TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação Dos Pais Na Escola

Trabalho Universitário: Participação Dos Pais Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

É recorrente a queixa de diretores escolares, no sentido de que têm que fazer tudo sozinhos. Os professores limitam-se a suas responsabilidades de sala de aula.

Quanto à participação dos pais, ela é muitas vezes desejada para tratar de questões periféricas da vida escolar, como, por exemplo, aspectos físicos e materiais da escola ou ainda para acompanhar os filhos quando eles apresentam problemas de comportamento e/ou aprendizagem: “os pais que deveriam vir à escola, são os que menos vêm.”

Determinação, competência e perseverança são condições fundamentais para a promoção de mudança, associados a uma grande sensibilidade às expressões comportamentais e seu significado.

Promover na escola um ambiente de participação pelos professores, em conjunto e espírito de equipe, no sentido de transformar sua prática pedagógica.

Conceder aos professores o espaço à participação na determinação do desenvolvimento do processo escolar e não envolver nesse processo. Cunha (1995) identifica situações de Conselhos Escolares nos quais ocorre apenas uma participação formal de pais, sucumbindo estes ao “poder profissional” dos professores, isto é, atuam como meros seguidores daquilo que percebem como o desejado pelos professores. A participação, assim, não é um fim e sim um meio, e conseqüente melhoria de seus processos sociais e educacionais.

Algumas vezes teme-se a participação de certos pais que, sendo muito eloqüentes e de temperamento muito forte, tentam impor sua vontade sobre procedimentos escolares e que muitas vezes funcionariam mais para “facilitar” sua própria vida, ou de seus filhos, do que para melhorar a qualidade do ensino, conforme percebido por gestores e professores. A falta de integração entre escola e família como o problema maior e o mais comum em suas escolas.

Pais quando aceitos, compreendidos e estimulados, participam da vida escolar e muito podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Essa participação dos pais na vida da escola tem sido observada, em pesquisas internacionais, como um dos indicadores mais significativos na determinação da qualidade do ensino, isto é, aprendem mais os alunos cujos pais participam mais da vida da escola.

Essa participação tem sido extremamente limitada em seu contexto. Justificar-se ia tal condição também pela natureza autoritária e centralizadora de nossa cultura. De importante destaque a participação na escola e a elaboração do projeto pedagógico.

Por outro lado, tem-se identificado como escolas eficazes aquelas em que o projeto pedagógico é um instrumento vivo de orientação do trabalho cotidiano, continuamente refletido e enriquecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com