TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTD - Estágio Supervisionado

Dissertações: PTD - Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Colégio: Colégio Estadual Dom Carlos, Ensino Fundamental, Médio e Profissional.

Curso: Formação de Docentes

Professora: Marlete Turmina Outeiro e Olivete Franson

Disciplina: Prática de Formação – Estágio Supervisionado

Série: 2ª Turma: A/B Período: Matutino/Noturno Ano Letivo: 2011

EMENTA: Sentidos e significados do trabalho docente. Pluralidade cultural, as diversidades, as desigualdades e a educação. Condicionantes da infância e da família no Brasil e a organização da educação. A ação docente, as práticas pedagógicas e a formulação da didática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa.

I. CONTEÚDO ESTRUTURANTE:

 Pluralidade cultural

 Diversidades

 Desigualdades

 Educação

II. CONTEÚDOS BÁSICOS:

1º BIMESTRE:

• Estudos de textos sobre educação inclusiva: Diretriz da Educação Especial e Inclusiva (Educação Especial e Inclusiva: conceito, legislação, fundamentos históricos, sócio-políticos e éticos).

2º BIMESTRE:

• Elaboração de projeto e pesquisa de campo em Instituições Educacionais da Rede Municipal de Ensino que atendem alunos com necessidades educativas especiais.

3º BIMESTRE:

• Estudo e elaboração de projetos envolvendo diversidades: Comunidade Indígena e Comunidade Quilombola.

4º BIMESTRE:

• Observação participativa nas escolas com demanda de alunos da educação especial e inclusiva e elaboração de material didático pedagógico.

III. JUSTIFICATIVA e OBJETIVOS:

Em prol de promover um ensino eficaz de qualidade para os alunos, demonstrando que através do processo de ensino e aprendizagem é possível satisfazer as necessidades especiais de cada aluno, bem como proporcionar o desenvolvimento pessoal e social, este é uma das atribuições do ensino escolar na 2ª série da disciplina de Prática de Formação.

Justifica-se também o trabalho de mediação docente com a perspectiva que a escola através do enriquecimento curricular pode proporcionar conhecimento para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva.

Objetivos:

• Através da literatura proporcionar aos alunos abordagens educacional que ofereça experiência de aprendizagem diversas, envolvendo o conteúdo da Diretriz Curricular pertinente a 2ª série do curso de Formação de Docentes;

• Aprofundamento dos conteúdos curriculares utilizando questões do contexto social;

• Diversificar ações pedagógicas através de materiais didáticos beneficiando a contextualização de situações locais;

• Favorecer atividades extracurriculares como complementação e aperfeiçoamento do conhecimento, através de pesquisa de campo e análise de dados;

• Contextualizar e provocar ações em favor do trabalho referente as desigualdades sociais, intelectuais, culturais e econômicas existentes no contexto em que os alunos estão inseridos;

• Contextualizar em instituições de ensino realidades que possibilitem o conhecimento das diversidades em diferentes situações.

IV. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO e RECURSOS DIDÁTICOS:

A forma de abordagem da disciplina incluirá leitura, escrita, trabalhos em grupo, pesquisa, socialização de atividades realizadas e o franco debate.

Dentre os procedimentos utilizados a exposição oral deverá ter a participação ativa dos discentes. Será solicitada a elaboração de texto/s escrito/s expressando a aprendizagem dos estudos.

O trabalho coletivo (grupos, parcerias) será valorizado, contudo, leituras e escritas individuais serão indispensáveis. Destaca-se, ainda, a importância da participação, assídua e pontual, para que possamos chegar aos resultados satisfatórios.

O desenvolvimento de prática de formação – estágio supervisionado terá como indicativo a pesquisa de campo em diferentes instituições de ensino a fim de atingir os objetivos propostos para a disciplina.

A preocupação na mediação dos conteúdos indicados pela disciplina têm como sistematização a construção do conhecimento gradativo, ou seja, partindo da teoria para posteriormente desenvolver a prática. Neste segmento, será oportunizada aos alunos a participação colaborativa de profissionais das diferentes áreas do conhecimento, conforme o conteúdo estruturante proposto.

O desenvolvimento das aulas segue sistematização, conforme tabela abaixo, podendo haver alterações se necessário no decorrer do processo:

Os recursos didáticos utilizados para o desenvolvimento das aulas:

 Livros didáticos e obras literárias;

 Profissionais palestrantes;

 Fontes de pesquisas: internet, biblioteca, pesquisa de campo, entre outros.

 Instrumentos tecnológicos: tv pendrive, vídeos, internet.

V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO e RECUPERAÇÃO:

O processo de avaliação abrange, pois, as formas do ato de educar, entendendo-se por avaliação um processo mais amplo do que a simples aferição de conhecimentos. Não será portanto, um momento estanque, mas parte do processo avaliativo.

Critérios:

 Observar como os alunos expressam oralmente os conteúdos trabalhados e através da prática desenvolvida proporcionadas pela pesquisa de campo nas diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com