TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.577 Palavras (11 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 11

1. REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio

Cada povo tem a sua educação que é decorrente da sua própria cultura, do ambiente em que está inserido e das suas necessidades, mas isso não significa que uma nação tenha apenas uma educação. Diferentes regiões de um país têm sua própria educação, por exemplo aqui no Brasil em que uma região se difere tanto das outras, no Nordeste a cultura e a educação é tão diferente da do Sul. É tão comum quando viajamos para outro estado vermos o quão é diferente do nosso, às vezes até de uma cidade para outra já difere muito, as pessoas têm forma de agir e de pensar diferente das nossas. E quando falamos em educação não falamos apenas de matemática ou português, educação vai muito além do que se aprende na escola. Educação é aprender e ensinar, e isso não é apenas papel da escola, podemos aprender algo novo todos os dias em qualquer lugar, com qualquer pessoa. E também podemos ensinar algo, passar para outras pessoas algo que sabemos, mesmo sem sermos professores profissionais.

1.2 O Fax do Nirso

A educação escolar é cada vez mais importante no mercado de trabalho, até para os cargos mais simples requer um certo grau de escolaridade. Está cada vez mais difícil se inserir no mercado de trabalho, a cada dia que passa fica mais competitivo, surgem novos profissionais, cada vez mais capacitados e especializados, com mais cursos e experiências na bagagem. Então, os profissionais que tiverem o currículo mais “recheado”, se destacará, mas isso não significa que ele é melhor do que outro profissional que não colecione tantos diplomas e experiências. Às vezes o que estudou mais é bem qualificado na teoria, mas nem sempre é o melhor na prática. Isso acontece muito quando se é o primeiro emprego de uma pessoa, muitas empresas não querem dar oportunidade a alguém que não tenha experiência naquela função, mas talvez essa pessoa só esteja precisando de uma chance pra mostra que é qualificada para o trabalho. Então, é necessário que estejamos sempre buscando nos qualificar e nos tornarmos melhores, mas precisamos ser bons na teoria e na prática também.

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

A história na versão do lobo nos faz ver que não existe verdade absoluta, que em toda história existe mais de um lado e mais de uma versão. Nos faz refletir como cada pessoa tem seu ponto de vista, e que do meu ponto de vista a história é de um jeito, mas do ponto de vista de outra pessoa a história já muda. E é por isso que como professores profissionais e educadores não podemos impor uma única verdade, precisamos dar oportunidade aos nossos alunos de debater e opinar sobre os assuntos que são abordados em sala de aula, não podemos simplesmente deixar de ouvi-los, pois eles podem ter uma visão que nós não havíamos alcançado. Precisamos ter a noção de que tudo que eles tenham a dizer dever ser levado em consideração, mesmo que seja discordante do nosso pensamento.

1.4 Uma pescaria inesquecível

A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. (Plácido, 2000: 24).

A ética como ideia universal nos faz ver que a sua necessidade para o nosso dia a dia, pois a ética estar sempre presente em nosso cotidiano, já que não vivemos isolados, mas sim em sociedade. Nem sempre o que é correto ou honesto é feito pela maioria, às vezes o que é errado estar mais presente no nosso cotidiano, mas não é porque todo mundo faz que algo se torna certo. Certamente já vimos muitos casos onde alguém fura uma fila no banco, ou recebe um troco a mais e não diz nada, ou encontra um dinheiro na rua e guarda para si, mesmo sabendo que é errado, que foge à ética da sociedade. Precisamos aprender que ser ético nada mais é que ser honesto em qualquer situação, independente se estamos sendo observados ou não, que é ser íntegro, fazer o bem, em qualquer lugar, seja no trabalho, ou na escola, na comunidade onde se vive, com as pessoas que se convive e com a natureza.

1.5. A Folha Amassada

O texto nos mostra um professor que foi além do que simplesmente dar aulas sobre determinada disciplina, um professor que ajudou um aluno que estava precisando de ajuda para saber lidar com seus sentimentos com seus colegas de sala. E é isso que precisamos aprender para nossa profissão, pois a partir do momento que escolhemos uma profissão a seguir, escolhemos por afinidade, por identificação, por achar que seremos felizes no que iremos fazer. Então precisamos realiza-la com amor e dedicação, pois na faculdade aprendemos sobre como atuar na nossa profissão, mas há coisas que só o cotidiano irá nos ensinar, precisamos antes de mais nada sermos humanos e saber lidar com nossos alunos, pois todos os dias aprendemos um pouco mais, algo a mais, e como educadores principalmente, pois o professor não é detentor de todo saber, aprendemos sempre com nossos alunos, a como sermos bons não somente em passar conteúdo, mas também a ajuda-los nas dificuldades do dia a dia. No texto relata um aluno explosivo, que se irrita por pouco e se arrepende, não necessariamente esse aluno é um mau aluno, pode ser um aluno que sempre presta atenção às aulas, que tira notas boas, que é dedicado, mas que tenha um temperamento difícil. Precisamos estar prontos para saber lidar, conversar e orientar nossos alunos, para que possamos influenciar positivamente na vida deles.

1.6. A Lição dos Gansos

Saber trabalhar em equipe é necessário para toda a nossa vida, precisamos saber lidar com as outras pessoas que estão ao nosso redor, seja com a família, seja no trabalho ou na escola, pois cada pessoa pensa de uma forma diferente, tem sua própria opinião mesmo que estejam em busca de um mesmo objetivo. Nem sempre é fácil trabalhar em grupo e saber lidar com as diferenças que há nele, mas é necessário que estejamos todos ligados e ultrapassando os obstáculos que aparecerem para poder prosseguirmos. No texto sobre os gansos aprendemos uma grande lição que é andarmos juntos, numa mesma direção e nos ajudarmos quando os momentos difíceis aparecerem. É por isso que na nossa vida como futuros professores precisamos saber que a educação é um grande trabalho de equipe em que precisaremos estar preparados para a nossa atuação nesse grupo, que é formar bons cidadãos. Precisamos estimular nossos alunos a alcançar seus objetivos, a correr atrás dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com