TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.810 Palavras (20 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

EMPRESA EMATER-MG

MARCOS VINICIUS BRANDÃO RA 1724040.

FABIANA BEATRIZ DE OLIVEIRA PIO RA 1702905.

Conselheiro Lafaiete

2020

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

EMPRESA EMATER-MG

PIM IV apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da UNIP- Universidade Paulista Interativa, como requisito para aprovação parcial.

Conselheiro Lafaiete

                                                             2020

RESUMO

O objetivo do PIM IV, foi apresentar como podem ser aplicados na prática dentro da Empresa de Assistência e Extensão Rural de Minas Gerais(Emater-MG), os conhecimentos teóricos apreendidos durante o curso nas disciplinas de Fundamentos da Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade, Química Ambiental e Dinâmica das Relações Interpessoais. O estudo contribuiu para o conhecimento do setor administrativo e também no setor agropecuário, adotado pela Emater-MG e que envolve a utilização de estratégia e instrumentos que quando aplicados de forma dinâmica e objetiva.

Palavras-chave: EMATER- Fundamentos da Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade, Química Ambiental e Dinâmica das Relações Interpessoais.

ABSTRACT

The objective of PIM IV was to present how the theoretical knowledge learned during the course in the fundamentals of Ecology: Ecosystem and Biodiversity, Chemistry can be applied in practice within the Minas Gerais Rural Assistance and Extension Company (Emater-MG). Environmental and Dynamics of Interpersonal Relations. The study contributed to the knowledge of the administrative sector and also in the agricultural sector, adopted by Emater-MG and which involves the use of strategy and instruments that when applied in a dynamic and objective way.

Keywords: EMATER- Fundamentals of Ecology: Ecosystem and Biodiversity, Environmental Chemistry and Dynamics of Interpersonal Relations.

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        5

2. FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA        5

2.1 Analogia entre sistemas industriais e ecossistema        5

2.2 Ações de sustentabilidade da empresa EMATER-MG        7

2.3 Estatuto prospectivo para minimizar o impacto ambiental;        8

3. QUÍMICA AMBIENTAL        9

3.1 Mecanismos de Controle da Poluição        9

3.2 Ecologia Industrial (Enfoque Racional de Processos Produtivos)        10

3.3 Ecologia Industrial x Prevenção a Poluição        11

4 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS E PRODUTORES RURAIS        12

4.1 Tratamento da Coloração da Água        13

5 DINÂMICA INTERPESSOAIS        13

5.1 Metodologia        15

5.2 Clima Organizacional        16

6 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19

1.  INTRODUÇÃO

O objetivo do PIM IV foi apresentar como podem ser aplicados na prática e dentro das empresas. Ao longo dos anos, tornou-se referência na assistência técnica ao produtor rural, sendo fundamental para a execução de diversas políticas públicas voltadas a eles, além de atuar na qualificação do trabalho, da gestão e dos produtos do campo, primando sempre pela sustentabilidade.

Na Empresa de Assistência e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), os conhecimentos teóricos apreendidos durante o curso nas disciplinas: Fundamentos da Ecologia, Química Ambiental e Dinâmica das Relações Interpessoais. O estudo permite manter a qualidade de processo produtivo bem como manter e ampliar, a cada exercício a competividade da empresa de Assistência Técnica Extensão Rural de Minas Gerais (Emater – MG), primeira do setor criada no Brasil, em 1948, é hoje a maior da América Latina. Atuando de forma integrada á Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e abastecimento, o trabalho da Emater - MG abrange 796 dos 853 municípios do Estado, beneficiando cerca de 400 mil produtores.

 

2. FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA  

2.1 Analogia entre sistemas industriais e ecossistema

Compreensão do Ecossistema

Os ecossistemas biológicos é um sistema que consiste em diferentes organismos que vivem na mesma área. Também pode ser entendido como um sistema de organismos que ocupam um habitat, juntamente com os aspectos do ambiente físico com quais se interagem. Indagam o Pilinkienè e Marcilius (2014).  Segundo os autores Rothschild em 1990 usou uma das primeiras analogias biológicas em forma, equiparou ambos a um sistema onde há uma interação entre os participantes.

Ainda, considerando a biologia, todo organismo vivo é definido por seus genes, relações com suas presas e predadores. Assim, Moore em 1993, mencionou que empresas inovadoras não podem evoluir no vácuo. Mas sim, devem atrair recursos de todos os tipos, atraindo capital, parceiros, fornecedores e clientes para criar redes corporativas. Portanto, no contexto econômico o empreendedor depende de seus clientes, concorrentes e fornecedores. Assim, como toda organização é definida por seu nível de tecnologia e inovação.

Economia Industrial

Foi apresentado originalmente por Frosh e Gallopoulos em 1989, e avançou com korhonen em 2001. Este conceito leva em consideração a otimização de consumo de energia e matérias e diminuição da geração de resíduos. Além disso, os materiais excedentes da produção servem como matéria – prima para   outro processo. Assim, o objetivo de um ecossistema industrial é minimizar a entrada de energia e material virgem em operações industriais. Dessa forma, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável são itens chaves deste processo. São especificados três objetivos principais de um ecossistema industrial:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com