço suficiente nos corredores para manobrar com segurança equipamentos que auxiliam na movimentação de mercadorias, fazer inspeções regulares nos itens estocados e informar a gerência sobre possíveis ocorrências e avarias e manter o armazém sempre limpo, com boa iluminação e organizado.

           Dito isso, o presente artigo irá apresentar um projeto de melhoria no que diz respeito a movimentação e armazenagem de materiais de uma empresa de médio porte focada na produção e fornecimento de componentes plásticos para fábricas da linha branca. Tais melhorias estão voltadas a inserção de tecnologias, melhoria na gestão dos fluxos e a forma utilização de embalagem dos materiais da empresa.

2.  Objetivos do Trabalho

           No decorrer do trabalho será exposto a situação do problema atualmente enfrentado pela empresa e possíveis soluções para sanar este problema. O objetivo deste trabalho alcançar por meio da utilização de ferramentas e análises, uma melhoria significativa nas soluções de gerenciamento de estoque, tendo em vista que a principal dificuldade da empresa de polímeros é a falta de embalagens fornecidas, acarretando em atrasos da entrega de componentes.

3. Metodologia 

O método de pesquisa utilizado nesse trabalho é a Pesquisa-ação. Segundo Chaves (2019) na pesquisa-ação o pesquisador utiliza uma observação participante, interferindo no objeto de estudo para solucionar problemas e contribuindo para a base do conhecimento.

Os passos utilizados para realização deste trabalho consistem:

  1. Coleta de dados da empresa objeto deste estudo para mostrar as áreas do armazém, assim como a sistemática da logística utilizada pela empresa.
  2. Estudo bibliográfico acerca das possíveis melhorias que podem ser aplicadas.
  3. Proposta de solução para o problema.
  4. E por fim, os ganhos potenciais com estas aplicações.

4. Desenvolvimento

4.1 A empresa

O presente trabalho apresentará uma análise crítica do fluxo de movimentação de materiais de uma empresa do ramo de polímeros, a qual neste trabalho será denominada de “empresa X”. Tal empresa trata-se de uma indústria fabricante de componentes plásticos injetados destinados a fabricantes da linha branca. A empresa motivadora deste estudo foi fundada no ano de 2013 e trata-se de uma organização de médio porte que contempla cerca de 350 funcionários. Localiza-se em Joinville, mais especificamente na zona industrial norte da cidade.

           A atividade principal desta indústria é a fabricação de artefatos de material plástico como a produção de prateleiras, consoles e gavetas. A maior parte das vendas destes componentes é voltada para a empresa de eletrodomésticos Whirlpool, sendo esta sua principal cliente e fornecedora, pois esta empresa além de adquirir os plásticos injetados, também é responsável pelo fornecimento da matéria-prima, moldes e embalagens.

4.1.1 Produtos logísticos da empresa

           O processo de produção da empresa em estudo consiste em injetar polímeros em altas temperaturas em moldes de aço a fim de obter componentes plásticos, como as peças que compõem uma geladeira (forma de gelo, prateleiras e gavetas). Após a fabricação, esses produtos são armazenados no estoque.

           Desta forma, a empresa de termoplásticos é responsável pela fabricação e transporte do produto acabado até o cliente. E cabe a empresa Whirlpool fornecer e transportar boa parte dos insumos necessários para que haja a produção e armazenamento adequado dos componentes injetados.

4.1.2 Sistemas logísticos da empresa

        Na imagem abaixo é possível observar que a empresa X objeto desse estudo se liga em dois sentidos com o seu cliente (a jusante e a montante), pois como já citado, a empresa Whirlpool faz a intermediação com o fornecimento da matéria-prima, e uma terceira empresa se localiza a montante com o devido abastecimento.

Figura 1: cadeia de suprimentos

[pic 1]

Fonte: autores (2020)

4.2 Fluxo de movimentação de materiais

        As fábricas e armazéns tanto do principal cliente quanto do fornecedor localizam-se em Joinville, Santa Catarina e distanciam-se em menos de 2 km, o que facilita a flexibilização e o custo com o transporte logístico de uma empresa a outra. Tendo em vista a pequena distância, a movimentação de materiais se dá pelo modal rodoviário.

           No que diz respeito à logística interna da empresa, a movimentação e armazenagem da fábrica utilizam-se os “jacarés” e as empilhadeiras para transportar internamente produtos acabados nos palhetes e aramados. A localização física dos equipamentos, materiais operários e instalações é possível observar na imagem abaixo, onde mostramos o arranjo físico da fábrica, arranjo este que se dá por meio de arranjo por processo, já que cada processo tem sua área de responsabilidade específica e desempenha atividade específica que agregam valor ao produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com