TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BRINQUEDOTECA

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PEDAGOGIA

Professora Orientadora

GABRIELA NASCIMENTO

RELATÓRIO INDIVIDUAL

1º SEMESTRE 2015

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

BRINQUEDOTECA

Josiane Queiroz Silva

Campinas abril de 2015

1. Introdução        

Nesse relatório conterá informações sobre quantidade de crianças, faixa etária, o que foi desenvolvido com elas em dois dias de brinquedoteca. Qual foi o aproveitamento para meu estudo e prática pedagógica. Compareci na brinquedoteca nos dias 09 e 10/04 Relatarei os nomes das crianças e das  atividades desenvolvidas  durante os dois dias.

2. Relatório diário do brinquedista

Quinta-Feira (09/04) Foram 04 Crianças:

 Ana Luísa 03 anos, Alice 08 anos, Laura 06 anos, Nathalia 07 anos.

Sexta-Feira (10/04) Foram 13 Crianças:

Ana Julia 06 anos, Ana Julia 09 anos, Ana Luísa 03 anos, Camila 11 anos, Daniel 06 anos, Gustavo Henrique 04 anos, Gustavo 06 anos, Guilherme 04 anos, Juliana 06 anos, Laura 06 anos, Mikel 04 anos,  Pedro Henrique 06 anos, Rebeca 4 anos.

Antes de iniciar as atividades, fizemos um círculo no meio da brinquedoteca com as crianças, informamos para elas o que seria desenvolvido de atividades, mas antes lemos para elas um pouco da história dos índios, e fizemos algumas intervenções.

 [pic 2]

Nas intervenções podemos avaliar o desenvolvimento da criança no que ela já sabe sobre o conteúdo a ser aplicado e o que precisa aprender.

Em seguida pegamos uma cartolina, lápis, canetinhas, lápis de cor, e pedimos que  fizessem um desenho de uma índia ou índio. Todas as crianças participaram.

[pic 3][pic 4]

Brincadeiras: Jogos de encaixe, teatro com fantasias, casinha, atividades  simbólicas do dia do índio.

Jogos de encaixe: A criança demonstra sua habilidade, equilíbrio e desenvolvimento durante montagens de vários tipos de brinquedos. 

[pic 5]

Fantasia/Teatro: A criança aprende brincando, no teatro ela é a dona do seu destino, de suas escolhas, fantasia a alegria, flui a imaginação, aprende o que é ou não realidade, distingue o certo do errado, o mal do bem.

        [pic 6]

Casinha: Para o adulto é ainda mais importante essa brincadeira do que para a própria criança, porque é a partir dela que vemos o que refletimos o que estamos passando para as crianças. Elas interpretam exatamente o que vivenciam. Aprendem, mesmo que inconsciente, que quando adulto há responsabilidades. Demonstram que sabem as regras. Colocam a memorização dos atos em prática. Viram adultos mirins.

Atividades: nas atividades, as crianças aprendem um pouco sobre a vivência do índios, principalmente sua cultura, que é  diferente da nossa.

Fizemos pintura de rosto para mostrar  para elas que os índios fazem isso, pintamos as mãozinhas de todas as crianças para fazermos os rostinhos dos índios.  

[pic 7]

[pic 8]

Junto com toda a turma confeccionamos cocares com folhas de revistas, demonstrando um pouco da reciclagem reaproveitando.

Todas as crianças fora para suas casas felizes, levando no rosto a pintura, e em suas mãos os desenhos de rostinhos de índios com as marcas de suas próprias mãos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (900.2 Kb)   docx (799.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com