TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADOS AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.497 Palavras (14 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar aplicado aos

Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER II)

Relatório Final

Professor-Tutor Presencial: Danilo

Professor-Tutor Online: Thais Chaves

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADOS AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
(PROINTER II)
Trabalho acadêmico referente à disciplina de Responsabilidade Ambiental ministrada pelo tutor presencial Danilo Correia Alves e o tutor online Thais Chaves, pela Faculdade Anhanguera, como parte das exigências para a obtenção de nota.

Alunos:

Andressa Lima de Almeida - RA 1709111730

Cristina Silva Monteiro – RA1705194516

Milena Santos Trevisan - RA 2848214988

Moacir de Souza Furtuoso - RA 1705194573

Renata Barros da S. Almeida - RA 2809636681

Polo Vila dos Remédios/Osasco/SP 2015


SUMÁRIO

  1. Introdução...............................................................................04
  2. Fluxograma.............................................................................05
  3. Descrição da Empresa.............................................................06
  4. Análise Ambiental das Ameaças e Oportunidades........................................................................07
  5. Política de Gestão de Qualidade Ambiental e Social......................................................................................13
  6. Estratégias do Sistema de Gestão Ambiental da Empresa..................................................................................14
  7. Resultados Esperados.............................................................16
  8. Considerações Finais..............................................................17
  9. Resumo..................................................................................18
  10. Referências Bibliográficas.....................................................19

1. INTRODUÇÃO 

Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo lutam por esta nobre causa que é a Gestão Ambiental na empresa, tentando mostrar os perigos iminentes de uma postura agressiva ao meio em que vivemos, e os riscos concretos que corremos.

Há algumas décadas as pessoas perceberam que a preservação do planeta Terra significa também a preservação da própria vida. Inicialmente, a preocupação era pela extinção dos animais, mais tarde a questão da derrubada das florestas, a poluição do ar, a poluição industrial e agrícola e também a preocupação com a poluição gerada nos países em desenvolvimento, pela falta de infraestrutura urbana. Finalmente foram identificadas as grandes consequências da poluição mundial e seus riscos, como o efeito estufa e a camada de ozônio.

Escolhemos a empresa Gonçalves S.A Indústria Gráfica, pois a mesma mantêm um sistema de Gestão Ambiental, de Qualidade e Responsabilidade Social, comprometendo-se com o meio ambiente, comprometimento com todos os aspectos sociais nas relações com clientes, colaboradores, fornecedores e com a comunidade na qual está inserida.

AREA DE MEIO AMBIENTE

POLÍTICA AMBIENTAL- Atender seus clientes assegurando qualidade e entrega dos produtos. OBJETIVOS E METAS - Manter seus colaboradores internos treinados e conscientizados para a manutenção e melhoria contínua do sistema de qualidade. ESPECIFICAÇÃO DA ATIVIDADE-Atividade graficas. RESPONSABILIDADE - Comprometimento com todos os aspectos sociais nas relações com clientes, colaboradores, fornecedores e com a comunidade. RESULTADOS - Ter uma empresa sustentável nos Dilares Social. Econômico e Ambiental. ATUAÇÃO DO RESPONSÁVEL: Área de Gestão Ambiental e Qualidade.Sr. Rodrigo Bernado.

PRODUÇÃO

[pic 2]

PESQUEISA E DESENVOLVIMENTO

MENOS ENERGIA - Colocar fotocelula nas areás abertas da empresa. MENOS RESÍDUOS - Sistema de reúso de efluentes tatado. ECONOMIA DE RECURSOS - Ptojeto de P+L (produção mais limpa). CUIDADOS NA MANUTENÇÃO - Uso de IPI e Revisão de todas as areas fa fabrica.. EXEC. AUDIT. AMBIENTAIS - Uma vez por ano, execução de auditoria na parte ambiental.

MELHORIA DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DO PRODUTO: sempre, principalmente no decorrer de sua montagem. MATERIAIS USADOS NO PROCESSO DE MANUFATURA: o processo de trabalho é

[pic 3]

todo informatizado, sendo assim a parte manual é muito pouco, é mais como uma revisão, e não usa-se matérias. USO FINAL DO PRODUTO: a empresa trabalha com embalagens para diversos tipos de remédios e para cosméticos.

SUPRIMENTOS

MARKETING

FLEXIBILIDADE DE RECURSOS ALTERNATIVOS: matéria prima menos agressiva ao meio ambiente, buscar solventes naturais. IMPLIC. AMBIENTE DA EXTRAÇÃO, USO E ESCASSEZ: não há impactos nesses aspecitos uma vez que não é extraido nada. ESTUDOS ESPECÍFICOS: existe a preocupação de sempre estar vando novas formas de inovação para manter a empresa sempre em um patamar elevado. ACORDO COM FORNECEDORES EXECUTADOS: os fornecedores são escolhidos de acordo com a confiabilidade apresentada e mais importante que exercem sustentabilidade.

PRODUTOS AMBIENTALMENTE MELHORES: a empresa tenta trabalhar com produtos da mais alta qualidade que não agrida o meio ambiente. EMBALAGENS ADEQUADAS: a empresa é uma gráfica voltada para embalagens e com certeza todas são feitas de acordo com o pedido dos clientes, sendo sempre adequadas. DISTRIBUIÇÃO SEM RISCOS: a expedição dos produtos são feitas da melhor forma possivel com empresas responsáveis. DESCARTE SEM RESÍDUOS: a empresa possue um ETE - estação de Tratamento de efluentes e resíduos e também com empresas que retiam materiais dando um destino certo sem agredir o meio ambiente.

[pic 4]

RELAÇÕES PÚBLICAS/COMUNICAÇÕES

[pic 5]

RECURSOS HUMANOS

REFORÇO DA IMAGEM INSTITUCIONAL JUNTO: - À COMUNIDADE INTERNA: com projetos para elevar o conhecimento e concientização de seus profissionais. - À COMUNIDADE EXTERNA: elaborando projetos e pesquisas junto a comunidade, escolas e instituições ao seu redor com projetos sociais, participação e apoio financeiro.

CONCIENTIZAÇÃO: projetos de concientização e coleta seletiva com a comunidade. TREINAMENTO: a empresa tem um auditório usado para fazer treinamento com funcionários novos antes de ingressarem no trabalho e sempre que implantam algo novo. ESQUEMA DE INCENTIVO E REMUNERAÇÃO: existe a oportunidade de crescimento, mudança de cargos que os funcionários podem se candidatar. RISCOS (SAÚDE / SEGURANÇA) para a saúde de seus funcionários existe convênio médico e uma enfermeira de plantão para socorro em caso de acidentes.

FINANÇAS: para obter uma nova unidade é sempre feito um grande planejamento tanto financeiro como operacional. PLANEJAMENTO: a empresa conta com profissionais devidamente qualificados nas areas de planejamentos e desenvolvimentos, tendo assim um grande proveito e qualidade em tudo o que se propôe a fazer

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

[pic 6]

Brasil: Gonçalves S.A. Indústria Gráfica

México: Gonçalves de México S de RL de CV

Fundada em 1939, a Gonçalves nasceu como uma pequena tipografia. Hoje é uma gráfica de referência no setor de embalagens, com unidades industriais no Brasil e no México. Sua história é um exemplo de sucesso empresarial, construído por seus dirigentes e colaboradores com coragem, dedicação e muito trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (488.3 Kb)   docx (698.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com