TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  20/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 9

INTERAÇÃO E MOVIMENTO CORPORAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Pesquisador/Orientador: SOBRENOME, Nome;

                                        Pesquisador/Orientando: SOBRENOME, Nome;.

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo avaliar como a disciplina de Educação Física é vista pelos alunos e utilizar uma modalidade já inserida no ambiente escolar, usando algumas adaptações existentes, como o basquete de rua, para despertar o interesse pela expressão corporal. A metodologia utilizada foi à aplicação de questionários fechados, na Escola Miguel Arcanjo localizado na cidade de São Sebastião – DF e posteriormente um workshop. A amostra foi composta de 79 jovens, com idade entre 10 e 15 anos, sem padronização do gênero sexual. Conclui-se que o intuito da disciplina é a inclusão de todos os discentes de modo que haja participação e desenvolvimento, gerando expectativas de continuidade. As aulas de basquete agregadas à música despertaram um novo sentido para as aulas práticas, ocasionando o maior número de participantes.

Palavras-chave: Educação Física. Basquete de Rua. Expressão Corporal. Workshop.

RESUME

The present study aims to evaluate how the discipline of Physical Education is seen by students and use a form already inserted in the school environment, using some existing adaptations, such as street basketball, to generate interest in body language. The methodology used was the application of closed questionnaires, Michael the Archangel School in the city of San Sebastian - DF and later a workshop. The sample consisted of 79 youngsters, aged between 10 and 15 years, without standardization of gender. It follows that the order is subject to include all students so that there participation, and, generating expectations of continuity. Classes aggregated basketball to music awakened a new sense for the practical classes, causing the largest number of participants.

Keywords: Physical Education. Street Basketball. Corporal Expression.

INTRODUÇÃO

Para uma boa parte de alunos que frequentaram as aulas de educação física na escola as lembranças são marcantes: para alguns, sentimentos de incompetência por não conseguir realizar todas as atividades exigidas pelos professores, causando assim exclusão no ambiente escolar, para outros, momentos prazerosos, onde praticavam diversas modalidades de formas descontraída e divertida com os demais colegas, que não se passavam de momentos de brincadeiras.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) trazem uma proposta de variar, abranger e incluir a prática pedagógica, com o objetivo de incorporar dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Reúne as questões que devem fazer parte do desenvolvimento de seu trabalho, auxiliando os professores nos conteúdos da prática de Educação Física.

Mesmo tendo conhecimento de literaturas na sua área de atuação e acesso a esses parâmetros, em nossa realidade encontramos contradições nos procedimentos adotados que formam a educação básica. De acordo com Lovisolo (1995), as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental visam somente à prática de jogos coletivos, como o vôlei, futebol, basquete e handebol, trabalhando assim modalidades conjuntas, ou seja, professores esquecem que se deve trabalhar o lado individual de cada aluno, respeitando assim suas necessidades psicomotoras, afetivas e sociais.

De acordo com Martinelli et al. (2006 p. 16) os esportes como basquetebol, voleibol, handebol, e principalmente, o futebol são utilizados em todo o ciclo escolar, desde o ensino fundamental I até o ensino médio, dessa maneira, os alunos se sentem saturados e insatisfeitos sem a possibilidade de diversificar e experimentar outras vivências motoras e assim muitos indivíduos saem da escola sem conhecimento de outros esportes fora os acima citados.  

Sendo assim, este trabalho tem por objetivo avaliar como a disciplina de Educação Física está sendo vista pelos alunos e utilizar uma modalidade já inserida no ambiente escolar, usando algumas adaptações existentes, como o basquete de rua[1], para despertar o interesse pela expressão corporal. O mesmo abrange a inclusão do desporto com vários ritmos como o hip-hop, breaking dance rap, entre outros. A junção desses aspectos compreende as diversas culturas, tornando a modalidade acessível a todos. É um movimento diferenciado que estimula a formação básica do individuo, pois trabalha a criatividade, o espírito de liderança, desenvolve a autonomia e etc.

MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa foi desenvolvida na escola Miguel Arcanjo, situada na cidade de São Sebastião, que se encontra com estrutura inadequada para o desenvolvimento das atividades físicas. Esse estudo foi realizado com a participação de 79 alunos, com idades entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Todos os sujeitos pertenciam ao nível Fundamental II, da Educação Básica. Foi aplicado um questionário fechado, com o objetivo de analisar o interesse às atividades propostas pelos professores de educação física nesse ambiente escolar.

A coleta de dados foi feita em duas etapas distintas: a primeira foi à aplicação de um questionário nas salas de aula aos educandos. Em seguida foi realizada uma apresentação de basquete de rua, propondo a participação dos alunos interessados, com workshop², também conhecido por “aulão”, em horários alternativos. Na aula seguinte, ocorreu o workshop, onde os alunos tiveram, durante 4 horas, aulas de movimentos relacionados ao basquete de rua. No mesmo dia, foi feita a aplicação do segundo questionário, também fechado, que demonstrou a motivação dos alunos, em relação à mistura de ritmo (dança, música) e habilidade esportiva (basquetebol).

Foram feitas imagens e filmagens durante as apresentações e desenvolvimento do “aulão”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Motivação no ambiente escolar

A motivação é um fator externo que leva os jovens à prática da atividade física, como, por exemplo, influência de colegas e do professor. Já a motivação intrínseca inclui fatores pessoais como o prazer, insistência, força de vontade em realizar as aulas de Educação Física.

Avaliando os dados coletados, pode-se perceber que grande porcentagem dos alunos se sente desmotivada para a prática esportiva oferecida no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (88.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com