TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR TÉCNICO EM SEGURANÇA

Por:   •  13/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]



[pic 6]


Instruções

Estimado aluno,

responda aos questionamentos do Projeto Integrador neste arquivo.

Parte III - Avaliação

1) Diante do cenário encontrado nesta empresa, e com base nas disciplinas estudadas neste Módulo de Saúde e Higiene Ocupacional, quais são os programas obrigatórios a serem implementados por esta empresa, assim como as Normas Regulamentadoras que a mesma deve atender de acordo com o Ministério do Trabalho?

Responda aqui:

2) Essa empresa deve constituir o SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho? Se sim, indique quantitativo de profissionais? E com relação a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ela também deve constituir essa comissão?

Responda aqui:

3) De acordo com o que foi exposto sobre o empreendimento, Mix Restaurante Ltda, relacione os fatores de riscos que podem estar presentes nos setores indicados no quadro abaixo,  classifique os fatores de risco e indique o tipo de avaliação (Quantitativa ou Qualitativa) a ser realizada para comprovação do potencial da fonte geradora do risco.

Responda aqui:

SETOR

FATOR DE RISCO

TIPO DE RISCO

TIPO DE AVALIAÇÃO

Cocção

Área para churrasqueira

 

Área de freezers

Tabela 2

Fonte: os autores

4) Utilizando a figura da planta baixa do Mix Restaurante Ltda disponível no Anexo A, estruture o Mapa de Riscos desta empresa, sinalizando:

a) Tipo de risco: físico, químico, biológico, de acidentes/mecânico e ergonômico.

b) Graduação de riscos: pequeno, médio ou grande.

c) Cor relacionada aos riscos: azul, marrom, amarela, vermelha ou verde.

Para facilitar a montagem do mapa de riscos, preencha o quadro do anexo A, com a classificação dos riscos por ambiente do restaurante. Na sequência, distribua os círculos sobre os ambientes, com o tamanho e cor adequada.

Responda no ANEXO A.

5) Digamos que na execução de determinado prato, o cozinheiro sofre queimadura de segundo grau. Como você, Técnico em Segurança do Trabalho, procederia na investigação e análise deste acidente com vistas a indicar a classe do risco deste acidente, e como ele poderia ter sido evitado.

Responda aqui:

6) Cite três frases em inglês que um Técnico de Segurança do Trabalho pode utilizar para sinalizar ou alertar à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais neste restaurante (colocar a tradução de cada frase escolhida).

Responda aqui:

7) Considerando que os trabalhadores do setor alimentício, atuam sob condição de muita pressão (estresse), responda:

a) Quais os Aspectos Psicológicos que contribuem para o aumento da incidência de Acidentes de Trabalho?

Responda aqui:

b) Quais medidas preventivas e corretivas, que você adotaria como Técnico de Segurança do Trabalho para melhorar as condições do psicossocial do trabalhador no ambiente de trabalho?

Responda aqui:

8) Para empreender na área de alimentação o CEO - Chief Executive Officer (Diretor Executivo) do Mix Restaurante Ltda buscou sistematizar toda sua paixão pelo segmento refletida num Business Plan bem estruturado. Você como um TST versátil e antenado com a linguagem corporativa, sabe quais os itens detalhados para que o Sumário Executivo seja bem estruturado. Assim sendo, cite três aspectos imprescindíveis para este momento do planejamento do Empreendimento.

Responda aqui:

9) Como você pode observar em Ergonomia, o fluxo luminoso interfere diretamente na funcionalidade do ambiente e produtividade dos indivíduos que nele executam suas tarefas. Exercendo uma consultoria como TST para o controle da área de Atendimento do Mix Restaurante neste sentido, você foi abordado por um possível candidato à funcionário do Restaurante e estando um tanto quanto inseguro, pediu que você lesse o currículo que havia preparado para submeter à Empresa. Sensibilizado com o pedido do cidadão, você observou que o documento elaborado se encontrava totalmente inadequado. A partir disso, quais orientações você daria para a construção de um currículo que atenda minimamente às especificações exigidas pela maioria das Organizações? Faça cinco recomendações.

Responda aqui:

Anexo A – Mapa De Riscos – Questão N. 04

Questão n- 04 – instruções:

Atenda ao enunciado da questão n. 04, e preencha a tabela abaixo analisando os setores e os riscos presentes nestes ambientes, classifique-os segundo seu tipo, gradação e indique a cor que o representa. Veja o exemplo que damos sobre a área de cocção.

QUADRO RESUMO PARA ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCOS – QUESTÃO N. 04

SETOR DO RESTAURANTE

TIPO DE RISCO/GRADAÇÃO

GRADAÇÃO DO RISCO

COR DO RISCO

Área de cocção (“A”)

  1. Físico
  2. Acidente
  3. Ergonômico
  1. Moderado
  2. Moderado
  3. Grande
  1. Verde
  2. Azul
  3. Amarela

Pré-preparo e preparo de hortifrutigranjeiros (“E”)

Almoxarifado (produtos não perecíveis) (“H”)

Área de freezers 1 (“I”)

Salão de distribuição de refeições (“N”)

Sanitário masculino (usuários) (“O”)

Sanitário feminino (usuários) (“P”)

Alojamento de gás (“V”)

Sanitário para portadores de necessidades especiais (“W”)

Escritório (“X”)

Preparo de sobremesas e doces (“Y”)

Cafeteria (“Z”)

Palco para atrações musicais (“Z1”)

Área para churrasqueira (“Z2”)

Caixa (“Z3”)

Tabela 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (823.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com