TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PREVENÇÃO DE DROGAS

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

ESCOLA ESTADUAL ROSA DOS VENTOS

PROJETO: “É PRECISO SABER VIVER”

Cursistas:

Ana Maria Pereira Alexandre

Cleide Maria de Souza

Jovana Pereira da Silva

Lucimara Heming dos Santos

Míria Tíbola Rosa

Regina Sena da Silva

Silvia Almeida dos Santos Greguer

Tutora:

Raquel Vilela Rodrigues

E. E. Rosa dos Ventos

Rua das Paineiras, 1400

Jardim imperial

Sinop – MT

INEP: 51016320

Abril/2013

Introdução

Na época que vivemos o uso de drogas é um fato quase banal, porém podemos dizer que a presença das drogas em nossa sociedade não é simples.

São muitos os efeitos produzidos por elas nos adolescentes , pois existem vários tipos de drogas tanto lícitas quanto ilícitas e é justamente na adolescência quando os jovens passam por muitas mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe fora de casa é um momento de vulnerabilidade onde a droga se apresenta atraente.

É, portanto, necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: educadores, pais, alunos, família, enfim, toda a comunidade sobre as consequências causadas por essas substâncias à vida em todos os aspectos psíquico, físico e social.

Justificativa

Para se falar abertamente sobre esse assunto cheio de tabus e ocorrer a troca e aquisição de informações é ideia principal desse projeto.

É um engano pensar que adolescentes que aparentam não ter problemas nunca experimentaram drogas. Daí a necessidade e a importância de levar aos alunos a informação sobre os malefícios do vício. Esse foi o foco do Projeto "É Preciso Saber Viver", que está em construção na EE Rosa dos Ventos.

Observamos que é muito comum o adolescente ter contato com algum tipo de droga. Acreditamos que com esse projeto muitos percebam a diferença entre experimentar e a necessidade de continuar. Nessa fase, a adolescência, é um momento em que o indivíduo se depara com frustrações e limitações e aí a droga funciona como uma válvula de escape de tudo isso. Só falar sobre drogas não basta, pois acredita-se que dependendo da forma como o assunto é apresentado, o risco é grande de até estimular a curiosidade pelo uso. É necessário mostrar que qualquer tipo de droga é algo nocivo a saúde e que vai estragar o corpo.

A prevenção tem também como justificativa o observação da situação de risco da comunidade, que mostra uma quantidade grande de pessoas que usam álcool, tabaco, e acreditamos que também diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.

Objetivos geral e específicos:

Conscientizar os alunos para a promoção de hábitos saudáveis para que possam vislumbrar uma trajetória escolar promissora.

Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência na escola.

Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.

Sensibilizar o grupo sobre a questão das drogas em sua vida e nos arredores da escola.

Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas;

Conscientizar de que o fumo e as bebidas alcoólicas constituem drogas perigosas e o professor é sempre o exemplo para os alunos;

Facilitar a percepção do grupo a cerca dos mitos e preconceitos na questão das drogas;

Sensibilizar para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas;

Promover o desenvolvimento de valores positivos;

Fortalecer a auto-estima dos adolescentes;

Sensibilizar os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável;

Sensibilizar os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.

Sujeitos da intervenção

Alunos desta Unidade Escolar do ano letivo de 2013 que frequentam o 9º ano do ensino fundamental regular serão três turmas no período matutino e duas turmas do período vespertino todos na faixa etária entre 13 e 15 anos de idade.

São adolescentes de poder econômico variado, desde os que tem moradia própria e pais empregados até os que moram em área não legalizada (grilos) e vivem de bolsa-família, com ajuda de cestas básicas fornecidas mediante cadastro na secretaria da assistência social do município, doações da comunidade geral (igrejas, rotary, rotaract, lions) e outros benefícios no qual foram contemplados pelo governo.

Atitudes esperadas

Na questão ao uso de drogas é preciso observar como a educação pode intervir a vida toda, pois os problemas a ele associados são visíveis e estão crescendo entre os idosos, em relação ao tabaco, álcool e a alguns medicamentos.

Queremos sensibilizar os adolescentes na questão do uso de drogas em sua vida, na sala de aula, no ambiente escolar e nos arredores.

Ajuda-los a questionar suas atitudes mediante a questão das drogas.

Conscientizá-los de que o tabaco e a bebida alcoólica são drogas perigosas e os professores assim como os pais sempre serão um exemplo para os filhos e alunos.

É preciso envolvê-los na participação direta das atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.

Estratégias

Queremos trabalhar com as classes envolvidas de forma individual e também em grupos para fazer pesquisas e promover debates.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com