TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

                                    [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

Prointer  II

RELATÓRIO FINAL

Feira de Santana Dezembro/2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                     ALAN SILVA OLIVEIRA – RA: 9525409580    

                     ARKILLES SPÓSITO FONSECARA – RA: 9525394434

                     ELIENE SOUZA DA CRUZ – RA: 9510355444

     ERINALDO SANTA ROSA DE ALMEIDA – RA: 9750430085

UILLIAN ALVES DA SILVA -  RA: 9575423749                                          VIVIANE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS – RA: 9573416244

Trabalho apresentado para Avaliação na Disciplina Projeto Interdisciplinar Relatório Final Aplicado ao Curso Superior Tecnólogo em Logística_II (PROINTER_II), do Turno Noturno, Período Letivo 2014/6 da Universidade Anhanguera. Ministrado orientado pelo(a) tutor(a) presencial Rozileide Agostinho.

Feira de Santana Dezembro/2014

RESUMO

Com o aumento significativo da competitividade, o efeito da economia global tem conduzido as empresas a uma nova postura na gestão da responsabilidade social, ressaltando sua importância para sustentabilidade dos negócios, devido ás novas exigências do mercado consumidor. Este trabalho tem o propósito de buscar um maior entendimento sobre a importância da adoção de conceitos e Ferramentas de Gestão e Responsabilidade Social na gestão da empresa. Para tanto, foram selecionados algumas ferramentas de gestão que caracterizam aspectos da responsabilidade social, verificando as reais influências e impactos no contexto em que são desenvolvidos: - nos ambientes internos e externos da organização. Elaborou-se um relatório sobre o assunto. Constatou-se que a implementação das ferramentas de gestão é ampla,  e multidisciplinar, o que sugere o aprofundamento de estudos e pesquisas. A partir dos estudos realizados no Centro Universitário Uniderp Anhanguera verificou-se que o conceito de responsabilidade social é a parte da cultura organizacional da empresa. Tais valores são operacionalizados tanto para o público interno quanto externo, proporcionando impactos positivos para os mesmos.  

SUMÁRIO

  1. Introdução ------------------------------------------------------------------------------------ 1
  2. Corpo do Ensaio ---------------------------------------------------------------------------- 2
  3. Considerações Finais  -------------------------------------------------------------------- 4
  4. Referências Bibliográficas _____________________________________ 5

Introdução

Este projeto tem como objetivo principal levantar indícios de que um Sistema de Gestão Ambiental, com suas práticas de preservação do meio ambiente, pode contribuir para tornar a empresa mais competitiva. Apresentando uma descrição do processo de implantação de SGA e a percepção dos gestores e colaboradores para tratar da relação competitividade – meio ambiente.

Com isso, acreditamos na proposta do Projeto por entendermos que este é o caminho a ser percorrido por organizações empresariais que buscam o sucesso, ou pretendem se mantiver nele, preservando a boa imagem da empresa.

Relatório Final

Um dos grandes desafios que as organizações modernas estão enfrentando na área de Responsabilidade Social e Meio Ambiente é a de estabelecer uma política de “Gestão Ambiental”. Esta política deve resgatar a identidade da organização de acordo com a sua missão e valores. Como em todo projeto de ação com finalidade teleológica, é importante definir com clareza os objetivos que querem alcançar com o trabalho de implementação das ferramentas de gestão.

Neste sentido, o estabelecimento de estratégias abordado é direto, de tal forma que envolva todos os colaboradores da organização. Uma ferramenta de gestão ambiental não pode ficar no arquivo morto da organização. È necessário ter um tempo de execução desta ferramenta.

Após definida e estabelecida à ferramenta envolvendo todos os colaboradores e implementada, se faz necessário desenvolver um processo de acompanhamento e de avaliação de toda a atividade. Pois a avaliação é vital para fortalecer a política definida para a responsabilidade social.

Assim, as empresas entendem que, para continuar funcionando, terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais as suas estratégias comerciais e seu planejamento estratégico.

Diante disso, muitas organizações oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhorando assim, as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, e isto representa uma vantagem de mercado.

Normalmente, a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é uma norma voluntária. A ampla razão para efetivação desses sistemas é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades, para que uma empresa seja bem- sucedida ela deve controlar esses riscos e desenvolver oportunidades.

E ao praticar o SGA, as organizações não recebem apenas benefícios financeiros, como economia da matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência da produção e vantagens de mercado, mas sim, diminuindo também os riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais como acidentes, multas por descumprimentos da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito nos bancos e outros investimentos de capitais, e sem contar a perda de mercado por incapacidade competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com