TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Atual Da Telecomunicação

Dissertações: Panorama Atual Da Telecomunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

O panorama atual das telecomunicações

Desde a antiguidade era necessária à comunicação entre os homens, e que os mesmos a realizavam de diferentes formas e maneiras para enviar uma mensagem ao seu destino. Varias eram as formas de comunicação desde a pré-história onde os homens primitivos pintavam nas paredes das cavernas o que se passava no seu dia-a-dia, os egípcios usavam os hieróglifos para escrever a antiga língua do seu povo, os africanos utilizavam tambores para envios de mensagens, os índios americanos com sinais de fumaças, variadas foram as formas de envio de mensagens.

Com o surgimento da escrita, começou por escrever-se em tabuletas de pedra (usados pelos romanos para publicar suas leis, seus decretos e datas solenes) mais tarde, utilizou-se o papiro. O papiro foi, depois , substituído pelo pergaminho, pois conservava-se melhor. É então que começa a surgir o livro com a forma que hoje se conhece através da escrita pelo papel, que foi inventado pelos chineses, que substituiu o pergaminho. Dai veio a criação da imprensa no século XV, meio de comunicação de enorme poder, pois a mesma era disseminada a todas as pessoas. Existem varias outras invenções que foram de suma importância para a realização da comunicação, como:

O telegrafo – inventado no século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias. Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, a patente do telégrafo foi registrada no ano de 1837 por Samuel Morse.

O telefone criado na primeira metade do século XX, por Graham Bell.

O rádio inventado no final do Século XIX, que envia sinais através de ondas, invisíveis no ar. A rádio passou a levara música e mensagens para dentro da casadas pessoas, tornando-se rapidamente no meio mais económico e rápido de informações e entretenimento.

A televisão foi inventada no séc. XX. É um processo de comunicação à distância de som e imagens animadas ou fixas. A televisão é ainda hoje um dos meios de comunicação muito importante.

No Século XX inventou-se o computador e, logo depois, a internet. A internet é hoje o mais popular meio de comunicação, permitindo ligar todas as pessoas de todo o mundo.

Nesse período que se inicia no século XIX e vem até os dias de hoje, nos deparamos com um fluxo de acontecimentos muito mais intenso do que em qualquer outro momento da História.

Com a urbanização que se espalha em várias partes do mundo, a concentração de pessoas promove uma ampla cadeia de desvios na divulgação de informações, na produção de bens de consumo e no próprio ritmo de vida de cada indivíduo. As horas e os dias começam a serem unidades de tempo cada vez mais frágeis, relacionada a muitas transformações acontecendo a todo tempo e devido à exigência e organização de uma grande demanda de pessoas para utilizarem os meios de comunicações no País , foi necessário criar leis como, por exemplo: a de nº 9.472, de 16 de julho de 1997 no objetivo de organizar o sistema de telecomunicações e de criar um órgão regulador (ANATEL) ou Agencia nacional de telecomunicações como regulador do sistema, mas como assim regulador? Regular significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com