TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAIS E ESCOLA

Por:   •  28/3/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

PAIS E ESCOLA COMBINAÇÃO PERFEITA

Os primeiros professores da criança a principio são os pais, são eles é que dão as primeiras instruções básicas para construção de uma educação solida e que renda frutos a vida inteira, os primeiros gestos, imagens e palavras são conhecidas por meio de quem esta o seu redor, todo o tipo de atitudes podem influenciar por isso a atenção ao que ensinamos é primordial, pois não podemos dizer não a algo se logo depois o fazemos.

Toda criança já deveria vir de suas casas com uma estrutura educacional formada de bons conceitos e valores sociais. Infelizmente não é o que encontramos hoje nas escolas publicas de ensino infantil, fundamental e médio a situação é muito diferente da estudada nas aulas teórica.

Ao visitar uma escola publica de ensino infantil na periferia da cidade percebi o quanto faz falta as primeiras instruções familiares, pois aos perguntar com quem os alunos conviviam no ambiente familiar, obtive resposta do tipo “... Moro com minha avó, minha mãe sumiu e meu pai eu nem conheço”. São situações desse tipo que se encontram muitos dos alunos ingressantes na educação infantil dessa escola, essa situação meche com toda a estrutura escolar aonde as crianças chegam às vezes despreparadas para a convivência com outras crianças e muitas vezes não conseguem adaptar ao ambiente escolar, pois não obteve uma primeira instrução dentro de sua casa, por também não ter uma família bens estruturada, que poderiam oferecer um suporte e uma educação mais influente.

O estatuto da criança e do adolescente bem claro quando diz no artigo 22 . As pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhe ainda, no interesse deste, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. A lei e bem esclarecida quanto a educação da criança, os pais são os primeiros receptores e por esse fato nada melhor do que cuidar das primeiras informações oferecidas por eles.

As escolas também têm que manter um contato maior com as famílias e saber quais as origens das dificuldades que as crianças apresentam nos dias letivos, a obrigação da escolar manter o convívio com pais e os pais de conhecer aos propostas pedagógicas oferecidas pela escola.

A relação entre pais e escola, embora comprometida pela falta de tempo que muitas vezes os pais reclamam de ter, faz com que afastem um dos outro, e colocam as ativadas escolares dos filhos muitas fezes em segundo lugar, quando a uma cobrança maior da escolar quanto ao tempo que os pais não participam dessas atividades a uma conflito que acaba distanciando e interferindo na educação de seus filhos.

De acordo com site educar para crescer no Brasil, o acesso em larga escala ao ensino se intensificou nos anos 1990, com a inclusão de mais de 90% das crianças em idade escolar no sistema. Para as famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com