TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA RELATÓRIO FINAL

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM Gestão Comercial

POLO

1º SEMESTRE

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO FINAL

PROFESSOR-TUTOR EAD EMERSON GAINO

PORTO ALEGRE

2014

EMERSON ALEXANDRE CABEJO ARGENTI                RA 8525950152

ENSAIO ACADÊMICO – Academia Companhia do Corpo

Projeto Interdisciplinar I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Porto Alegre, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância Emerson Gaino.

PORTO ALEGRE

2014

RESUMO

Introdução: O relatório final do PROINTER tem como objetivo concluir as pré-análise feitas anteriormente acerca da viabilidade de montar a Academia Companhia do Corpo, um centro que pretende ter como público alvo clientes da terceira idade, que visem não apenas a manutenção do condicionamento físico, mas também uma melhor qualidade de vida. Metodologia: Para melhor compreender possíveis erros ou estratégias a serem ou não adotadas foi realizada uma busca entre as concorrentes, que atuam na mesma cidade da futura empresa (Porto Alegre/RS), o nome destas foi mantido em sigilo para garantir o direito das mesmas. Resultados: Observou-se que o nicho de atividades físicas e fitness está em plena expansão, e com o aumento do envelhecimento da população mundialmente é possível ter sucesso no empreendimento pretendido. Além disso, as concorrentes realizam seu marketing voltado à população jovem, o que torna o nosso empreendimento uma inovação do ramo de Fitness. Considerações Finais: Através do desenvolvimento de todo projeto interdisciplinar foi possível compreender as diferentes etapas envolvidas na montagem de um plano de negócios. Além disso, foi possível a aplicação dos conceitos teóricos de maneira prática, complementando assim a formação profissional almejada. Conclui-se que a empresa planejada possui um bom potencial para sucesso no mercado que pretende inserir-se.

Palavras-Chave: PROINTER;  Plano de Negócios; Academia

APRESENTAÇÃO

As áreas de fitness e estética são as que mais crescem no país, com o aumento da obesidade, e também aumento da expectativa de vida, públicos bem diversificados têm buscado soluções para aumentar a saúde e qualidade de vida. Os idosos, comumente deixam de praticar atividade física por acreditar não existir um espaço que possam se sentir bem assistidos e ao mesmo tempo poder relacionar-se com pessoas com a mesma experiência de vida, assim, a possibilidade de montar um empreendimento para essa população é algo que se destaca das demais empresas na área, ao mesmo tempo que busca atender uma demanda já existente.

O trabalho desenvolvido para o Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia – PROINTER/2014, da Faculdade Anhanguera, foi realizada vinculada ao Polo de Porto Alegre/RS. Objetivou-se analisar o mercado acima descrito no que concerne à implantação de uma nova academia, que se diferencia das demais por dedicar-se ao público da terceira idade.

Como já relatado no relatório parcial, a localização da empresa será na Avenida Protázio Alves, Bairro Alto Petrópolis, Porto Alegre/RS e tem como objetivo primordial a construção de um empreendimento voltado à oferta de serviços relacionados ao condicionamento físico e prática de atividades assistidas.

Com a participação efetiva do sócio Emerson Alexandre Carbejo Argenti, pretendeu-se realizar uma pesquisa junto ao público alvo e concorrentes no ramo, para verificar no decorrer do planejamento os pontos positivos e negativos implicados em cada fase da constituição de uma organização.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

1.1. OBJETIVOS        

1.1.1. Objetivo Geral        

1.1. 2. Objetivos Específicos        

2. SITUAÇÃO PROBLEMA:        

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA        

3.1. DADOS DA EMPRESA        

3.2. ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO        

3.3. ESTÁGIO ATUAL DA EMPRESA        

3.4. EQUIPE GERENCIAL        

4. FUNDAMENTOS DA EMPRESA        

4.1. NATUREZA DO NEGÓCIO        

4.2. VISÃO:        

4.3. MISSÃO:        

4.4. VALORES:        

5. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA        

6. DIVULGAÇÃO        

7. ANÁLISE SWOT        

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        

1. INTRODUÇÃO

 A existência de um plano de negócios é fundamental para a abertura e gestão de qualquer empreendimento, tendo em vista que o mesmo permite uma melhor avaliação da situação do mercado e da concorrência, para assim reduzir os riscos e incrementar as potenciais vantagens do estabelecimento. De acordo com Resnik (1990) a maior parte das microempresas brasileiras fecha suas portas nos dois primeiros anos, sendo que a grande maioria sequer estabelece um plano de negócios antes de iniciar as atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (90.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com