TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR I

Por:   •  1/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROJETO INTEGRADOR I: INDÚSTRIA E COMERCIO DE LATICÍNIOS MARIA MADALENA DE SOUZA LTDA

MÃO DE OBRA QUALIFICADA, COMO ENCONTRAR?

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROJETO INTEGRADOR I: INDÚSTRIA E COMERCIO DE LATICÍNIOS MARIA MADALENA DE SOUZA LTDA

MÃO DE OBRA QUALIFICADA, COMO ENCONTRAR?

AGRADECIMENTOS

    A nosso orientador Michel Henrique Gonçalves, pelo acompanhamento, orientação e amizade. Ao Curso de Tecnologia em Gestão de RH, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade de Santo Amaro UNISA.

    Agradecemos também aos gestores da empresa Indústria e Comercio de Laticínios Maria Madalena de Souza LTDA os quais contribuíram prontamente para o sucesso desse trabalho.

    O agradecimento ao próprio grupo da pesquisa que, estavam sempre presentes em todo o processo de elaboração deste trabalho, nos bons e maus momentos.

RESUMO

     A oferta de mão de obra sem qualificação necessária é um problema que atinge o mercado de trabalho como um todo. E o que seria esta qualificação? Seria o conhecimento adquirido por meio do ensino básico, e na habilidade de adaptação rápida ao cargo ocupado ou até mesmo uma qualificação técnica.

     A carência de mão de obra qualificada existe tanto na execução das atividades bem simples como nas mais complexas.    

     Alguns empresários acreditam que o treinamento e a capacitação dos funcionários é um desperdício, pois quando um empregado sair da empresa o valor investido será perdido. Na verdade, o resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua capacitação mesmo com pouco tempo de produção.  

        

SUMÁRIO

AGRADECIMENTO____________________________________________________ 3

RESUMO______________________________________________________________ 3

INTRODUÇÃO_________________________________________________________5

HISTÓRICO DA EMPRESA_____________________________________________________________ 5

SITUAÇÃO PROBLEMA___________________________________________________________6

DESENVOLVIMENTO__________________________________________________ 7

SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA___________________________________________________________ 10

CONCLUSÃO__________________________________________________________13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS______________________________________14

INTRODUÇÃO

     No atual cenário empresarial, independentemente do ramo a se seguir, há uma grande necessidade de adequação, tanto do empregador quanto do empregado, no que se diz respeito a melhoramento técnico e até mesmo intelectual. Por um lado a empresa precisa de recursos humanos cada vez mais atualizados e preparados, ou seja, qualificado para conseguirem sobreviver ou até mesmo crescer frente aos concorrentes. Por outro lado, os profissionais devem se qualificar para não perderem espaço em suas respectivas áreas de atuação.

     Portanto, esse tema, NECESSIDADE DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA, é bastante importante a se discutir. Baseando-se nisso, escolhemos esse assunto para ser abordado e discorrido nesse importante projeto integrador, cujo principal objetivo é apresentar a necessidade de ambos os lados, empresa e recurso humano, dessa mencionada qualificação.

HISTÓRICO DA EMPRESA

     Indústria e Comercio de Laticínios Maria Madalena de Souza LTDA

Sítio Bom Destino s/n - Morro do Ferro Distrito de Oliveira - MG

CEP: 35.541-000 - Telefax: (37) 3332-6050,

     Em maio de 1999, era fundada na Fazenda Bom Destino, localizada no distrito mineiro  Morro do Ferro, uma pequena fábrica familiar de laticínios derivados do leite da vaca. Após 7 anos, no ano de 2006, já com 20 funcionários legalmente integrados em seu quadro de colaboradores, os donos resolveram investir em uma linha diferenciada de derivados de leite com maior valor agregado, mercado em expansão por qualidades nutricionais e alto rendimento. 

     Em busca de melhorias a empresa investiu em instalações adequadas e bons equipamentos, os quais exigiam uma capacitação de seus operadores, diante das mudanças ocorridas  os produtores perceberem que deveriam capacitar os seus profissionais para que os procedimentos fossem executados de maneira higiênica e padronizada.

[pic 1]

SITUAÇÃO PROBLEMA

     O governo nacional começou a incentivar as micro e pequenas empresas brasileiras com a redução da taxa de juros e incentivos fiscais para acelerar o crescimento industrial no país. Com isso houve um aquecimento na economia e consequentemente os consumidores aumentaram seu poder de compra.

     Sendo assim, além de melhor preço as empresas tiveram que melhorar a qualidade dos produtos e maximizar a produção para suprir a demanda.

     Com isso, a empresa  Indústria e Comercio de Laticínios Maria Madalena de Souza LTDA começou a desfrutar desses incentivos governamentais, modernizaram  sua produção para maximizando o lucro paralelamente com a satisfação dos consumidores, tentando com isso expandir sua marca até mesmo para o comércio exterior.

    Porém, baseando-se no fato de que outrora a produção era feita de forma simples e, quase em sua totalidade, de forma manual, os gestores dessa citada empresa perceberam que essa modernização da produção exigiria uma mão de obra qualificada para trabalhar diretamente com essa modernização.

    Ficaram então a decidirem se efetuariam um recrutamento externo de pessoal já qualificado ou qualificariam os servidores já empenhados na empresa.

   

DESENVOLVIMENTO

     Primeiramente é notório que nos últimos anos, o Brasil, tem absorvido muita mão de obra, principalmente nos segmentos de construção civil e serviços. Contudo, o que se nota é o problema da falta de mão de obra qualificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (409.7 Kb)   docx (247 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com