TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III) – RELATÓRIO FINAL

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.495 Palavras (18 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 18

                   [pic 1]

                   

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO BARUERI-SP

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Andréa Rodrigues Costa RA:3369565236

Graziela Goncalves Felecissimo RA:3701668005

Lana Kariorrane de Souza Silva RA3364537100

Lidiane Silva de Oliveira RA 3319478039

Nilvania Gomes de Oliveira Santos RA: 3382596301

Valdirene Vitor Lerbach RA3382591295

TÍTULO DO TRABALHO:

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III) – RELATÓRIO FINAL

BARUERI

2017

Andréa Rodrigues Costa RA:3369565236

Graziela Goncalves Felecissimo RA:3701668005

Lana Kariorrane de Souza Silva RA3364537100

Lidiane Silva de Oliveira RA 3319478039

Nilvania Gomes de Oliveira Santos RA: 3382596301

Valdirene Vitor Lerbach RA3382591295

TÍTULO DO TRABALHO:

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III) – RELATÓRIO PARCIAL

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia III.

Tutora Eletrônica: Helena Belotti

Tutor (a) de Sala: Alex Sandro dos Santos

CIDADE

2017

Sumário

  1. RESUMO4
  2. INTRODUÇÃO5
  3. A ORGANIZAÇÃO6
  4. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL7
  5. PONTOS DE ATENÇÃO INDENTIFICADOS E PLANO DE AÇÃO PARA AS ANOMALIAS 9
  6. CRONOGRAMA DE AÇOES11
  7. POLÍTICAS DE ADMISSÃO15
  8. POLÍTICAS DE DEMISSÃO16
  9. PLANO DE RECOMPENSA E BENEFÍCIOS 17
  10. POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO 17
  11. CONSIDERAÇÕES FINAIS18
  12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS20

1. RESUMO

O objetivo de realização deste trabalho se concentra em um desenvolvimento de um estudo da visibilidade na implantação de um setor de Recursos Humanos. Para concretização deste propósito foram considerados para análise, os conceitos, características, trajetória, história de recursos humanos, sistemas e subsistemas e modelos de gestão existentes. Foram abordadas todas variáveis que são necessárias para que se tivesse uma fundamentação teórica sólida para desenvolvimento da pesquisa de políticas no RH que consegue prover um canal de comunicação mais dinâmico com os demais setores da organização e também não está alocado como setor de tomada de decisões, mas sim como um departamento de pessoal, focado única e exclusivamente para trâmites burocráticos.

2. INTRODUÇÃO

      Este projeto tem por finalidade pontuar as necessidades básicas para a implantação da Área de Recursos Humanos em uma empresa.  Mostrando a sua importância e relevância para o meio organizacional segundo os fundamentos teóricos encontrado nas literaturas.  Será abordado qual o papel dos gestores na empresa e as suas atribuições, os objetivos, valores, capacidade de desenvolvimento de pessoal e criação de banco de dados.   Diferente da mentalidade de muitos, o profissional de recursos humanos não é aquele que apenas cuida da documentação dos colaboradores, e sim primordialmente responsáveis de assessorar os três níveis da empresa desde o seu nível estratégico, tático e operacional desenvolvendo todos os setores, e dando uma ênfase nas pessoas. Será apresentado um cronograma com as etapas necessárias para implantação desse setor, levando em consideração desde a parte física, ou seja, o layout, onde estará localizado o departamento de recursos humanos, até a parte burocrática que abrange a parte de fechamentos mensais e consultorias.  Sendo representado por cores o tempo necessário para essa implantação.

3. A ORGANIZAÇÃO

    A England Tecnologia iniciou suas atividades no ano de 2002 em São Paulo, com atuação na área de suporte em tecnologia e também com projetos de infraestrutura de cabeamento de redes estruturadas e telefonia.  Atualmente também atua com um provedor de internet na região de Franco da Rocha.

    A England Tecnologia foi fundada pelo Sr. Wagney que aproveitou a oportunidade no mercado de prestação de serviços de tecnologia á pequenas e medias empresas que não possuem porte físico e financeiro que justifiquem manter uma equipe de TI fixa, pois sua infraestrutura abrange no máximo 20 computadores, mas que requerem um atendimento continuo tanto na manutenção física periódica e preventiva em seu parque tecnológico quanto no suporte técnico ao usuário final. Com o tempo a quantidade de clientes foi aumentando obrigando a England Tecnologia a contratar uma equipe maior para atender a demanda formando assim uma equipe de 10 colaboradores que realizam atendimento tanto in loco quanto remotamente nos clientes. No intuito de uma solução completa para a melhoria da equipe num todo, eles decidiram implantar a área de recursos humanos deixando de terceirizar o serviço que não lhe atendia conforme o desejado.


4. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

    A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.  O objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional, o nível de comprometimento e a maneira como as pessoas interagem uma com as outras. O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com