TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia 4 Semestre

Ensaios: Pedagogia 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa relatar a importância da arte na formação estética do professor.

Exponho a pesquisa realizada sobre a carreira de Romero Britto que é citado como exemplo ao se explorar uma das suas obras, levando ao pensamento refletivo do educador ao desenvolver um olhar mais sensível as artes, sejam elas qual forem, na construção de um ser perceptivo as necessidades eminentes dos educandos.

2 DESENVOLVIMENTO

O Artista no qual busquei conhecer melhor através deste trabalho, é um artista plástico brasileiro de grande renome internacional, radicado nos Estados Unidos, onde desenvolve trabalhos nas áreas da pintura, escultura e serigrafia, seu nome é Romero Britto.

Presentes em inúmeras galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são influenciadas pelo movimento cubista e da Arte Pop com cores vibrantes e traços bem demarcados, nas telas, esculturas e serigrafias. Ademais, sua obra pode ser encontrada em muitos aeroportos do Brasil (Belo horizonte, São Paulo, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba) e do mundo (Flórida, Nova York).

Além disso, Britto teve grande destaque na área publicidade, em trabalhos com marcas como a Pepsi, Coca Cola, Audi, IBM, Apple, Absolut, Disney. No tocante à arte e sua popularização, o próprio artista afirma que: “Uma obra de arte que usa como suporte a embalagem de um produto tem enorme poder de alcance. Quero que minha arte seja democrática.”Dentre outras realizações, merece destaque a criação dos selos postais que levam o nome de Esportes para a paz, sobre as olimpíadas de Beijing. Outra criação importante é uma pirâmide que esteve instalada no Hide Park, em Londres, com uma altura similar a de um prédio de quatro andares. A obra deverá ser encaminhada para o museu da criança, na cidade do Cairo, no Egito.

Romero Britto nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.

Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.

Obra: GATO

Ao me aprofundar mais na importância da arte como conhecimento e formação estética do professor, descobri um infinito leque de oportunidades de desenvolvimento das atividades letivas como também uma grande oportunidade do desenvolvimento afetivo e reflexivo tanto do educador como do educando, levando muitas das vezes, o educador a questionar sobre seu fazer pedagógico, melhorando assim, sua comunicação com os alunos e o alcance dos seus objetivos em sala de aula.

Para que o educador reconheça o corpo da criança que brinca, que experimenta o prazer simples e gratuito da alegria, ele necessariamente deve se experimentar enquanto corpo que tem alegrias, prazeres, sonhos, desejos, refletindo criticamente sobre suas práticas, crenças e valores herdados culturalmente.

Essa reflexão o levará a um fazer pedagógico mais amplo e significante, pois tudo o que costuma a mexer com nossos sentimentos, (seja uma peça teatral, pintura, musica e dentre outros), deixa sua contribuição sendo ela boa ou ruim no qual se torna significante na vida de cada individuo, claro que os bons despertares tem sua melhor contribuição.

Um professor que tenha esse lado sensível, saberá trabalhar melhor com os objetos a sua volta, poderá articular melhor o seu tempo, e terá resultados qualitativos.

Vigotski coloca que a imaginação como fundamento de toda atividade criadora se manifesta decididamente em todos os aspectos da vida cultural fazendo possível a criação artística, científica e técnica. Neste sentido, tudo o que nos rodeia e tenha sido feito pela mão do homem é produto da imaginação é criação humana baseada na imaginação, é o mundo da cultura.

Na vida cotidiana se chama por imaginação ou fantasia a tudo o que não é real, ao que não esta de acordo com a realidade e que, dessa forma, não pode ter nenhum significado prático sério. No entanto, a imaginação como fundamento de toda atividade criadora se manifesta decididamente em todos os aspectos da vida cultural fazendo possível a criação artística, científica e técnica.

Esse despertar de sentidos leva o educador a alargar seus horizontes, buscando incorporar nas suas aulas, algo despertativo entre os alunos, veremos que não ficará tão somente nas aulas de artes esse trabalho, mas que poderá ser imcorpado em outras matérias pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com