TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO RAIZEN ENERGIA S/A

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

LOGISTICA

ERICA CRISTINA FLORIANO PEREIRA - 21724369

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

 RAIZEN ENERGIA S/A

SÃO PAULO - SP

2020


ERICA CRISTINA FLORIANO PEREIRA - 21724369

ESTUDO DE CASO – RAIZEN ENERGIA S/A

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor: Eduardo Freitas.

SÃO PAULO - SP

2020


RESUMO

Esse trabalho feito com o intuído de mostrar, como é importante a logística do transporte em uma empresa, e como funciona toda a parte logística da empresa, como são suas operações logísticas, também as etapas que passam pelo processo logísticos, os tipos de transportes que são utilizados, os produtos que são produzidos, a distribuição e armazenagem de produtos e matéria prima. Como a empresa faz a compra da matéria, como faz a distribuição até chegar aos seus clientes.

Palavras-chave: Logística, Transporte, Armazenagem


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1.        Detalhamento da empresa        6

3.        OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        7

4.        COMPRAS        10

5.        ARMAZENAGEM        11

6.1 Picking:        12

6.2 Expedição        12

6.        TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO        13

7.        ANÁLISE SWOT        14

8.        CONCLUSÃO        14

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia as Empresas brasileiras se deram conta de que do grande potencial implícitos que se tem no sistema integrado de logística dentro de suas estruturas organizacionais ainda não muito bem definidas, começam assim bem ou mal a utilizá-lo em grandes escalas, assim para atender as mudanças no papel desempenhado pela logística, modificou assim sua definição passando a adotar o seguinte conceito de logística:

Logística é a parte de gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa, e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias – primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, tendo assim o propósito de atender as exigências dos clientes

Nesse caso o trabalho de conclusão do curso que estou cursando, busquei conhecer a empresa Raizen, que é uma empresa integrada de energia, de origem brasileira com presença nos setores de produção de cana de açúcar, venda e distribuição de etanol e geração de energia.

Sua logística, distribuição e a comercialização de combustíveis se dá através da marca Shell.

Distribuem e comercializam combustíveis em postos, aeroportos e para clientes nos mercados B2B.

A empresa é referência em inovação, trabalham em diversos programas e iniciativas com objetivo de estimular a tecnologia e otimização de processos.


  1. DESENVOLVIMENTO

A logística da raizen se dá através de caminhoneiros tanto no transporte canavieiro quanto no transporte rodoviário. São fornecedores que estão distribuídos por todo brasil, com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul do pais.  

2.1 Detalhamento da empresa

A raizen é uma empresa integrada de energia de origem brasileira com presença nos setores de produção de açúcar, etanol, distribuição de combustíveis e geração de energia. Seu nome é formado pela união das palavras “raiz” e “energi”,fundação criada em 2010 com aproximadamente 35.000 funcionários que se encontram na sede em São Paulo, para movimentar a sociedade todos os dias também distribuem e comercializam combustíveis, para a empresa de diversos setores da economia e, por meio da licença da marca Shell, suportam uma rede de postos de serviços e bases de abastecimentos em aeroportos em todo Brasil, suas operações incluem ainda as lojas de conveniência Shell, que incrementam a experiência dos consumidores nas paradas , nos postos, distribuem e comercializam combustíveis em postos, aeroportos e para clientes no mercado B2B (BUSINESS TO BUSINESS). Comercializam cerca de 33 bilhões de litros ao ano, para mais de 3.300 clientes no segmento B2B e cerca de 7.300 postos, uso da logística CIF, garantindo a qualidade e integridade do produto ao longo do trajeto, tal como pontualidade e rastreabilidade de ponta a ponta até sua entrega. Operam em todas as regiões do pais por meio de 69 bases de abastecimento em aeroportos e 70 terminais de distribuição de combustíveis.

Raizen trousse também a inovação p PULSE, que está se consolidando como referência em inovação hub desenvolvimento de tecnologias agrícolas. Que buscam uma trajetória que vai além dos agronegócios que direcionam para uma área mais ampla que buscam fomentar ainda mais as soluções inovadoras para as outras áreas da companhia.

Gerando assim grandes oportunidades de empregos, trazendo sustentabilidade, agregando valores para o mercado e trazendo benefícios ao nossos Pais. Para a Raizen sustentabilidade é a integração e equilíbrio dos aspectos ambientais, econômicos e sociais na gestão dos negócios, eles focam em assegurar a competitividade e qualidade da companhia, bem como fomentar valor compartilhado em sua logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com